Rede ParceriaBlog.

Sazonalidade como estratégia de relacionamento com o cliente!

Mãe e filha se abraçando e a mãe segurando um buquê de flores

Quando se trata de relacionamento com o cliente, é preciso estar atento a todas as oportunidades que o mercado apresenta para fortalecer ainda mais a presença do seu negócio no dia a dia do seu público. Uma dessas oportunidades certamente está amparada no que chamamos de sazonalidade.

De maneira geral, a sazonalidade trata de uma oportunidade de negócio mais direcionada, concentrada em datas relevantes para o consumidor, como dia das mães, dia dos namorados, natal e até mesmo black friday.

Quando usada de maneira favorável ao negócio, pode trazer bons frutos, inclusive melhorar seu relacionamento com o cliente. Por isso, inúmeros empresários têm usado momentos de sazonalidade para estreitar o laço entre prestador de serviços e consumidor.

Mas, vamos lá, você sabe o que é sazonalidade e como usá-la em seu negócio para atrair e fidelizar clientes? Bem, o Rede Parcerias pensou nisso e elaborou um conteúdo completo explicando o que ela é e como aplicar na sua empresa. Quer ficar por dentro de tudo? Continue rolando a página e acompanhe na sequência!

O que é uma campanha sazonal?

Sazonal é uma outra maneira de se referir a algo que é temporário e que se repete sempre em determinada época. Por exemplo, produtos de praia são adquiridos principalmente no verão, todos os anos.

Outro ótimo exemplo de campanha sazonal é quando uma empresa de ar condicionado, que possui um clube de vantagens, o usa como canal para promoção de campanhas sazonais no inicio do verão.

Pessoas sentadas uma do lado da outra segurando sacolas de compras

Tendo estabelecido previamente um calendário de promoções, é possível – por meio de redes sociais, e-mail marketing, aplicativos e demais ferramentas de marketing, construir uma ótima campanha sazonal que prioriza a ambientação do cliente antes da promoção ocorrer. Mas como?

Bem, uma das atitudes que mais tem mostrado ser promissora em campanhas sazonais é a antecipação. Ela acontece quando organizamos as mídias sociais para preparar o cliente para algo que está por vir. Isso cria um sentimento de expectativa no consumidor, que ficará esperando pelo lançamento da campanha e dos produtos em promoção.

Sendo assim, a sazonalidade entende-se como qualquer coisa que tem o costume de acontecer em um momento ou período específico. Quando falamos de campanhas sazonais, falamos sobre a oportunidade de aproveitar períodos e datas específicas do ano para impulsionar o seu relacionamento com o cliente.

Isso é promissor para o cliente e para o empresário, uma vez que ambos saem ganhando com essa oportunidade. O consumidor fica instigado a comprar mais, graças a promoções imperdíveis, além de sentir que a empresa entende suas necessidades. Já o empresário consegue melhorar os resultados do seu negócio, fidelizando clientes antigos e conquistando novos.

Quais os benefícios de uma campanha sazonal?

Quando bem aplicada à sua estratégia, principalmente nas datas comemorativas, as campanhas sazonais são uma ótima oportunidade de começar uma conversa com o seu cliente, por meio de uma estratégia eficiente de marketing de engajamento.

Dentre as vantagens de uma campanha sazonal positiva estão o fato de conseguir vender produtos em datas que normalmente o negócio tende a não render tantos resultados. Além disso, ela permite que novos clientes conheçam a sua marca, já que vão estar envolvidos pelo efeito mágico que as promoções causam.

Três presentes embrulhados um do lado do outro

Outro grande benefício é que, quando atrelado a um clube de vantagens, as campanhas sazonais servem para estreitar o relacionamento, melhorando a comunicação entre público e empresa, fazendo com que ele se sinta envolvido e comece a acompanhar mais frequentemente promoções, novidades e outras informações importantes.

Contudo, é preciso compreender que, para fazer uma campanha sazonal eficiente, é necessário envolver aspectos mais profundos do que listar datas e períodos do ano. É preciso ter uma estratégia bem elaborada para cada uma delas, estabelecendo quais são os seus principais objetivos e criando um planejamento detalhado do que será feito e qual o resultado esperado.

Como fazer uma boa campanha sazonal para o seu clube de vantagens?

Apostando em um clube de vantagens como um diferencial para o relacionamento com o seu negócio, você tem à sua disposição milhares de marcas conhecidas no mercado que o ajudam a construir uma boa reputação, além de oferecer produtos e serviços com preços reduzidos que o seu cliente só irá encontrar através desse relacionamento com a sua empresa.

O mundo dos negócios é uma roda da fortuna e você precisa estar sempre atento a tudo o que está acontecendo para se adaptar às novidades e às novas tecnologias. Você precisa estar onde o seu cliente está.

Embora o clube de vantagens seja uma das melhores estratégias para ajudar uma empresa a conquistar a fidelização, é preciso saber incorporá-la às suas estratégias de relacionamento, abrindo portas para que se comece um diálogo com seus atuais clientes e futuros clientes.

Por isso, para elaborar uma campanha sazonal que tenha como canal o clube de vantagens, é preciso conhecer alguns aspectos básicos – e super importantes – para fazer com que ela traga resultados reais, e não seja somente mais uma semana de promoções.

  • Determine um calendário: defina quais são as datas sazonais que melhor se encaixam dentro da proposta do seu negócio e crie um calendário sinalizando quando cada uma destas datas vai acontecer. É importante que sejam momentos estratégicos, de preferência períodos que você já saiba que há um maior engajamento do seu público.Para ter certeza de estar definindo um calendário promissor e que faça sentido, você pode promover uma pesquisa de mercado e questionar os consumidores sobre quais datas são mais importantes para eles e que gostariam de receber promoções. É possível fazer isso por meio do seu canal do clube de vantagens.
  • Faça boas parcerias: é hora de entrar em contato com alguns dos seus parceiros e negociar espaços de divulgação e benefícios diferenciados para as suas campanhas. Para atrair a atenção do seu cliente, é interessante que as ofertas da sua campanha sazonal sejam diferenciadas e entreguem ainda mais valor para o usuário do seu clube de vantagens.
  • Defina os canais de divulgação: planeje passo a passo como a comunicação destas campanhas será feita e quais os canais de comunicação do seu negócio você irá utilizar. Você pode apostar em uma comunicação através de e-mail marketing, disparando e-mails personalizados para a sua base de usuários. Outra boa estratégia é o disparo de SMS com uma mensagem personalizada para lembrar o seu cliente dos benefícios que ele pode encontrar no seu clube, ou mesmo a notificação push, perfeita para quem quer impactar o máximo de usuários em uma mensagem mais direta.
  • Prepara seus funcionários para as campanhas: não se esqueça de se preparar para um possível aumento na demanda de SAC que as campanhas possam gerar e observar o comportamento dos seus usuários para entender quais os benefícios foram mais interessantes e se as suas expectativas em relação ao seu clube de vantagens foram atendidas.
  • Cuidado com pequenas sazonalidades: é fato que uma campanha sazonal pode trazer bons frutos, porém, em alguns casos ela não é tão promissora assim. Foque em datas que possuam grandes demandas de compra e por um período de tempo maior.Por exemplo, um açougue não irá lucrar tanto em uma sexta-feira santa, afinal, o consumo de carne cai. Será que vale a pena investir em uma campanha sazonal somente para esse dia? Acreditamos que não, pois o consumidor pode não procurar pelo seu serviço, já que seu estabelecimento não é especialista. Assim, a campanha seria um fracasso.

    Contudo, vale a pena promover uma campanha sazonal no natal e ano novo, em que o consumo de carne aumenta devido às grandes comemorações de final de ano? Nesse caso, a campanha parece muito mais promissora e pode dar ótimos resultados.

O exemplo é bastante básico, mas demonstra a essência de uma campanha sazonal pautada em períodos que realmente promovem um maior engajamento. São essas campanhas que tendem a ser promissoras para empresários que desejam fidelizar e atrair novos clientes.

Quer entender como implementar um clube de vantagens? Aqui no blog do Rede Parcerias nós temos um conteúdo completo irá esclarecer todas as suas dúvidas. Passe por lá e confira!

Uma boa campanha sazonal pode abrir portas para que você comece um bom relacionamento com o seu cliente, por isso, não deixe essa oportunidade de fidelização passar. Crie um calendário de comunicação e mostre para o seu cliente que você quer estar presente em todos os momentos importantes para ele!

Bacana entender como a combinação entre sazonalidade e clube de vantagens pode ser algo promissor para um negócio, não é mesmo? Aqui no blog do Rede Parcerias nós temos muitos outros conteúdos como esse, que te ajudam a impulsionar seu negócio com base em estratégias eficientes e promissoras.

Continue conosco! Aproveite e venha entender mais sobre estratégias de relacionamento com o cliente e fique por dentro de formas eficazes de fidelização e atração de clientes! Te vejo no próximo post.

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.