Rede ParceriaBlog.

Fidelizar clientes: 10 dicas para que eles retornem sempre!

Mesmo com a presença cada vez mais intensa das tecnologias inovadoras nas empresas, muitas companhias ainda não pensam em fidelizar o cliente como uma estratégia. A verdade é que muitas delas ainda têm um pensamento bastante automático, focando seus esforços no aumento das vendas e deixando de lado os clientes já conquistados.

Se você tem esse pensamento ou ainda não parou para pensar como manter um cliente pode ser tão vantajoso para o seu negócio quanto conquistar novos, esta publicação é para você. 

Afinal, por que fidelizar? 

Na era da transformação digital, o comportamento do público muda constantemente. Os usuários não buscam mais apenas um bom produto, mas sim encontrar valor naquilo que estão comprando. Além disso, com as redes sociais, muitos clientes sentem necessidade de expressar sua opinião sobre a sua experiência, seja ela positiva ou negativa.

Dentro desse cenário, muitos empreendedores têm investido em iniciativas de relacionamento que os ajudem a enxergar as necessidades do seu público, uma vez que o retorno do cliente é sempre muito importante para que a empresa consiga estabilidade como uma marca de referência! 

É neste momento que a Rede Parcerias pode fidelizar o seu cliente. Quer saber 10 dicas de fidelização e fazer com que seus clientes retornem sempre? Continue com a gente e entenda tudo sobre o assunto!

10 dicas de como fazer seus clientes voltarem sempre!

Efetivar uma venda é muito importante para qualquer empresa, isso pois esse é o grande objetivo de se ter um negócio. Contudo, muitos empresários têm dificuldade de manter um bom relacionamento com o cliente para que ele continue sempre a voltar.

Essa situação tem levado muitos empreendedores a procurarem soluções para a evasão dos clientes, justamente por acreditarem que uma venda realmente efetivada demonstra uma atitude de intenção de retorno à compra do mesmo ou de um novo produto!

Pensando nisso, nós da Rede Parcerias desenvolvemos uma lista com 10 dicas essenciais para aqueles que acreditam na necessidade de manter seus clientes sempre dispostos a voltar a comprar e, assim, conseguir ao mesmo tempo fidelizar compradores e proporcionar uma ótima experiência de compra para o consumidor. Quer saber mais? Continue a leitura!

1.Empatia em primeiro lugar

Essa dica pode parecer ingênua para você, mas não é! Em uma situação comum nós devemos ter empatia pelo nosso próximo, não é mesmo? Logo, teríamos também – e em principal – pelo nosso cliente. Infelizmente, nem sempre é assim.

Alguns feedbacks de consumidores têm revelado que eles se sentem insatisfeitos com o tratamento que recebem após ou até mesmo durante a venda, já que eles alegam – dentre outras coisas – que não são bem recepcionados e, inclusive, são tratados com indiferença no momento da compra.

Assim, tente sempre se colocar no lugar do cliente! Imagine como você gostaria de ser tratado durante uma compra. É possível implantar clientes fictícios, em casos mais específicos, para a observar o contato de vendedores com o possível consumidor, que terão o intuito de avaliar a experiência de compra, por exemplo.

Por isso, essa dica não é somente importante, como também essencial, já que a satisfação do comprador deve ser ser a meta daqueles que desejam manter o fluxo de retorno de ex-clientes e conseguir que eles se tornem consumidores realmente efetivos.

2.Entenda a intenção de compra do seu cliente

Vender não é somente apresentar um produto, mas sim entender o que o seu cliente deseja dele. Já parou para pensar que hoje não vendemos mais “coisas”, mas sim situações e sensações que o objeto comprado pode proporcionar?

Veja bem, quando compramos um tênis para ir a determinado lugar, seja trabalho ou passeio, não pensamos no tênis em si, mas no conforto, praticidade e versatilidade de habitar diversos lugares que ele pode proporcionar, concorda?

É assim também quando você está vendendo seu produto! Por isso, antes de sair apresentando inúmeros equipamentos ou serviços ao cliente, pense em atender a uma necessidade específica. Assim, além de poupar tempo demonstrando artigos que não tenham a ver com a intenção de compra, você também conseguirá efetivar muito mais facilmente a venda!

Aliás, esse aspecto é importante para conseguir que seus clientes retornem, pois atribui um caráter de preocupação e entendimento real das necessidades dos seus consumidores, já que eles entendem que conseguiram encontrar o lugar certo para comprar!

3.Tenha um diferencial no atendimento

Ter um diferencial no atendimento não é somente a simpatia – que na verdade é o mínimo – no contato com o cliente. Mas sim apresentar motivos reais e diferenciados que façam seu cliente compreender como ele está em vantagem ao comprar com a sua empresa.

Por isso, muitos empresários têm pensado em alternativas e meios de fazer com que seus clientes se sintam realmente especiais e, com isso, satisfeitos. Para isso, investem em ferramentas e outras possibilidades que levem o consumidor a reconhecer como a compra foi realmente extraordinária.

