Rede ParceriaBlog.

Como utilizar o Programa de Fidelidade Para sua Empresa

Como utilizar o Programa de Fidelidade Para sua Empresa

Fidelização de clientes é o sonho de todas as empresas e objetivo central de todos os negócios, independente do serviço que se oferece. A partir do momento que a pessoa se fideliza ao seu produto, ela se torna um ‘advogado’ da sua marca, além de um propagador do seu conteúdo. Assim, um bom programa de fidelidade pode ser um aliado incrível nessa jornada. Quer saber mais?

Como funciona o programa de fidelidade?

Algumas vantagens e benefícios são oferecidos ao cliente no programa de fidelidade assim que ele faz a compra. De tal forma que, o consumidor consiga resgatar bonificações em certos lugares, mas, para isso, ele precisará fazer uma nova compra, tornando-o fidelizado à sua marca.

Posteriormente às ações do cliente ao receber a sua recompensa, o papel da empresa é disponibilizar seu benefício. Mas, de qualquer forma, o programa de fidelidade sempre irá colocar em balanço uma posição em que o consumidor precisa comprar mais para receber tal prêmio.

3 Dicas de como engajar com o seu Programa de Fidelidade

Bom, você já deve saber que os Programas de Fidelidade existem há muito tempo. Há boatos que os primeiros vestígios do surgimento deles começaram com os varejistas americanos por volta de 1700. Pasme!

E, nessa época, era dado moedas de bronze para clientes que quando eram acumuladas poderiam ser trocadas por outros produtos como bonificação.

Mas, a tecnologia chegou e mudou bastante coisa, inclusive esse jeito de gratificar clientes fidelizados à marca. 

Trouxemos 3 dicas de como criar seu Programa de Fidelidade:

#1 Conheça seu público

Nada melhor do que conhecer seu cliente, para poder criar programar atrativos, né?! Então, trace um perfil sobre ele, de suas expectativas e o que espera sobre sua marca. 

Elabore estratégias diferentes das usuais, como:

Realizar sorteios ou distribuir prêmios é uma chave mestra para motivar clientes. Isso porque é uma estratégia mais do que eficiente quando utilizada corretamente. O sorteio através de programa de fidelidade serve para atrair mais usuários, aumentar engajamento, fidelizar clientes e até motivar a continuar propagando sua marca.

Olha só uma estratégia que aqui, no Clube de Benefícios do Rede Parcerias oferecemos aos nossos clientes: além de oferecer descontos exclusivos, vouchers e sorteios para todos os usuários do Clube, também começamos a promover descontos incríveis nas principais redes de cinema do Brasil.

Afinal, quem não ama um cineminha, não é?! Então, #ficadica

Nós começamos falando sobre como começou o Programa de Fidelidade, não é?! Então, provavelmente você deve lembrar que antes de tudo ser online, existiam os vouchers físicos com desconto.

Em momentos desafiadores e de instabilidade como atualmente é bastante comum que as pessoas sempre procurem por empresas que possuam diferenciais tanto em relação ao ao preço, quanto à bonificações. 

 

#2 Instigue

Lembra aquele dia que você gostou tanto daquele produto na loja e ouviu um “a gente compra na volta”?! Acaba tornando-se inesquecível.

Existem produtos que se tornam instigadores, provocativos, ainda mais quando são ‘quase impossíveis’. Traga essa possibilidade de fazer seu cliente ter o seu produto sempre almejado.

Aproveite e use canais de venda, como sites e redes sociais para divulgar o seu programa de fidelidade, afinal, quando mais pessoas souberem sobre sua campanha maior será seu engajamento. Isso influencia bastante na taxa de conversão!

Um bom exemplo disso, é criar perguntas nos stories do Instagram. Ao mesmo tempo que você interage com seu público, irá ter sugestões de como eles gostariam de ter acesso às informações do seu programa.

 

# 3 Crie dinamismo

Seja criativo, não tenha medo de inovar na hora de montar suas campanhas. Por ser uma comunicação que deve atrair seu público, procure falar com espontaneidade e ter uma linguagem que crie o máximo de proximidade com seu cliente.

Se você lida com um público mais formal, não tem problema!  Cativar a audiência se trata principalmente disso: ter uma dinâmica interessante que “converse” através das tecnologias.

Como utilizar o Programa de Fidelidade Para sua Empresa2

Como analisar a performance do programa de fidelidade?     

Uma das principais dúvidas de quem acabou de implementar um programa de fidelização é: como vou poder analisar os resultados dessa estratégia? E essa pergunta é complexa, pois boa parte dos efeitos da fidelização são subjetivas, dificultando uma padronização assertiva.

Para te ajudar nesse ponto, separamos alguns indicadores interessantes. Veja-os a seguir:

Aplique o NPS (Net Promoter Score)

Use o índice de recompra 

O Net Promoter Score é uma métrica muito difundida no mercado, e todo consumidor do planeta já deve ter se deparado com ela. Em resumo, o NPS é baseado em uma pergunta singela: “Numa escala de 0 a 10, onde 10 é o máximo, quanto você indicaria nossa empresa para outras pessoas?”.

A análise é feita da seguinte forma:

entre 0 e 6 – detratores;

7 e 8 – neutros;

9 e 10 – promotores.

O NPS é dado por NPS = % de promotores – % de detratores.

 O índice de recompra é bastante interessante para sua empresa, e pode ser um indicativo de sucesso em uma estratégia de fidelidade. Porém, ele tende a ser distorcido quando outras estratégias, sobretudo de expansão, são executadas ao mesmo tempo.

Se em um mês você realizou 1.000 vendas, das quase 300 foram feitas por quem já havia comprado de você, então seu índice de recompra é de 300/1.000 = 0.30 ou 30%.

Entreviste seus clientes

Outra grande estratégia para averiguar o sucesso de seu programa de fidelidade é entrevistar seus clientes. No caso, faça perguntas sobre as expectativas deles para com a empresa, quais pontos eles acreditam que devem melhorar, e também se indicariam ou não sua marca para conhecidos – aproveitando para mensurar o NPS.

Como o Rede Parcerias pode ajudar na construção do seu programa de fidelidade?

Agora que você sabe tudo isso sobre programas de fidelidade, gostaríamos de apresentar o Rede Parcerias, programa de gestão e comunicação de Clubes de Vantagens. Através de soluções que geram maior valor na relação de empresas com seus clientes, colaboradores e associados.

Através dele você consegue ser parceiro de grandes marcas do mercado, inclusive empresas que atuam em sua cidade, facilitando o resgate dos benefícios ofertados. Além disso, criar um Clube de Vantagens nunca foi tão fácil: a plataforma possui uma experiência intuitiva e prática, com ferramentas simples de usar. 

Descubra todos os benefícios de um clube de vantagens e faça parte do Rede Parcerias!

banner blog conheca o Rede Parcerias

 

 

 

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.