Rede ParceriaBlog.

Foco no cliente para aumentar o faturamento da sua empresa!

thumbnail 7ecdcf19182bdb1db707a999f1d33937 hand touching doing mark five yellow stars black background best customer satisfaction evaluation good quality product service 50039 2499

Foco no cliente: uma estratégia para aumentar o faturamento!

O conceito de manter o foco no cliente é exatamente o que as palavras querem dizer, investir inteiramente em necessidades, desejos e demandas do consumidor para surpreendê-los positivamente. Dessa forma, toda a energia estratégica é voltada para cumprir este objetivo. Para te ajudar a entender esse conceito, nossos especialistas em marketing selecionaram 5 dicas para aplicá-lo em sua empresa. Vamos lá? Boa leitura!

1. Construa o relacionamento com o cliente

Bom, este é um tema que abordamos de forma recorrente no blog, não é mesmo? E nunca é demais para falar que o relacionamento com o cliente é um grande pilar de uma empresa de sucesso.

Para ficar mais dinâmico, nós trouxemos um exemplo que remete ao passado. Nos acompanhe nessa história! Nós recomendamos que sua empresa faça como nas vendas de antigamente. Se você cresceu há algumas décadas atrás sabe do que vamos falar.

Em todos os bairros tinha um comércio com tudo que era essencial para movimentar o bairro. Tinha pães quentinhos, doces em bomboniere e alguns outros mantimentos que nossas mães mandavam a gente comprar.

Quando chegávamos a esse comércio, já éramos recebidos pelo dono com uma alegria que resplandecia, na verdade era uma animação que só ele tinha. E detalhe, os donos sempre sabiam o nome de todo mundo, e se não lembrassem o nome, já falavam que era o “filho de fulano”.

Tem essa memória? Saiba que, desde aquela época, o dono da venda já sabia como focar no cliente. Ele criou um relacionamento único através da amizade, e convenhamos, ele sempre dava um jeito de ter o que nossas mães pediam. Falavam assim: “Não se preocupe, dona. Semana que vem, vou lá na cidade e trago pra senhora!”

E como bom dono de estabelecimento, ele sabia a frequência de compra e já se antecipava para repor estoque. Este é o marketing de relacionamento raiz! Na verdade, é uma belíssima inspiração para trazermos para os dias atuais.

Afinal, o maior objetivo dessa estratégia é conquistar e fidelizar o consumidor. Pense bem, mesmo com o passar do tempo, o objetivo não mudou! É uma estratégia que colhe os frutos a longo prazo.

Claro que, criando uma proximidade verdadeira com o público, isso fica ainda mais evidente.

É um tema de extrema importância que todo empresário precisa conhecer, então não se acanhe em ter o conhecimento, acesse e conheça as dicas fundamentais sobre relacionamento com o cliente, temos 6 informações valiosas para você!

2. Organize-se com antecedência

Vamos seguir o exemplo dos mais antigos, claro que adaptando para os tempos modernos! Assim como o dono da venda sabia a frequência de compra dos produtos, atualmente é mais fácil fazer esse controle. Pois, no mercado, estão à disposição os sistemas de estoque unificados, almoxarifados virtuais e controle de produção online. Tudo isso foi desenvolvido para prever o momento certo de repor o estoque.

Nunca deixe seu cliente ir à loja e não ter o produto. Pense em você mesmo como consumidor! Quantas vezes entra em contato com um fornecedor que nunca tem mercadorias? Com o tempo, a desistência é certa. Partimos para outro que nos ofereça os materiais em dia, não é mesmo? O seu cliente é igual! Portanto, organize-se com antecedência.

Uma dica valiosa, não espere o cliente entrar em contato quando estiver precisando. . Use as métricas de marketing a seu favor, ou seja, pesquise a data da compra e o ciclo de vida do produto. Quando estiver findando, entre em contato colocando em ação o plano de remarketing

Se você ainda não conhece as principais ferramentas de marketing, leia este post e veja como otimizar seu tempo e tomar decisões assertivas no dia a dia.

3. Tenha métricas de satisfação

Assim como o anterior, as métricas são essenciais para tomadas de decisão – ainda mais no meio digital! Portanto, faça pesquisas rápidas recorrentes para medir o nível de satisfação do consumidor com a empresa em si.

Nessa pesquisa, lembre-se de fazer perguntas certeiras quanto a expectativa e realidade em relação a marca, o produto, o atendimento, enfim, todas as experiências que o consumidor tem com a empresa.

Identifique a melhor forma de abordá-lo. Por pesquisas online, telefônicas, via email ou presencial na loja, enfim, veja qual a forma de aceitação do cliente e invista, mas não deixe de questioná-lo. Com certeza, você consegue tirar grandes insights dessa pesquisa para melhoria.

Nós temos um conteúdo paralelo a esse, a pesquisa de mercado. As dicas que preparamos são fáceis e práticas para quem está abrindo um negócio. Vale a pena ler para relembrar os princípios de uma pesquisa.

4. Incentive o compartilhamento em redes sociais

A rede social é uma forma incrível de colocar a sua marca no mapa. Isso é ainda mais evidenciado quando o consumidor faz uma propaganda espontânea mencionando a marca ou fazendo uma crítica positiva. Com certeza isso aumenta o engajamento!

Por isso, é fundamental aparecer nas mídias, para aproximar o consumidor da marca de forma real. Também nunca se esqueça de praticar o marketing humanizado. Ele é a melhor forma de aliar uma marca de forma verdadeira com o público, afinal, é uma maneira belíssima de “tomar as dores” e dar voz às minorias.

5. Tenha uma equipe preparada

PPor fim, nosso último conselho. Tenha uma equipe engajada com o propósito e dedicada a sempre aprimorar o próprio conhecimento. O que queremos dizer com isso?

Para que uma empresa funcione e esteja alinhada com o público, os colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos e valores da marca. Cumprindo esses pré-requisitos, eles irão atender da melhor maneira possível o cliente, como também terão insights para melhorias.

Já sobre o conhecimento, incentive-os a manterem a mente evergreen, ou seja, atualizada. Esse incentivo pode ser feito por meio de cursos, treinamentos, palestras e outras formas de engajar seus colaboradores a esse propósito. É uma das estratégias de colocar o endomarketing em prática.

O endomarketing serve para fidelizar um colaborador, exatamente! Nós também precisamos conquistá-los para vestirem a camisa e o trabalho não ser um fardo. Nós temos uma estratégia bem interessante que pode te ajudar nesse processo. Conheça os benefícios flexíveis, uma estratégia de valorizar e fidelizar o colaborador.

Então, já sabe como aumentar o faturamento, não é mesmo? Basta seguir as dicas que nossos especialistas preparam e focar no cliente! Obviamente que as dicas do Rede Parcerias deixaram tudo mais fácil, não é mesmo? Por isso, continue acompanhando o blog. Semanalmente, trazemos um conteúdo útil, informativo e cheio de dicas para sua empresa.

Aproveite que está aqui e leia sobre customer centric. Acesse e entenda o qué, as vantagens e dicas para colocar em prática!

Nos vemos no próximo post!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *