Rede ParceriaBlog.

Sorteio: tudo que você precisa saber

Sorteio tudo que voce precisa saber

Qual a primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa em sorteio? Provavelmente algo como os sorteios lotéricos ou os jogos de sorte. Mas, é verdade também que são bem comuns em promoções e eventos especiais de marcas, supermercados, entre outros.

Eles também têm sido cada vez mais utilizados em estratégias para aumentar o acesso em redes sociais ou conseguir mais acessos em sites e páginas específicas. Inclusive, se você chegou até aqui, é porque provavelmente já está o  considerando como estratégia de marketing possível para engajar o seu consumidor ou usuário.

Os sorteios podem ser utilizados em diferentes momentos e para diferentes objetivos, por isso, seus benefícios são variados. O fato é que utiliza-los como estratégia pode ser uma ótima maneira de diferenciar sua empresa frente aos consumidores e aos concorrentes.

Neste artigo você encontrará tudo sobre sorteios: as vantagens associadas à estratégia, diferentes tipos e maneiras de realizá-los, além de links adicionais. Continue a leitura e saiba mais!

Sorteio e Marketing: os benefícios na estratégia

Os benefícios de utilizar sorteios na estratégia de Marketing são muitos! Entre eles está a propaganda da marca, maior geração de valor para o público, maior alcance e captação de novos clientes, maior retenção, fidelização e muito mais.

Extremamente importante, uma das maiores vantagens associadas parte do fato de que eles estão relacionados com a sorte. Mas, o que torna a sorte um fator tão importante nesse caso?

A sorte está diretamente ligada às emoções do consumidor participante de um sorteio. Além disso, partem do mesmo conceito de gamificação e todo mundo gosta de se divertir. Nesse sentido, é uma ótima maneira de investir no Marketing Emocional e Experiência do Cliente.

Alguns tipos e como fazer

Existem diferentes tipos de sorteios, com objetivos e benefícios diversos. Por isso, é importante que, antes de realizar um sorteio, você tenha muito bem planejada a sua estratégia.

Isso envolve escolher bem o seu público-alvo, o canal por onde será realizado o sorteio (incluindo pensar se será online ou offline), os custos de realização (desde a divulgação até a entrega do prêmio), entre outros. O sorteio pode ser pensado como uma campanha ou parte de uma.

É sempre importante lembrar também de fazê-los de maneira legalizada e autorizada pelas vias necessárias de cada local, a fim de evitar o efeito inverso com insatisfação do público e, pior ainda, possíveis problemas judiciais.

Abaixo, falaremos especificamente de alguns dos tipos de sorteios, como e quando realizá-los!

– Sorteios promocionais

São sorteios realizados para promover a marca realizadora. Por isso, estão muitas vezes associados a campanhas específicas. Os sorteios em supermercados são um exemplo.

Essas ações podem ser realizadas tanto online quanto offline, oferecendo todo tipo de prêmio, contanto que legalizado e dentro das normas.

– Sorteios em Redes Sociais

Cada vez mais comuns, os sorteios em redes sociais estão normalmente associados às estratégias que visam mais acesso a páginas e sites ou aumento no número de seguidores. Principalmente nessa modalidade, é importante estar atento às regras e leis para não passar por imprevistos.

“Concursos e promoções são processos que podem parecer simples aos olhos do consumidor, mas que exigem uma longa e cuidadosa preparação. São procedimentos que começam bem antes do início da ação em si, com um amplo planejamento, formatação da estrutura jurídica e operacional, e se segue por um tempo após o final da ação, com a etapa de prestação de contas.” – Fonte: Mundo do Marketing 

Esse tipo de ação deve ser feita quando o objetivo é captar métricas online. É preciso ter algumas coisas em mente:

  1. Sorteios online só podem ser feitos por pessoas jurídicas
  2. Precisam ser devidamente autorizados, assim como todas as outras modalidades
  3. É preciso utilizar uma terceira plataforma para realizá-lo
  4. A entrega do prêmio não é imediata

– Sorteios em eventos

Como o próprio nome já diz, são sorteios realizados em ações especificas, junto com outro evento. Pode ocorrer ao final de um workshop, em feiras, palestras ou como no caso dos supermercados, de novo, por exemplo.

Para realizar essa dinâmica em eventos, é necessário um preparo cuidadoso, já que eventos tem data e hora exatas para acontecer. Então, se o seu sorteio acontece no mesmo momento do evento, é bom estar preparado para quaisquer imprevistos. Ter um roteiro de início, meio e fim é fundamental.

Como fazer sorteios através do seu Clube de Benefícios

Se você tem um Clube de Vantagens com o Rede Parcerias, isso não é uma novidade. Sim, é possível fazer sorteios diretamente da plataforma do clube!

Mensalmente, o Rede Parcerias realiza sorteios gratuitos para toda a base de usuários dos clubes. Os prêmios vão desde televisão até fone de ouvido bluetooth. Nessa modalidade, todo o custo e burocracia ficam por conta do Rede Parcerias.

Existe também a modalidade de sorteio exclusivo, que pode ser contratado com o prêmio designado pela empresa contratante. Nessa modalidade, o prêmio será sorteado exclusivamente para a base de beneficiários do clube, sem demais possíveis ganhadores.

É uma ótima maneira de garantir mais acessos e engajamento, promover mais valor associado à marca da empresa e melhorar o relacionamento com o público.

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.