Rede ParceriaBlog.

8 exemplos de Fidelização de Clientes para se inspirar

Fidelização de clientes

Exemplos de fidelização de clientes: 8 dicas para uma base sólida de clientes fiéis à sua empresa

A sua empresa se dedica à fidelização de clientes? Fidelizar clientes é algo indispensável para que qualquer modelo de negócio consiga se sustentar a longo prazo e se desenvolver.

Clientes fiéis tendem a representar um ticket médio maior que aqueles que compram uma única vez. Além disso, é mais vantajoso financeiramente para a empresa fidelizar seus clientes do que adquirir outros novos.

A fidelização também ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes, tendo em vista que os clientes fiéis tendem a divulgar voluntariamente os seus produtos e serviços para outros potenciais. Ou seja, eles não só voltam a comprar como também trazem novos clientes para você.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com oito exemplos de fidelização de clientes:

  1. Faça marketing de relacionamento;
  2. Encante seus clientes com um atendimento de qualidade;
  3. Reduza a burocracia ao máximo;
  4. Monte um time de Customer Success;
  5. Ofereça boas experiências para os seus clientes;
  6. Aposte na personalização das interações;
  7. Monte um programa de fidelidade;
  8. Invista em inovação.

Continue a leitura e confira ao longo das próximas linhas que ações você pode implementar na sua empresa para fidelizar os seus clientes.

8 exemplos de fidelização de clientes

exemplos de fidelização

Separamos aqui oito exemplos de fidelização de clientes para você se inspirar e colocar em prática na sua empresa.

1 – Faça marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento tem como objetivo trazer o cliente para perto, estreitando a relação entre ele e a empresa.

Para isso, é necessário que você conheça a fundo seus clientes e suas particularidades. Busque entender as preferências, as dores, as necessidades e as expectativas deles.

Assim, fica mais fácil gerar uma maior aproximação com os seus clientes para, então, fidelizá-los.

2 – Encante seus clientes com um atendimento de qualidade

A qualidade do atendimento oferecido é determinante para a fidelização dos clientes.

Procure encantar seus clientes com um atendimento eficiente e solucione com agilidade os problemas que eles apresentarem. O seu time de atendentes precisa se mostrar disposto a resolver as questões dos clientes e ajudá-los no que for necessário, mantendo sempre a cordialidade.

3 – Reduza a burocracia ao máximo

Quanto menos burocráticos forem os seus processos, mais clientes você vai conseguir fidelizar.

Os clientes preferem manter o relacionamento com empresas que são ágeis e que não se prendem muito a pormenores na hora de fazer uma venda ou oferecer suporte técnico, por exemplo.

Simplifique tudo o que possível e reduza ao máximo a burocracia na sua empresa. Assim, seu cliente encontrará um processo de compra ágil e fácil de executar, diminuindo o atrito ao realizar negócios com você.

4 – Monte um time de Customer Success

O objetivo do time de Customer Success é garantir que os seus clientes alcancem o sucesso ao utilizarem as soluções que eles adquiriram da sua empresa.

Com uma equipe bem estruturada de Customer Success, os clientes conseguirão extrair o potencial máximo de seus produtos ou serviços e atingir seus objetivos.

5 – Ofereça boas experiências para os seus clientes

Outra área de negócio importante e que merece a sua atenção para fidelizar clientes é a de Customer Experience – CX.

O foco está em oferecer experiências positivas e memoráveis para os seus clientes ao utilizarem seus produtos e também ao se relacionarem com a sua empresa.

6 – Aposte na personalização das interações

Os clientes preferem se relacionar com empresas que reconhecem suas individualidades e os fazem sentir únicos e especiais.

Portanto, interaja com seus clientes de maneira personalizada e não genérica. Nos e-mails, dirija-se a eles pelo nome; faça ofertas exclusivas e que se encaixam perfeitamente nas necessidades específicas do cliente; utilize o histórico de compras para oferecer as melhores soluções.

7 – Monte um programa de fidelidade

É impossível falar de exemplos de fidelização de clientes sem citar uma estratégia clássica que são os programas de fidelidade.

Basicamente, a dinâmica desses programas consiste em incentivar os clientes a comprarem seus produtos e manter um relacionamento com a sua empresa em troca de certas vantagens, como prêmios, participação em sorteios, descontos, exclusividades etc.

Um dos trunfos dos programas de fidelidade é que eles incentivam seus clientes a se cadastrarem no programa, gerando um banco de dados com diversas informações sobre eles que ajudarão a conhecê-los melhor para, assim, criar novos produtos e serviços que realmente atendam às suas necessidades.

Ofereça um Clube de Vantagens personalizado e fidelize seus clientes! 

8 – Invista em inovação

Procure sempre inovar os processos e produtos de modo a se manter relevante para os seus clientes. Acompanhe as principais tendências do seu mercado e invista na inovação.

Afinal, para comprar mais e se manter fiel, em dado momento seu cliente vai querer algo novo, não é mesmo?

DICA EXTRA: Use uma ferramenta de CRM

Um sistema de CRM é um software especialmente desenvolvido para ajudar você a desenvolver todos os exemplos de ações de fidelização descritos acima.

Ele permite criar um banco de dados com as informações sobre os clientes, o andamento das vendas e a performance dos vendedores, facilitando muito seu trabalho com informações atualizadas e confiáveis.

E então, o que achou dos nossos exemplos de fidelização de clientes?

Inspire-se nas ideias que trouxemos aqui e cultive uma base sólida de clientes fiéis.

 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

 

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.