4.Clube de benefícios: o melhor investimento

Uma das outras possibilidades que os empresários têm pensado para conseguir realmente efetivar um cliente e fazer ele retornar para novas compras é fornecer um clube de benefícios interessante a quem realiza uma compra.

Em um programa de incentivos ou – como muitos conhecem – clube de benefícios, os clientes têm acesso a benefícios exclusivos e as empresas têm a oportunidade de se aproximar cada vez mais do seu público.

Oferecendo vantagens relevantes, o seu cliente consegue perceber valor no seu clube de benefícios e, com isso, motivos para continuar se relacionando com a sua empresa e comprando seus produtos ou serviços. 

Além disso, um clube de benefícios que oferece parceria com grandes marcas garante maior credibilidade no mercado e dá um passo para conquistar a confiança do seu público. 

Ter um clube de benefícios pode ser também o diferencial que você estava precisando na hora de atrair novos clientes para o seu negócio.

5.Clientes fiéis merecem mais

Sim, seus melhores clientes merecem mais! Demonstrar interesse em reconhecer a grande contribuição de um consumidor fiel é, além de uma atitude positiva para o marketing da empresa, também um ótimo incentivo para que aqueles que não são reconhecidos como VIP queiram se tornar um.

Talvez seja interessante nessa situação, considerando que já tratamos da incrível vantagem de oferecer um clube de benefícios, disponibilizar esse diferencial para os cliente que sempre retornam a comprar.

Você pode estabelecer uma métrica para controlar isso, considerando todas as características da empresa e do público alvo. A forma como você irá administrar isso precisa ser cuidadosa, para que nenhum outro cliente se sinta ofendido e até mesmo lesado por não estar sendo beneficiado. Por isso, seja sempre justo!

6.Confie no seu potencial de atendimento

Não adianta nada oferecer inúmeras vantagens aos seus clientes se você não confia no potencial de atendimento da sua empresa. Essa atitude pode ser tão nociva quanto a falta de empatia com o cliente, já que mostra ao público que a própria gestão não confia no serviço que oferece.

Isso, pois, além de você – enquanto empresário – assumir uma postura de descrença do seu negócio, o que já é péssimo para aqueles que pesquisam empresas do segmento para efetivar uma compra, também acaba proporcionando insegurança ao consumidor que tem intenção de adquirir um produto ou serviço seu.

É preciso assumir uma postura sempre positiva em relação ao seu negócio, o colocando como um top 1 do segmento que integram. Assim, além de conseguir elevar o status da sua empresa enquanto referência no ramo, você também acessa a vantagem de passar ao cliente a certeza de que ele não errou na escolha e está comprando com a melhor.

7.Mantenha contato com seu cliente

Diversas empresas, ao efetivar uma venda, esquecem que aquele cliente possui potencial para continuar sendo um consumidor e, quem sabe, se tornar um comprador leal e confiante no serviço ou produto que você oferece.

Isso leva a uma atitude de negligência com o contato com o ex-consumidor, pois em muitos casos não existe – por parte da empresa que faz a venda – uma cultura de manter contato com o cliente. Assim, acabam esquecendo do lead e, obviamente, o cliente se esquece também.

Diante disso, existem ferramentas bastante interessantes para aqueles que desejam estabelecer uma relação realmente presente entre empresa e cliente. Muitas delas são bastante simples – já adianto que iremos mostrar 4 exemplos mais à frente – e podem ser muito bem administradas com tranquilidade.

8.Pós-venda é muito importante

Parece uma revolução nos modelos tradicionais de venda, mas investir em um sistema pós-venda pode ser um sacada muito interessante para quem deseja manter um fluxo de retorno dos clientes.

Há diversas formas de questionar o consumidor sobre a satisfação ao adquirir seu produto ou serviço. Isso pode ser feito por ligação – que é o modelo mais clássico – ou até mesmo instalando um avaliador de compra no aplicativo de venda – caso você tenha um, claro.

O importante é demonstrar para o seu cliente que ele foi lembrado não somente no ato da compra, mas também no percurso de uso do produto ou serviço. Assim, além de seu freguês perceber uma atitude responsiva por parte do estabelecimento de venda, faz com que ele deseje com maior facilidade retornar a ter uma relação com a sua empresa no futuro

9.Reconheça a importância do cliente

Reconhecer a importância do cliente para ganhos é algo que os empresários fazem diariamente, porém muitos não conseguem demonstrar essa importância para o consumidor propriamente dito, o que faz com que muitos acreditem que a companhia não valorize o investimento que ele está fazendo.

Por isso, além de estabelecer a importância que um cliente possui entre os seus vendedores e demais funcionários, peça para que eles demonstrem isso no próprio contato com o cliente, deixando sempre explícito que é essencial para a empresa que ele a reconheça como uma parceira, não somente como um comércio.

10.Estude seu cliente sempre

Estudar o cliente vai muito além do que compreender o que ele deseja comprar, pois é preciso mais do que oferecer um produto interessante ou um serviço necessário para que ele decida que sua empresa vale o investimento.

Por isso, muitas empresas têm investido em um time de funcionários que estudem o comportamento de mercado, bem como as tendências dos usuários – clientes – ao desejarem um produto ou serviço do seu nicho.

Essa atitude é realmente um diferencial no volume de vendas a longo prazo, já que – mesmo que você estabeleça um foco no tipo de cliente que deseja – é muito mais fácil fazer com que um consumidor que realmente quer o seu produto consiga adquiri-lo. 

Bacana, não é mesmo? E o mais interessante é que essas dicas são fáceis de serem executadas. Porém, tenha em mente que, para que elas realmente funcionem, é preciso que a sua empresa se adapte ao uso de algumas ferramentas. Vem saber mais sobre elas!

4 ferramentas que podem ajudar a fidelizar o cliente:

Disparo de e-mail marketing

Muitos empreendedores ainda questionam se o e-mail marketing ainda é uma estratégia válida, principalmente se você considerar o leque de novas ferramentas. Deixe-me adiantar com essa resposta: sim, vale muito a pena!

Segundo a Pew Research, 92% dos usuários online utilizam e-mail e 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber informações. Ou seja, embora as redes sociais sejam muito populares, o bom e velho e-mail ainda é a melhor forma de iniciar uma conversa e dar o próximo passo para fidelizar o cliente.

Divulgação através das redes sociais

Não é muito estranho encontrar empresas que ainda resistem a apostar nas redes sociais, acreditando que o seu público não estará lá. De acordo com uma pesquisa do Hootsuite, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais e 58% já buscou por um serviço ou produto pela internet.

Divulgar seus benefícios através dos perfis da sua empresa nas redes sociais pode ser a melhor maneira de começar um diálogo e fidelizar o cliente. Através de publicações no Facebook ou em outra rede social, você tem a oportunidade de impactar o seu público com os seus diferenciais.

Disparos de SMS para base de usuários

Muitos questionam a relevância desta estratégia, mas as estatísticas mostram que o interesse por este canal ainda é alto e que sua efetividade segue relevante. A capacidade de entrega do SMS é o seu grande atrativo, chegando a 98% de taxa em um disparo, graças à quantidade de usuários com dispositivo móvel que chegam a 6,8 milhões.

Outra grande vantagem da comunicação via SMS é que o conteúdo tem um tempo médio de leitura de 5 segundos, ou seja, altamente instantânea. As estatísticas também afirmam que 90% dessas mensagens são abertas e lidas em um prazo máximo de 3 minutos após o recebimento. Para que a mensagem tenha o impacto desejado, esta precisa ser curta e despertar a curiosidade do usuário em poucos caracteres.

Comunicação através de notificações push

As notificações push são um canal relativamente recente, mas eficaz . O usuário pode receber notificações de promoções exclusivas, novas parcerias e qualquer outro conteúdo que seja relevante sem precisar estar com o aplicativo aberto.

60% dos usuários permitem o envio de notificações, fazendo com que a sua taxa de entrega seja maior do que os de outros meios. Além de ter uma taxa de abertura 50% maior do que o e-mail marketing e uma taxa de retenção de 93% do público segmentado.

O papel do Rede Parcerias na hora de fidelizar o cliente

O Rede Parcerias é um programa de clube de vantagens desenvolvido para potencializar o seu relacionamento com o cliente, o que vai muito além de oferecer boas parcerias e benefícios em uma plataforma totalmente online e personalizável. Para que o seu negócio possa atingir seus objetivos, esta ferramenta de relacionamento acompanha tudo o que você precisa para tornar a fidelização possível para a sua empresa.

Todos os meses, a nossa equipe traz novas parcerias para o seu clube de vantagens. Você também pode controlar os seus benefícios e usuários através da nossa plataforma, gerenciando o acesso dos usuários e as ofertas que são mais interessantes para o seu público.

Entretanto, o que torna o Rede Parcerias um diferencial, quando se trata de relacionamento, é todo o suporte oferecido para que o seu cliente esteja sempre atualizado das novidades do seu clube de vantagens e, mais importante, cada vez mais próximo da sua empresa.

Por meio de uma plataforma de fácil gestão, você tem a sua disposição todos os canais de comunicação citados acima, podendo se comunicar com os seus clientes através de campanhas de e-mail marketing, desenvolvidas de acordo com os interesses do seu público; disparos de SMS, comunicando novas parcerias; e notificações push, com benefícios imperdíveis que o seu cliente só irá encontrar no seu clube de vantagens!


Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre nos preocupamos em trazer assuntos relevantes e que agreguem a sua empresa e aos seus clientes. Que tal continuar no nosso blog e aproveitar para ler nosso texto sobre jornada do cliente: conceito básico e como otimizá-la na sua empresa.

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts