Rede ParceriaBlog.

As 7 principais ferramentas de marketing para o seu negócio

O Marketing Digital é uma das áreas mais promissoras da atualidade e isso não aconteceu à toa. Afinal, com o boom do consumo pela internet, cada vez mais empresas passaram a levar o seu negócio físico para o âmbito online, o qual gera grandes resultados para quem atua com assertividade

Se você é ou conhece alguém do ramo de marketing, sabe que administrar todas as demandas é uma tarefa muito difícil, tendo em vista que, para manter um site otimizado, por exemplo, existem diversas estratégias eficazes, porém, se mal administradas, não garantem nenhum resultado para o empreendedor. 

Por esse motivo, a equipe do Rede Parcerias desenvolveu um conteúdo completo com as principais ferramentas de marketing que devem ser utilizadas para otimizar os processos e a aumentar a eficiência do seu negócio, como também para te ajudar a desenvolver estratégias assertivas a fim de atrair e fidelizar clientes. Confira!

As principais ferramentas de marketing para cada área do negócio 

Quem trabalha com o comércio digital pode concordar com a importância de uma expressão famosa de origem do físico Benjamin Franklin: “tempo é dinheiro”. Pois sabendo que a cada ano novas empresas são abertas e que acabam ocupando o espaço dos concorrentes, administrar o próprio negócio com eficiência muda tudo!

Dessa forma, se você também acredita que o tempo é o bem mais precioso que temos, deve implementar a partir de hoje as principais ferramentas de marketing no seu negócio e otimizar em até 100% o tempo de produção, além de colher insights para desenvolver novas estratégias de atração de clientes. Veja os próximos tópicos e saiba mais. 

Ferramentas para marketing digital

Para te auxiliar a compreender as funcionalidades das principais ferramentas, nós as separamos em setores diferentes, como marketing digital, gestão de conteúdo e marketing estratégico. Tudo isso para que você compreenda de forma clara para o que elas realmente servem. Primeiramente, começaremos com o marketing digital. 

Google Analytics

Para ter um negócio bem sucedido digitalmente é necessário ter muito mais do que ótimos produtos e serviços, afinal, sem conseguir medir os resultados, é impossível compreender se suas estratégias estão te trazendo lucro. Por isso, o Google Analytics é essencial para a sua empresa. 

Sendo a maior ferramenta de monitoramento de métricas do mercado, ela permite a integração com sites, blogs, redes sociais e diversas outras opções de automação de marketing. Ao usar o Analytics, que é gratuito, você é capaz de criar indicadores e fazer o acompanhamento por meio de um dashboard intuitivo. 

Google Keyword Tool (gratuito)

A produção de conteúdo é essencial para que o seu site seja encontrado na primeira página do Google quando o usuário busca por um produto. Afinal, sem a descrição do que é oferecido pela sua loja, fica praticamente impossível garantir que as pessoas confiem e comprem com você.

No entanto, criar conteúdo não deve ser feito de qualquer maneira. Com a ferramenta gratuita Google Keyword Tool você encontra as palavras-chave mais relevantes para determinado âmbito. Assim, é possível criar uma descrição mais assertiva a fim de responder às dúvidas dos usuários e, por fim, gerar sua conversão! 

Trello

Como você já sabe, trabalhar com marketing digital exige o domínio de muitas tarefas. Por isso, para otimizar o seu tempo e o da sua equipe, vale a pena utilizar ferramentas capazes de organizar todas as demandas do dia. Assim, todo mundo consegue identificar o que é necessário realizar com prioridade.

O Trello é uma plataforma colaborativa – é paga, mas pode ser encontrada uma versão gratuita – que serve para delegar todas as atividades e ainda manter as informações necessárias para sua execução inteiramente disponíveis, independente do local que a pessoa faça o acesso. 

Gestão de conteúdo 

Criar conteúdo para a internet é super importante para que você possa se destacar dos concorrentes. Hoje existem ferramentas capazes de te ajudar a criar e a disponibilizar as suas produções da melhor forma possível, assim, você tem a garantia de originalidade e autoridade no seu ramo. 

WordPress

Se você está iniciando no comércio digital, precisa de um site, blog e até mesmo portfólio para que os seus produtos sejam encontrados pelos usuários. Uma ferramenta gratuita capaz de te auxiliar nesta tarefa é o WordPress, que conta com um painel muito simples de ser usado e pode ser integrado em várias ferramentas de gestão.

Além disso, é possível ainda contar com diversas opções de plugins, desde os gratuitos até os pagos, que cooperam com a melhor administração do dia a dia do profissional de marketing. Para aproveitar o WordPress não é necessário a atuação de um profissional de programação, tendo em vista que a interface é intuitiva e simples de usar

Canva

Tão importante quanto uma boa descrição de produtos, as imagens também são essenciais para que você possa fortalecer a identidade visual da sua empresa no âmbito digital. Por isso, indicamos a ferramenta de design Canva, que é paga, mas existe uma versão gratuita. Com essa ferramenta você pode criar imagens incríveis. 

Assim, você pode aproveitar toda a sua criatividade para desenvolver imagens originais, que sejam a cara do seu negócio. Crie mais uma oportunidade de conquistar os usuários da internet e garantir que eles se interessem pelos seus produtos. 

Marketing estratégico

A cada passo que você dá com sua empresa deve haver estratégias bem fundamentadas. Afinal, para que o seu trabalho tenha o resultado esperado, é necessário pensar nos melhores caminhos a fim de evitar perda de tempo e de esforço. Confira duas maneiras de implementar o marketing estratégico nos seus próximos passos. 

Benchmarking

Você está buscando criar novas estratégias para sua empresa mas não tem ideia por onde começar? Então conheça o Benchmarking, que nada mais é do que a análise do que os seus concorrentes estão fazendo e como você pode aproveitar os insights para aplicar no seu dia a dia. 

Essa ferramenta de gestão auxilia no aprimoramento de processos, como também de produtos e serviços, que acabam oferecendo maior produtividade para você e sua equipe e, consequentemente, mais lucro para o negócio. Com o Benchmarking você ainda consegue identificar como você está em relação aos seus concorrentes. 

CRM (Customer Relationship Management)

Um dos principais objetivos que a sua empresa deve ter é garantir o melhor relacionamento com o seu cliente por meio de uma parceria a longo prazo. Ao oferecer um clube de benefícios, por exemplo, você é capaz de elevar a experiência dos seus clientes com a sua marca e ainda garanti-los uma melhor qualidade de vida.

Conhecida como Customer Relationship Management (CRM), essa solução insere o seu cliente como o principal aspecto das estratégias de marketing. Para utilizá-lo, você deve implementar um software de CRM que possibilite o cadastro dos clientes e o registro das suas principais informações, que podem ser usados nas otimizações das próximas ações. 

Nós esperamos que, depois de conhecer as principais ferramentas de marketing para o seu negócio, você seja capaz de desenvolver o seu trabalho com muito mais assertividade e garanta lucros cada vez maiores! Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento. 

Continue nos acompanhando aqui no blog para aproveitar toda semana um conteúdo rico, exclusivo e que tenha todas as informações que você precisa para se desenvolver ainda mais no seu âmbito de negócios. Até o próximo post! 

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts