Sorteios, uma excelente estratégia para retenção de clientes

A utilização de sorteios é muito comum como estratégia de marketing para divulgação de produtos, marcas, serviços, gerar engajamento com seu público, retenção de clientes, entre outros. Para isso, é necessário criar mecanismos de impulsionamento e interatividade entre clientes e empresas.

Aqui no Rede Parcerias, utilizamos esta estratégia para fazer com que o usuário acesse mais o Clube de Vantagens, aumentando seu engajamento. Como fazemos e quais objetivos estão por trás desta estratégia, é o que veremos a seguir.

Como promovemos os sorteios em nossos Clubes de Vantagens

 A realização de sorteios tem por característica a distribuição de prêmios, seja por , cupons, vouchers, produtos ou serviços. Sendo assim, é importante escolher estrategicamente o prêmio a ser utilizado, de acordo com a finalidade do sorteio, principalmente levando-se em consideração o perfil dos usuários do clube. Existem dois tipos de sorteios nos Clubes de Vantagens do Rede Parcerias:

  • Sorteios Gratuitos

Sorteios gratuitos, usualmente, são sazonais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, entre outros, e, por este motivo, seguem um calendário de campanhas como na ilustração abaixo.

Os clientes que contratam a plataforma do Rede Parcerias adquirem a possibilidade de participar de sorteios gratuitos com ótimos prêmios como, notebooks, eletrodomésticos, videogames, TVs e etc. São prêmios estrategicamente escolhidos de acordo com a época do ano em que o sorteio será realizado e o perfil dos participantes, tudo pensado para aumentar o engajamento dos usuários com os Clubes de Vantagens.

Os sorteios gratuitos são realizados para toda a base de usuários dos clubes participantes. O cliente recebe com antecedência o comunicado sobre o sorteio gratuito e inscreve seu clube para participar. Em seguida, recebe o mídia kit para divulgar o sorteio aos seus usuários e é neste momento que entra um de nossos diferenciais. Fornecemos todo o suporte, disponibilizando todas as peças necessárias para cada canal, como e-mail marketing, post para redes sociais, etc. 

  • Sorteios Exclusivos

Já os sorteios exclusivos, são convocados  pelo cliente e independem de datas comemorativas. Por sua vez, o prêmio é disputado somente entre os usuários do clube pagante. 

Para elaboração deste tipo de sorteio, o cliente entra em contato com um de nossos executivos de conta para negociação e obtenção de todo o suporte necessário para a execução.

É importante ratificar que, tanto os sorteios gratuitos quanto os pagos possuem Certificados de Autorização SECAP/ME, totalmente legalizado, seguindo as boas práticas, para garantir uma boa experiência ao usuário do clube e idoneidade das marcas envolvidas.

Objetivos

Os sorteios proporcionam que o usuário acesse mais ao Clube de Vantagens, aumentando seu engajamento e retenção de clientes. Note, na figura abaixo, o poder do impacto de um sorteio no número de acessos a um clube:

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente

A figura acima se refere aos acessos de um Clube de Vantagens que promoveu o “Sorteio do Dia dos Pais”, entre julho e agosto, onde o prêmio foi um videogame de última geração; e o “Sorteio de Primavera”, entre setembro e outubro, onde os prêmios foram 10 airfryers.

Aumentando este engajamento do usuário com o Clube de Vantagens, obtemos benefícios como:

  • Fazer com que ele tenha uma experiência positiva e seja um divulgador de sua marca;
  • Melhorar o relacionamento com o usuário, uma vez que ele percebe que a empresa está promovendo ações de integrações;
  • Ajuda a fortalecer e agregar valor à sua marca;
  • Aumenta a fidelização e a retenção de clientes.

Separamos aqui alguns cases que tivemos ao longo de nossa história, para que possa ter uma ideia do que podemos entregar para sua empresa engajar, cada vez mais, sua base de clientes e/ou colaboradores:

Descubra como podemos aplicar estas estratégias de engajamento, fidelização e retenção de clientes em sua empresa. Entre em contato com nossa equipe para desenvolvermos um projeto sob medida.