Sorteio: tudo que você precisa saber

Qual a primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa em Sorteio? Provavelmente algo como os sorteios lotéricos ou os jogos de sorte. Mas, é verdade também que são bem comuns em promoções e eventos especiais de marcas, supermercados, entre outros.

Eles também têm sido cada vez mais utilizados em estratégias para aumentar o acesso em redes sociais ou conseguir mais acessos em sites e páginas específicas. Inclusive, se você chegou até aqui, é porque provavelmente já está o considerando como estratégia de marketing possível para engajar o seu consumidor ou usuário.

Os sorteios podem ser utilizados em diferentes momentos e para diferentes objetivos, por isso, seus benefícios são variados. O fato é que os utilizar como estratégia pode ser uma ótima maneira de diferenciar sua empresa frente aos consumidores e aos concorrentes.

Neste artigo você encontrará tudo sobre sorteios: as vantagens associadas à estratégia, diferentes tipos e maneiras de realizá-los, como fazê-los pelo clube de vantagens, além de links adicionais. Continue a leitura e saiba mais!

Sorteio e Marketing: os benefícios na estratégia

Os benefícios de utilizar sorteios na estratégia de Marketing são muitos! Entre eles está a propaganda da marca, maior geração de valor para o público, maior alcance e captação de novos clientes, maior retenção, fidelização e muito mais.

Extremamente importante, uma das maiores vantagens associadas parte do fato de que eles estão relacionados com a sorte. Mas, o que torna a sorte um fator tão importante nesse caso?

A sorte está diretamente ligada às emoções do consumidor participante de um sorteio. Além disso, partem do mesmo conceito de gamificação e todo mundo gosta de se divertir. Nesse sentido, é uma ótima maneira de investir no Marketing Emocional e Experiência do Cliente.

Tipos de Sorteios e como fazer

Existem diferentes tipos de sorteios, com objetivos e benefícios diversos. Por isso, é importante que, antes de realizar um sorteio, você tenha muito bem planejada a sua estratégia.

Isso envolve escolher bem o seu público-alvo, o canal por onde será realizado o sorteio (incluindo pensar se será online ou offline), os custos de realização (desde a divulgação até a entrega do prêmio), entre outros. O sorteio pode ser pensado como uma campanha ou parte de uma.

É sempre importante lembrar também de fazê-los de maneira legalizada e autorizada pelas vias necessárias de cada local, a fim de evitar o efeito inverso com insatisfação do público e, pior ainda, possíveis problemas judiciais.

Abaixo, falaremos especificamente de alguns dos tipos de sorteios, como e quando realizá-los!

– Sorteios promocionais

São sorteios realizados para promover a marca realizadora. Por isso, estão muitas vezes associados a campanhas específicas. Os sorteios em supermercados são um exemplo.

Essas ações podem ser realizadas tanto online quanto offline, oferecendo todo tipo de prêmio, contanto que legalizado e dentro das normas.

– Sorteios em Redes Sociais

Cada vez mais comuns, os sorteios em redes sociais estão normalmente associados às estratégias que visam mais acesso a páginas e sites ou aumento no número de seguidores. Principalmente nessa modalidade, é importante estar atento às regras e leis para não passar por imprevistos.

“Concursos e promoções são processos que podem parecer simples aos olhos do consumidor, mas que exigem uma longa e cuidadosa preparação. São procedimentos que começam bem antes do início da ação em si, com um amplo planejamento, formatação da estrutura jurídica e operacional, e se segue por um tempo após o final da ação, com a etapa de prestação de contas.” – Fonte: Mundo do Marketing 

Esse tipo de ação deve ser feita quando o objetivo é captar métricas online. É preciso ter algumas coisas em mente:

  1. Sorteios online só podem ser feitos por pessoas jurídicas
  2. Precisam ser devidamente autorizados, assim como todas as outras modalidades
  3. É preciso utilizar uma terceira plataforma para realizá-lo
  4. A entrega do prêmio não é imediata

– Sorteios em eventos

Como o próprio nome já diz, são sorteios realizados em ações especificas, junto com outro evento. Pode ocorrer ao final de um workshop, em feiras, palestras ou como no caso dos supermercados, de novo, por exemplo.

Para realizar essa dinâmica em eventos, é necessário um preparo cuidadoso, já que eventos tem data e hora exatas para acontecer. Então, se o seu sorteio acontece no mesmo momento do evento, é bom estar preparado para quaisquer imprevistos. Ter um roteiro de início, meio e fim é fundamental.

Como fazer sorteios através do seu Clube de Benefícios

A utilização de sorteios é muito comum como estratégia de marketing para divulgação de produtos, marcas, serviços, gerar engajamento com seu público, retenção de clientes, entre outros. Para isso, é necessário criar mecanismos de impulsionamento e interatividade entre clientes e empresas.

Aqui no Rede Parcerias, utilizamos esta estratégia para fazer com que o usuário acesse mais o Clube de Vantagens, aumentando seu engajamento. Como fazemos e quais objetivos estão por trás desta estratégia, é o que veremos a seguir.

Como promovemos os sorteios em nossos Clubes de Vantagens

A realização de sorteios tem por característica a distribuição de prêmios, seja por cupons, vouchers, produtos ou serviços. Sendo assim, é importante escolher estrategicamente o prêmio a ser utilizado, de acordo com a finalidade do sorteio, principalmente levando-se em consideração o perfil dos usuários do clube.

Existem dois tipos de sorteios nos Clubes de Vantagens do Rede Parcerias:

Sorteios Gratuitos

Sorteios gratuitos, usualmente, são sazonais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, entre outros, e, por este motivo, seguem um calendário de campanhas como na ilustração abaixo.

Os clientes que contratam a plataforma do Rede Parcerias adquirem a possibilidade de participar de sorteios gratuitos com ótimos prêmios como, notebooks, eletrodomésticos, videogames, TVs e etc.

São prêmios estrategicamente escolhidos de acordo com a época do ano em que o sorteio será realizado e o perfil dos participantes, tudo pensado para aumentar o engajamento dos usuários com os Clubes de Vantagens.

Os sorteios gratuitos são realizados para toda a base de usuários dos clubes participantes. O cliente recebe com antecedência o comunicado sobre o sorteio gratuito e inscreve seu clube para participar.

Em seguida, recebe o mídia kit para divulgar o sorteio aos seus usuários e é neste momento que entra um de nossos diferenciais. Fornecemos todo o suporte, disponibilizando todas as peças necessárias para cada canal, como e-mail marketing, post para redes sociais, etc. 

Sorteios Exclusivos

Já os sorteios exclusivos, são convocados pelo cliente e independem de datas comemorativas. Por sua vez, o prêmio é disputado somente entre os usuários do clube pagante. 

Para elaboração deste tipo de sorteio, o cliente entra em contato com um de nossos executivos de conta para negociação e obtenção de todo o suporte necessário para a execução.

É importante ratificar que, tanto os sorteios gratuitos quanto os pagos possuem Certificados de Autorização o SRE/MF, totalmente legalizado, seguindo as boas práticas, para garantir uma boa experiência ao usuário do clube e idoneidade das marcas envolvidas.

Objetivos

Os sorteios proporcionam que o usuário acesse mais ao Clube de Vantagens, aumentando seu engajamento e retenção de clientes. Note, na figura abaixo, o poder do impacto de um sorteio no número de acessos a um clube:

A figura acima se refere aos acessos de um Clube de Vantagens que promoveu o “Sorteio do Dia dos Pais”, entre julho e agosto, onde o prêmio foi um videogame de última geração; e o “Sorteio de Primavera”, entre setembro e outubro, onde os prêmios foram 10 airfryers.

Aumentando este engajamento do usuário com o Clube de Vantagens, obtemos benefícios como:

  • Fazer com que ele tenha uma experiência positiva e seja um divulgador de sua marca;
  • Melhorar o relacionamento com o usuário, uma vez que ele percebe que a empresa está promovendo ações de integrações;
  • Ajuda a fortalecer e agregar valor à sua marca;
  • Aumenta a fidelização e a retenção de clientes.

Separamos aqui alguns cases que tivemos ao longo de nossa história, para que possa ter uma ideia do que podemos entregar para sua empresa engajar, cada vez mais, sua base de clientes e/ou colaboradores:

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato!