Rede ParceriaBlog.

O que é endomarketing? Guia completo com ações e exemplos para aplicação!

Você já parou para pensar que as pessoas que integram uma empresa – ou seja, os funcionários – são a parte mais importante de uma organização? Como assim? Bem, são os funcionários que fazem a empresa ter lucro, e como sabemos, isso é muito importante. Nesse sentido, o endomarketing vem como uma proposta de engajamento interessante e que pode dar bons frutos!

Pense o seguinte, você já percebeu como há – em algumas empresas – um fluxo intenso de entrada e saída de funcionários? Pois é, o endomarketing vai ao encontro dessa problemática e propõe uma solução! Mas o que é então o endomarketing e como aplicá-lo?

Pensando nisso, nós da Rede Parcerias, julgamos importante produzir um conteúdo completo, que funcione como guia, para empresários que desejarem investir em uma melhora no clima organizacional e na qualidade das relações de trabalho para os funcionários!

Se você tem um negócio e quer investir em um melhor engajamento de seus funcionário, continue com a gente! Aqui você vai entender ações, benefícios e exemplos dessa importante estratégia chamada endomarketing! Vem com a Rede Parcerias!

O que é o Endomarketing?

O Endomarketing, ou como normalmente é dito em português, Marketing Interno, trata-se de um aglomerado de ações pensadas estrategicamente para engajar funcionários, promover a manutenção de grandes talentos, bem como fomentar ações que beneficiem, ou melhorem, o clima organizacional.

Dessa forma, por meio de ações internas, como melhorias na comunicação, um fortalecimento nos benefícios ofertados, bem como práticas que encorajam a participação dos funcionários em cursos de aperfeiçoamento, a empresa consegue diminuir o fluxo de contratações dadas pelo desligamento voluntário dos colaboradores.

Essas ações não são meras práticas internas, mas sim caracterizam uma união entre os gestores responsáveis pelos setores e o departamento de recursos humanos, base fundamental para um bom projeto de endomarketing! Assim, cabe ao RH compreender quais as necessidades dos colaboradores, trabalhando para entendê-las e atendê-las!

Endomarketing: união entre o recursos humanos e o marketing!

Como já antecipado anteriormente, o endomarketing não é apenas uma iniciativa do marketing. Para funcionar, é preciso que o setor de recursos humanos da sua empresa trabalhe junto com o setor de marketing. Parte do RH coletar informações importantes sobre os colaboradores, por meio de pesquisas de clima organizacional, feedbacks e até mesmo conversas informais.

Tendo esses dados sobre os funcionário, fica muito mais compreensível entender quais são as reais necessidades dos colaboradores. Então, por meio de uma iniciativa em conjunto, os dois setores devem buscar alternativas que motivem, despertam talentos e diminuam o índice turnover – conhecido como evasão frequente de funcionários.

Por exemplo, o RH pode levantar dados e eles demonstrarem que seus funcionários estão infelizes, pois não veem empresa como um lugar agradável e familiar. Para solucionar isso, muito empresários – munidos de recursos de marketing e gestão de HR – implantam implantam campanhas de aproximação da própria família do colaborador em eventos da própria empresa.

Como assim? Ao observar esse tipo de insatisfação, aproximar a família do colaborador demonstra como a empresa deseja fazer parte – também – do cotidiano do funcionário, bem como se preocupa se os entes familiares veem a organização como um lugar seguro para se trabalhar.

Assim, aproximá-los faz com que o funcionário sinta-se querido e muito mais próximo da empresa, o que por sua vez influencia diretamente na forma como ele enxerga o trabalho, deixando-o mais feliz e integrado em realizar tarefas e bater metas, uma vez que começa a compreender como a empresa não é somente um ambiente organizacional, mas sim uma grande família – assim como a dele.

Tendo estabelecido uma campanha com ações de endomarketing, cabe o RH fiscalizar, providenciar e executá-las, assim como o marketing deve incentivar, informar, motivar – por meio de ferramentas de marketing – tudo aquilo que faz parte do plano. Somente assim é possível construir uma aliança forte entre os setores que traga bons frutos aos colaboradores e a empresa.

Casos de sucesso surpreendentes!

Compreender o endomarketing, bem como as estratégias que o integram, é o primeiro passo para elaborar um projeto de qualidade e que realmente funcione para as características da sua empresa! Entretanto, fica difícil absorver novas informações, sem que haja exemplos reais de que a estratégia funciona!

Com finalidade de trazer um melhor aprofundamento no conteúdo, reunimos 3 casos de sucesso de empresas que adotaram práticas internas de promoção dos funcionários, melhorias na qualidade de execução do trabalho, assim como no clima organizacional! Confira a seguir:

1. Magazine Luiza

Uma das empresas de maior referência brasileira no segmento de móveis, eletrodomésticos e aparelhos tecnológicos certamente é a Magazine Luiza. A loja trabalha com a filosofia de “conciliar sucesso nos negócio e a felicidade de pessoas”, o que já demonstra uma preocupação da empresa com o funcionário.

Na Magalu o colaborador é visto como primeiro cliente em potencial – afinal de contas, nós também consumimos produtos de onde trabalhamos, concorda? Para muito além de produtos de qualidade, quanto gostamos da forma como somos tratos tendemos a ser defensores da empresa.

Como uma empresa que tem como objetivo a manutenção de talentos, um dos planos de endomarketing da Magazine Luiza era promover a licença maternidade para seis meses e paternidade para vinte dias, além de investir em trilhas de carreiras, oferecendo aos funcionário um bom plano de crescimento dentro da empresa.

Esse tipo de atitude culminou em funcionários mais reconhecidos, com mais vontade de permanecer na empresa, pois sentiam-se valorizados e não vistos simplesmente como uma peça que gera vendas e traz lucro para o patrão.

2. Unimed Paraná

Muito forte no segmento de planos de saúde, a Unimed é uma das empresas de maior renome no país. Além de proporcionar aos funcionário todos os benefícios do plano vendido pela empresa, porém em um custo mais acessível, a Unimed tem investido pesado em ações de endormarketing para motivar e capacitar colaboradores.

Um ótimo exemplo foi uma campanha de comunicação em formato de quizz. Ao perceber que a comunicação entre os setores estão sendo ineficiente, a empresa – por meio de ações do RH e setor de marketing – elaborou uma nova maneira de informar seus funcionários por meio de um jogo super interativo.

Com o intuito de incentivar a participar dos funcionário no jogo, o clube de vantagens foi inserido como uma ferramenta motivadora. Assim, em uma união com o Cinemark, seis pares de ingressos foram sorteados para essa iniciativa em especial. O Resultado foi uma chuva de respostas ao jogo e uma comunicação muito mais assertiva e eficaz.

3. Lenovo

A Lenovo, empresa que fabrica diversos aparelhos tecnológicos, como smartphones e computadores, tem se preocupado cada dia mais com a manutenção de talentos. Por isso, tem efetuado ações de endomarketing periodicamente, como a campanha de incentivo pautada na temporada de Fórmula 1.

A ação consistia em organizar um campeonato de videogame entre os funcionários com nada mais, nada menos que a presença de Nico Rosberg, piloto profissional da Williams, sensacional, não é mesmo? Além disso, distribuiu ingressos – para funcionários que mais se identificam com a empresa – para assistir aos  a treinos de Fórmula 1 junto da torcida Lenovo F-1.

Isso levou a uma maior motivação dos funcionários, fazendo com que eles tivessem mais engajamento – não somente na execução de tarefas diárias – mas também para ser o cliente número 1 da empresa, promovendo um marketing positivo a respeito de fazer parte do time Lenovo.

Com base nisso, nós da Rede Parcerias, trouxemos 10 ações vão te ajudar a estruturar um projeto para a sua empresa, considerando as especificidades que ela possui. Siga a leitura!

10 ações do Endomarketing que vão te surpreender!

As ações de endomarketing podem parecer um desafio a principio, cheias de inovações e tecnologias difíceis, bem como necessidade de dispor de um amplo capital. Contudo, nós elegemos 10 ações que são de fácil desenvolvimento e possíveis de serem feitas em empresas de qualquer magnitude. Venha conferir!

1. Pesquisa de clima organizacional

Promover pesquisas que abordem o clima organizacional é o primeiro passo para estruturar um bom projeto de endomarketing, pois é por meio delas que é possível compreender o que necessita ser melhorado e aperfeiçoado. Assim, tenha em mente sempre que pensar em propor políticas de marketing interno: há a necessidade de uma avaliação antes!

2. Promoção de atividades de integração entre os funcionários

Atividades recreativas fora e dentro da empresa são ótimas para mudar o clima sisudo e tenso de uma organização. Você pode propor confraternizações, idas a convenções e palestras, bem como um happy hour descolado. O importante é incentivar a integração entre os funcionários, pois assim há o estreitamento dos laços, o que leva a um clima mais agradável e possíveis trocas de conhecimento muito positivas.

3. Práticas de comunicações efetivas

Toda empresa séria possui uma estrutura bem organizada de comunicação interna, uma vez que qualquer gestor sabe o quanto é importante promover práticas eficientes na comunicação entre os setores. O que é necessário pensar, nesse caso, é nas características da sua empresa, bem como mensurar qual iria funcionar para os seus funcionários.

4. Iniciativas de atividades preparatórias para a prática

A Toyota, ao contratar um novo colaborador, investe seis meses de treinamento intensivo para que ele compreenda o funcionamento global da empresa. Dessa forma, o funcionário sai capacitado a compreender todos os processos da empresa, facilitando, inclusive, o desenvolvimento dos produtos e as relações entre colaboradores.

Por isso, investir em práticas de adaptação e instrução do funcionário é importante para que ele se sinta realmente fazendo parte do grupo, além de proporcionar uma formação de qualidade, deixando-o apto para desempenhar a função.

Esse tipo de estratégia, que permite ao funcionário um tempo de adaptação de qualidade, é conhecida como Onboarding. Quer entender mais sobre o conceito e como aplicá-lo? Aqui no blog da Rede Parcerias nós temos um conteúdo que pode te ajudar!

5. Incentivo ao aperfeiçoamento profissional

Empresas que se interessam pelo bom desempenho dos funcionários investem em aperfeiçoamento profissional. Essa ação demonstra preocupação e confiança da organização para com seu colaborador. Muitas, inclusive, pagam cursos de graduação e pós-graduação aos funcionários, o que é uma ótima proposta de incentivo!

Investir em práticas de incentivo aos funcionários tem mostrado ser uma ótima maneira de conseguir com que eles sintam-se valorizados e engajado a trazer melhores resultados para o negócio.

6. Clube de benefícios para os colaboradores

O salário não é mais um diferencial, uma vez que grande parte das empresas adotaram outros benefícios, deixando aquelas que não avançaram para trás. Por isso, dispor de um ótimo clube de benefícios faz com que os funcionários pensem antes de sair da empresa e ir para outra, uma vez que há mais questões em jogo do que os honorários.

Esse tipo de cuidado também demonstra ao colaborar que ele é visto como uma pessoa que apresenta necessidades e particularidades distintas. Enxergar seus funcionários apenas como números para realização de esforço prático não é uma prática muito incentivada no momento atual das empresas!

7. Congratulações de funcionários exemplo

Qual melhor exemplo de competência, ética e trabalho árduo do que gratificar aquele funcionário que desempenhou um ótimo papel em sua função? Pois é, o reconhecimento dos funcionários modelo é outra ação importante para empresas. Por meio dela, é possível premiar quem foi bem e incentivar os demais!

Promover um funcionário que tem demonstrado comprometimento com os objetivos da sua empresa é um dos passos mais importantes quando desejamos manter colaboradores talentosos. Aqui no blog nós temos um conteúdo sobre tipos de remuneração que pode te ajudar a estabelecer um plano de carreira promissor! Confira!

8. Ambiente tecnológico e inovador

Hoje, com a tecnologia sempre à mão, é impossível impedir que os funcionários tenham acesso à internet no local de trabalho. Contudo, é possível permitir o uso de equipamentos tecnológicos sem comprometer o bom andamento da função. Vale a pena, nesse sentido, investir em palestras que despertam atitudes responsivas e éticas no colaborador.

9. Avaliações periódicas

Fazer uso de avaliações periódicas de desempenho é importante para mostrar ao funcionário em qual etapa ele está em relação ao desenvolvimento das atividades pertinentes a sua função. Assim, por meio de um feedback, o colaborador sabe o que precisa melhorar e aperfeiçoar, bem como se sente satisfeito pelas atitudes louváveis enquanto profissional.

10. Vídeos corporativos

Vídeos corporativos são uma ótima alternativa para promover a inserção do funcionário na equipe em que ele será integrado. Além de ser uma prática valiosa de Onboarding, os vídeos também atuam como práticas que expressam o comprometimento da empresa com a qualidade do trabalho e do trabalhador.

Essas ações também atuam como diretrizes para aplicação em sua empresa! Assim, se você se interessa por adotar esses princípios e promover um ambiente mais convidativo ao trabalhador, saiba que precisa levar esses aspectos bastante a sério! Entenda que os funcionários precisam se sentir realmente atingidos por essas atividades!

Percebeu como existem, ao seu alcance,  ações fáceis e super acessíveis de serem aplicadas em qualquer empresa? Pois é, cada dia mais o endomarketing tem sido algo essencial de ser adotado. Contudo, se você ainda está em dúvida sobre a necessidade de usá-lo, confira os maiores benefícios e vantagens de fazer uso de um marketing interno eficiente!

Benefícios e vantagens do Endomarketing

Há inúmeros benefícios e vantagens em adotar estratégias de endomarketing na sua empresa, contudo nós elegemos 5 motivações incríveis, que certamente irão te convencer da eficiência da implementação dessa metodologia. Acompanhe a seguir!

1. Encorajamento

Já ouviu falar daquela expressão “quem tem boca vai a Roma”? Longe de irmos para o lado etimológico da expressão, ela demonstra que quem faz a reputação de uma empresa são os depoimentos que são feitos sobre ela. É assim, também, com o funcionário.

Um colaborador motivado e engajado tende a falar muito bem da empresa onde trabalha, o que faz com que as pessoas reconheçam na organização um local seguro e convidativo e, por sua vez, também falem bem da empresa! Investir em práticas de endomarketing é um ótimo passo para incentivar essa prática!

2. Rendimento

Funcionário feliz é funcionário que rende mais, concorda? Por isso, ações que tornem o local de trabalho mais prazeroso e convidativo fazem com o que o colaborador queira levantar cedo e disposto a ir trabalhar e executar muito bem a função que lhe foi atribuída.

Essa é uma prática que de fato proporciona um aumento no rendimento, visto que desperta nos funcionários o desejo de fazer parte de algo maior, colaborar com a empresa e se sentir parte de um grupo promissor!

3. Permanência de funcionário dedicados

Um funcionário que gosta do local onde trabalha é mais propenso a continuar integrando o quadro de colaboradores daquela empresa. Sendo assim, ações de endomarketing são ótimas para instigar o empregado a não abrir mão da vaga.

Essas atitudes demonstram que a empresa está preocupada em manter funcionários talentosos, dado ao fato que reconhece que o colaborador tem desempenhado suas atividades de maneira satisfatória.

4. Comprometimento

Ao investir em propostas de reconhecimento e integração entre os funcionários, a empresa está automaticamente plantando a sementinha do comprometimento, já que o funcionário bem integrado passa a se sentir mais motivado e até mesmo responsável pelos resultados.

Todo gestor que se preocupa com o bom andamento das atividades de sua empresa investe em funcionários sempre pensando que essa atitude terá um retorno generoso, que terá como objetivo certo o aumento no comprometimento do colaborador.

5. Clima organizacional

Finalmente, o último aspecto importante a ser considerado é a melhora no clima organizacional. Seja por fofoca – o que é péssimo – ou até mesmo desentendimentos, muitas empresas sofrem com um espaço pesado e cheio de brigas!

O endomarketing ajuda a promover uma melhor integração entre os funcionários, o que, por ventura, ajuda a fazer com que eles se conheçam mais e passem a interagir melhor.

Perfeito, não é? O endomarketing veio para ficar e as empresas que começarem a adotar a prática certamente sairão na frente. Já que estamos falando de marketing, que tal ler nosso conteúdo sobre como fortalecer o marketing de relacionamento da empresa e conhecer novas estratégias que podem melhorar seus resultados!

Continue com a Rede Parcerias, aqui no blog nós sempre estamos trazendo conteúdos informativos sobre diversas áreas do universo empresarial! Vem com a gente!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts