Rede ParceriaBlog.

Relacionamento com o cliente: dicas fundamentais para o seu negócio!

homem mexendo cubos de madeira desenhados, com a mão direita

A lista de produtos e ofertas no mercado atual é extremamente grande e concorrida. Para se destacar, fidelizar e motivar os seus clientes é preciso conhecer e desenvolver com muita atenção o relacionamento com o cliente.

Essa estratégia se estende para além de simplesmente se comunicar com os seus leads. O conceito de relacionamento com o cliente diz respeito ao modo como a sua empresa se expressa, se posiciona, vende e até mesmo fideliza a sua persona.

Muito mais do que vender produtos e serviços é essencial vender experiências únicas que só a sua empresa pode proporcionar, o seu modelo de negócio está preparado para essa investida?

Na hora de fechar o negócio, ganha de fato, os que oferecem conexão, valores, proximidade e empatia entre ao universo oferta-procura. Assim como uma relação afetiva, o relacionamento entre consumidor e fornecedor deve ter investidas, convivência, conhecimento interpessoal e confiança.

Até mesmo o melhor produto ou serviço pode perder o posto caso uma outra empresa conquiste o coração da sua persona, isso quer dizer, que o relacionamento interpessoal pode ser também emocional e não somente profissional. É importante despertar sentimentos e emoções se quiser ter o seu cliente sempre por perto.

A medida que o tempo passa todo relacionamento fica desgastado, se não houver um diferencial de tempos em tempos o cliente pode deixar de enxergar vantagens nessa parceria e explorar o universo dos concorrentes. É fundamental continuar investindo e inovando, além disso, deve-se motivar os consumidores a permanecerem satisfeitos e com as expectativas altas, dessa forma você antecipa a ação e o espaço para a dúvida permanece fechado!

Viu só como tudo isso é importante? No próximo tópico contaremos de fato quais são os benefícios de investir na gestão de relacionamento com o cliente e o que a sua empresa tem a ganhar com isso, para em sequência apresentarmos 6 fatores de motivação. Continue a leitura.

Benefícios de investir no relacionamento com o cliente: conheça todos!

A gestão de relacionamento com o cliente nada mais é do que um princípio de práticas que auxilia na interação com o consumidor. Nesse momento vale lembrar que tanto estratégias comerciais quanto estratégias de marketing devem ser utilizadas, afinal, é um conjunto de informações que dá todo o suporte necessário e cria um relacionamento impecável que envolve e fideliza os clientes.

dois homens e uma mulher em reunião

Veja agora, as principais vantagens de se investir nessa prática:

  • Insights: Ao iniciar uma estratégia de relacionamento com o cliente, naturalmente se saberá mais sobre ele e essas informações se tornam cada vez mais poderosas. Os insights criados ao longo desse caminho propiciam o aperfeiçoamento dos produtos e serviços ofertados.
  • Fidelização: Imagine só triplicar a fidelização dos seus clientes? O aumento é possível através da gestão de relacionamento com os seus leads, quanto mais sua empresa se aproxima desse cliente, mais simples se torna traçar estratégias de produtos personalizados para uma fidelização.
  • Aumento de faturamento: O número expandido de clientes fidelizados e satisfeitos facilita a criação de upsell e outras táticas que contribuem para o aumento da receita. Por vezes, a solução para o aumento do ticket médio não está nas estratégias exclusivas de venda, mas em uma falha no departamento de relacionamento. Não entender o que o seu cliente de fato está querendo é um problema que não deve acontecer.
  • Confiança: Naturalmente, se o cliente confia em uma empresa ele desprende mais tempo e mais investimentos naquele local, além de claro, promover a marca e indicar para toda a sua rede de amigos, o famoso marketing boca a boca ainda vive!
  • Prevenção: Ao ouvir o que os clientes estão falando é possível logo no início consertar o que está errado. Seja o material de um produto, o tipo de entrega ou o valor. Os clientes não perdem tempo para se expressarem, isso faz com que seja tão importante ouvi-los no momento exato, antes que o erro prejudique a marca do negócio é possível criar uma solução ágil que transformará o problema em uma situação ainda mais oportuna.

Uma das máximas do relacionamento com o cliente é: para manter a motivação de um cliente no alto não é necessário nunca cometer erros, basta escutá-los e dar à eles soluções beneficiadoras.

Agora que chegamos até aqui, você irá aprender como gerar valor e motivar os seus clientes através do relacionamento com o cliente, siga as nossas dicas práticas e veja como é possível dar um salto de desenvolvimento no seu negócio e na autoridade da sua marca.

6 dicas fundamentais para construir um relacionamento com o cliente

Como dito acima, com o passar do tempo somente a oferta do produto e descontos não são relevantes para manter o seu cliente vinculado a sua marca. Relacionamentos fidelizados exigem profundidade e compromisso, a reputação, valores e o posicionamento de um modo geral definirá quem estará por perto e quem não. Então, o que fazer? Isso você saberá agora, acompanhe!

Atente-se aos follow ups e invista na retenção

Uma das falhas mais graves e que mais acontecem diz respeito ao não acompanhamento do projeto e à falta de follow up. Após o produto enviado ou a solicitação respondida, se perdem os dados e informações sobre a satisfação real daquele cliente com o produto. Ele recebeu o que esperava? No tempo que deveria? A sua solicitação foi atendida? O produto cumpre o que promete?

A aquisição de novos clientes pode custar até 7x mais do que a retenção, está vendo o quão importante é investir em um departamento de follow up ativo e em pleno funcionamento?

O relacionamento precisa ser autêntico, significativo, frequente, que realmente tenha relevância na vida daquela pessoa e não somente com mensagens prontas e interativos de avaliações padrão.

Para fazer isso é preciso conhecer o histórico de compra do cliente, um sistema de CRM é fundamental para guardar os dados e criar uma rede de contatos. O canal de comunicação escolhido vai depender da sua empresa e do seu público, o essencial é realmente entrar em contato com esse cliente após a compra e abordar qual o nível de satisfação dele de uma maneira cordial, amigável e educada!

Sem dúvida alguma, uma empresa que se conecta com tamanha proximidade assim, cativa e impressiona o usuário, fazendo com que ele queira voltar outras vezes.

Exerça empatia e gere confiança!

mulher cumprimentando homem

Esse termo pode parecer estranho, uma vez que estamos falando de empresas e corporações. É possível exercer empatia mesmo sendo uma instituição? Quanto mais humanizada a sua empresa, mais motivados serão os seus clientes!

Apesar de a empresa possuir todo um processo, ao escolher quais são seus funcionários, ela deve se certificar de que a empatia é uma das habilidades comportamentais de possível desenvolvimento no futuro colaborador.

Pois independente de qualquer processo uma empresa deve saber compreender as necessidades únicas e instantâneas do seu cliente. Invista no treinamento de inteligência emocional do seu time, para que cada vez mais eles saibam identificar o perfil comportamental de cada um e abordá-los no momento propício.

Sucesso do cliente: alegria para toda a empresa!

Você conhece o termo customer success? Esse termo quer dizer: o sucesso do cliente é o próprio sucesso da empresa, sendo assim, deve-se buscar a satisfação dele acima de tudo. Toda empresa oferta para o mercado a solução de um problema, ou seja, atende a demanda de determinado nicho.

Se uma instituição só se preocupa em vender o produto mas não se preocupa nas opiniões do cliente, logo, o item criado não está cumprindo com o que ele nasceu para ser: solucionador de demandas na sociedade.

Uma grande cartela de clientes desmotivados representa uma empresa desmotivada e atrasada. Para que isso não aconteça, é necessário oferecer suporte de atendimento de alta qualidade, como o SAC, capaz de sanar todas as dúvidas do cliente e dar as orientações que ele necessita sobre aquele produto e também plataformas de avaliação e opiniões sobre a satisfação do consumidor.

Lembre-se: não é uma competição, o seu cliente está a seu favor desde que você também esteja a favor dele. Faça com que o cliente trabalhe para você indiretamente e além de ter a sua marca divulgada você ganha força e autoridade no mercado.

Clube de vantagens, tenha um!

Benefícios são sempre bem-vindos. Evidentemente, essas estratégias funcionam e devem ser utilizadas. Mas se você deseja subir um degrau e elevar o nível de personalização e diferencial da sua empresa, invista em clubes de vantagens.

Nada melhor para motivar e fidelizar os seus clientes do que descontos e recompensas! Existem maneiras variadas de se fazer essa estratégia, você pode conferir mais nesse post sobre como implantar o clube de vantagens na sua empresa e se inspirar!

A verdade é uma só: com esse tipo de aplicação, todo mundo ganha!

Aprenda a acolher os feedbacks

homem mexendo no smartphone

O feedback existe por um motivo e deve ser levado em consideração. Normalmente as empresas pedem pelo retorno, mas não fazem nada quanto a isso. Ao lançar um formulário ou disponibilizar no site um campo de avaliação é necessário que haja um relacionamento efetivo com o cliente.

Responder o seu feedback, mostrar que está solucionando as problemáticas, acolher as sugestões, tirar dúvidas, tudo isso deve ser feito com paciência e estratégia. A falta de inteligência emocional pode fazer com que o seu departamento de relacionamento não saiba lidar com um feedback negativo. Além disso, é sempre bom lembrar novamente que se deve jogar junto com o seu cliente e não contra.

Invista em pessoas capacitadas para lidar com as devolutivas e de maneira alguma as deixe inconclusas. Um outro fator é a demora para responder às demandas dos leads, respostas rápidas motivam os compradores e os fazem se sentir participantes importantes na sua empresa, antecipando o processo de compra, pode ser considerado até mesmo um fator determinante para fechar ou não a compra.

Equipe motivada: clientes motivados!

Por fim, tenha uma equipe motivada! A linha de frente que contata os clientes por qualquer meio de comunicação devem entender que não se trata de uma comunicação pessoal, de funcionário para cliente mas sim de empresa para cliente. Logo, um atendente não representa a si mesmo, mas uma marca. Bem com o cliente deve sentir que está de fato se comunicando com a marca, com seus valores, missões e linguagem.

Além disso, essa tarefa de relacionamento não deve ser só do departamento de comunicação e sim de toda a empresa. Afinal, o produto ou serviço pode se comunicar de várias formas, desde a produção até a representação e imagem dele, tudo isso conta para a as expectativas e avaliações do consumidor.

Apresente para toda a empresa a importância de um relacionamento dotado de estratégias e benefícios para o cliente e construa uma comunidade forte que acredita, confia e repassa o seu serviço!

Percebe como a comunicação e o relacionamento com o seu cliente deve ser tratado como estratégia de prioridade na sua empresa? Antes mesmo de muitos outros sistemas e investimentos é preciso fazer esse departamento andar nos trilhos a todo vapor.

Preparamos esse conteúdo para que você pudesse compreender de maneira aprofundada por onde começar as melhorias no relacionamento entre a sua marca e o seu cliente, o que você achou? Conta para a gente nos comentários e continue nos acompanhando!

Semanalmente traremos dicas essenciais sobre engajamento, estratégias de venda e muitas atualizações para o seu negócio. Nos encontramos na próxima semana! 

Até lá!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts