Rede ParceriaBlog.

Melhore sua comunicação com o cliente com essas 3 dicas!

exemplo de um relacionamento com clientes

Conseguir uma comunicação realmente efetiva com seus clientes pode ser uma tarefa bastante difícil sem planejamento e estratégia! Nesse cenário, alternativas mais criativas e tecnológicas acabaram se tornando uma verdadeira arma secreta para aquelas empresas que procuram conseguir um canal de comunicação real com os clientes.

Por isso, é preciso investir em um marketing de relacionamento forte, que traga conteúdos interessantes para que seus clientes fiquem realmente engajados em manter contato com sua plataforma de comunicação.

Pensando em te ajudar a compreender seu cliente e estabelecer uma comunicação efetiva, nós do Rede Parcerias elaboramos um conteúdo trazendo 3 dicas essenciais que vão te ajudar a dar uma guinada em seu negócio, efetivando seus clientes e trazendo novos!

3 dicas essenciais para melhorar a comunicação com seus clientes!

Em 2018, a Unimed procurou a Rede Parcerias para melhorar a comunicação com seus clientes por meio de um clube de vantagens! Diante disso, foi elaborado um plano com benefícios que fossem interessantes para o perfil dos clientes da Unimed.

Aliando a adoção do clube de vantagens a outras estratégias, a empresa conseguiu criar um canal de relacionamento mais real, com uma comunicação muito mais eficiente! Isso conduziu a um aumento na fidelização dos clientes, que ficaram muito mais satisfeitos com as vantagens de ser um segurado!

Com toda essa experiência, nossos especialistas em marketing de relacionamento conseguiram reunir 4 pilares para você começar a estruturar uma comunicação eficiente com seus clientes! Continue rolando a página e confira esse conteúdo exclusivo da Rede Parcerias!

Invista em marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento consiste em um conjunto de estratégias e atitudes elaboradas por uma empresa para conseguir uma comunicação mais real e positiva com seus clientes!

Por meio de benefícios, a empresa consegue atrair o público para seu canal de comunicação e, dessa forma, reforçar uma relação de confiança e proximidade entre você e seu cliente! No final das contas, o marketing de relacionamento leva os clientes a se tornarem verdadeiros fãs dos produtos e serviços oportunizados pela empresa.

Implementar uma equipe para cuidar do marketing de relacionamento da sua empresa é o primeiro passo para que seu negócio consiga alavancar uma rede mais verdadeira em credibilidade com seus clientes! Ou seja? É uma etapa essencial para que seus clientes gostem de vocês!

1 – Implemente campanhas promocionais

Dentro do marketing de relacionamento existem estratégias fundamentais para que você tenha um melhor contato com o seu cliente! Uma dessas estratégias é implementar em sua empresa campanhas promocionais e disponibilizá-las para seus clientes!

Por exemplo, a Unimed investiu em uma campanha promocional para os dias das crianças com ótimos benefícios e deixou disponível para os associados que quiserem usufruir da promoção! Com ajuda de ideias criativas e um marketing de fortalecimento da identidade visual, a empresa conseguiu, ao mesmo tempo, solidificar a marca e proporcionar bons produtos aos clientes!

A empresa usou o e-mail marketing como uma das ferramentas de divulgação da campanha, além de também postar anúncios nas maiores redes sociais de relacionamento. 

Contudo, foi com o e-mail marketing que a empresa conseguiu alcançar maiores resultados, tendo em vista que lá havia um botão de redirecionamento que levava diretamente para a página de benefícios!

A importância de implementar campanhas promocionais para seus clientes faz com que ele tenha mais engajamento em visitar sua página na web, ou o aplicativo da sua empresa! Com isso, incentivados a irem até você e conhecer mais do que seu negócio tem para oferecer, é possível uma comunicação que funcione com uma maior frequência!

2 – Invista em um Clube de Vantagens

Aliado ao pilar anterior, investir em um clube de vantagens é muito importante para elaborar campanhas realmente interessantes, com produtos que seus clientes queiram. Assim fica muito mais fácil levá-los a visitarem cada vez mais os canais de comunicação!

Por exemplo, o clube de vantagens da Rede Parcerias reúne empresas conceituadas e que trabalham com um mix de produtos muito interessantes. Nomes como Casas Bahia, Cinemark e Sony são apenas alguns de nossos parceiros.

Por isso, é importante investigar aquele que mais tenha o perfil que sua empresa procura, além de prestar atenção nos benefícios que podem oferecer aos seus clientes! Ademais, você precisa contratar uma empresa que tenha referência no mercado, com clientes fiéis e expressivos!

3 – Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem que ser vista como uma aliada para o seu negócio, pois cada dia mais as pessoas têm sentido necessidade de se informatizarem. Além disso, grande parte das empresas estão na internet, não somente para fornecer seus produtos, mas para usar esse meio como um canal de comunicação efetiva!

Por exemplo – tomando mais uma vez a Unimed como referência – para fazer alavancar a campanha de dia das mães, a empresa investiu no desenvolvimento de um push nos aplicativos, que fazia com que os clientes recebessem notificações do aplicativo informando as promoções que estavam vinculadas à campanha.

Os clientes perceberam que o app da Unimed possui um ótimo desenvolvimento, com aplicações mais intuitivas e que facilitam o acesso a informações, bem como – por estar em um smartphone – conduz a uma comunicação mais rápida!

A alternativa deu tão certo, que agora a Unimed possui um sistema de comunicação muito mais efetivo pelo aplicativo em relação ao site. Aqui está também uma outra questão importante: investimento em mobile – recursos tecnológicos próprios para aparelhos móveis – como a criação de um bom e acessível aplicativo!

Comunicação com o cliente: como fazer esses 3 pilares funcionarem!

Compreender que existem pilares importantes para fazer uma boa comunicação com seu cliente é algo essencial! Contudo, para que eles realmente deem resultado, é necessário cuidar de certos aspectos, administrando de maneira sistemática esse marketing de relacionamento.

Assim, investir em uma estrutura de gerenciamento é algo tão importante quanto implementar uma campanha interessante, um clube de vantagens realmente bom e tecnologia de ponta, já que ele irá conduzir, organizar e delegar os passos que precisam ser cumpridos para que o marketing de relacionamento realmente dê certo!

Com isso, nós selecionamos 4 passos de gerenciamento de projetos para que você compreenda como conduzir os passos para uma comunicação realmente eficaz com seu cliente! Continue rolando a página e acompanhe na sequência tudo o que preparamos para você!

1 – Conheça seus cliente

Conhecer o cliente é essencial para montar uma boa campanha e selecionar os melhores produtos em um clube de vantagens, pois é com base no perfil das personas que você definiu para o seu negócio que o marketing de relacionamento irá conseguir trabalhar.

Crie perfis bem definidos, tendo como base os produtos que são ofertados pela sua empresa, o público que normalmente compra, além de qual faixa etária, profissão e cultura essas pessoas possuem.

Além desses dados fornecerem indicativos importantes para montar o perfil de público alvo que seu negócio possui, eles também dão condições de entender e controlar melhor quais atitudes tomar para fortalecer a comunicação com eles!

2 – Personalize o serviço

Por meio da definição do seu público alvo, é possível melhorar ainda mais a forma como o atendimento é feito! Investir em um atendimento personalizado é algo que faz diferença para os clientes, pois eles se sentem muito mais acolhidos, sendo tratados de forma mais humanizada e cuidados.

Por isso, diversas empresas têm assumido uma postura bastante interessante em relação a certas divisões de seus negócios. Sessões como atendimento ao cliente ou customer success estão sendo reformuladas para que os atendentes tenham cada vez mais condições de atender os consumidores de forma mais empática e com consideração.

Invista em um serviço personalizado! Assim, além de conseguir ter uma comunicação muito mais assertiva com o seu cliente, você também consegue fortalecer a fidelização desses consumidores! 

3 – Monitore os resultados

O processo de comunicação com o seu cliente também precisa ser monitorado. Assim, é importante que os gestores responsáveis saibam todas as métricas necessárias para tomar ações que façam sentido para a empresa!

Acompanhar os dados obtidos por meio dos três pilares que balizam um marketing de relacionamento eficiente dá condições para compreender o que foi feito e deu certo, ou – ainda – o que não funcionou e pode ser melhorado.

Por meio dessa atividade, você pode definir – por exemplo – quais produtos fazem mais sucesso entre seus clientes e elaborar uma campanha somente com eles. Além dessa atitude trazer mais engajamento para a marca, ela também demonstra para seu cliente que você o conhece, fazendo com que ele sinta muito mais confiança na empresa!

4 – Tenha um pós venda forte

Não adianta nada investir em um ótimo processo de atendimento para a venda se você não considera acompanhar seu cliente no pós-venda. Por isso, ter um pós venda forte é uma atitude que revela uma empresa realmente preocupada em garantir o retorno do consumidor.

Muitas empresas se preocupam em vender da melhor maneira os produtos, investindo em site e aplicativos arrojados, campanhas brilhantes e convincentes, produtos de alta qualidade, mas se esquecem do cliente logo após a venda! Grande parte dos clientes com atendimentos assim demoram ou nunca retornam para comprar outros produtos. 

Claro que um preço competitivo e ofertas são interessantes para atraí-los novamente, porém, quando o consumidor se sente esquecido e negligenciado, ele tende a desconfiar da empresa e escolher outra que lhe proporcione vantagens semelhantes.

Assim, acompanhar o seu cliente, mesmo que ele tenha comprado somente uma vez, é algo que fortalece ainda mais a fidelização, podendo ser feito com ajuda de e-mail marketing ou mensagens instantâneas nos aplicativos! Demonstre que sente falta do seu cliente e proporciona vantagens interessantes, pois assim ele certamente irá voltar!

Ter uma comunicação que realmente funcione com o seu cliente é uma das maneiras de conseguir que seu negócio tenha um público fiel, além de – com ajuda do marketing de indicação – ter a sua marca cada vez mais solidificada como referência no mercado!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre trazemos informações importantes e que podem te ajudar a administrar cada vez melhor o seu negócio! 

Por isso, que tal continuar acompanhando o que é produzido no blog do Rede Parcerias? Vem ler nosso post sobre como montar um programa de indicação de clientes e compreender muito mais alternativas para fazer o seu negócio alavancar!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts