Rede ParceriaBlog.

Satisfação do cliente: como converter um cliente insatisfeito

Satisfacao do Cliente

 

Não há nada mais importante para uma empresa do que a satisfação do cliente. Claro, um bom produto, preços razoáveis e condições facilitadas de pagamento são essenciais para o bom desempenho de uma marca. Entretanto, se o cliente vivencia um mau atendimento ou, simplesmente, se sente insatisfeito com a experiência de compra em um estabelecimento, a qualidade dos produtos e os preços baixos podem acabar indo por água abaixo.

Hoje, mais do que nunca, a insatisfação do cliente impacta  negativamente nos resultados da empresa, levando em consideração a facilidade com a qual os consumidores compartilham suas experiências negativas vivenciadas em um estabelecimento específico, e o poder de repercussão desse compartilhamento.  

Apesar de uma avaliação negativa por parte do cliente parecer desanimador em um primeiro momento, é importante analisar de forma estratégica, não apenas para resolver o problema como também para prevenir futuros. 

Olhar para a insatisfação dos consumidores de forma crítica e buscar  compreender, a fundo, os motivos e intenções por trás de tal experiência negativa são fundamentais para esse processo. Além disso, receber críticas de seu público pode ser uma ótima maneira de dar uma atenção redobrada a certos setores dentro de uma empresa, além de também ser uma ótima oportunidade de otimizar um serviço já oferecido.

O QUE LEVA UM CLIENTE À INSATISFAÇÃO?

Há inúmeras razões pelas quais um cliente pode se sentir insatisfeito com uma marca, desde a compra de produtos que não condizem com sua expectativa, uma experiência negativa,, até dificuldades para resolver problemas específicos através dos canais de atendimento internos de uma empresa.

Entre as principais causas de insatisfação do cliente, estão:

DIFICULDADE DE ACESSO:

Canais de consulta que não funcionam direito, suporte técnico de baixa qualidade e dificuldades no atendimento do cliente são alguns aspectos que podem prejudicar a acessibilidade dos consumidores aos produtos e serviços, resultando em um aumento no nível de insatisfação do público.

INFORMAÇÕES IMPRECISAS:

Ser transferido de um setor para outro através dos canais de atendimento de uma empresa ou, até mesmo, dentro da loja física de um estabelecimento, é um fator que aumenta as chances de impactar negativamente a satisfação dos clientes. A comunicação entre a empresa e o consumidor deve ser sempre clara e objetiva, com informações precisas e com pouca margem de erro, para que não haja um impacto negativo na reputação do estabelecimento.

ATENDIMENTO LENTO:

Ninguém gosta de vivenciar um atendimento lento, principalmente quando há alguma questão a ser resolvida. Desde filas gigantescas na hora de pagar por um produto, até a demora no atendimento do suporte ao cliente, a lentidão na hora de resolver os problemas dos consumidores pode impactar negativamente na satisfação dos clientes e, consequentemente, na reputação da marca.

FALTA DE SIMPATIA: 

Ser atendido por um funcionário mal humorado ou ríspido é um dos principais fatores de insatisfação do cliente. Independentemente do nível de formalidade do estabelecimento ou dos produtos ou serviços comercializados, o mínimo que um consumidor espera ao decidir fazer negócios com uma loja ou empresa específica, é um atendimento com simpatia, qualidade e respeito.

5 MANEIRAS DE MELHORAR A SATISFAÇÃO DO SEU CLIENTE

Apesar de receber uma avaliação negativa de um cliente ser algo que nenhuma empresa gosta de vivenciar, é importante analisar, com um olhar crítico, cada erro individualmente e tentar estabelecer um padrão de melhorias que poderia ser implementado dentro dos sistemas de atendimento, manufatura ou distribuição de uma empresa.

Ao olhar cada crítica e cada reclamação como uma oportunidade de aperfeiçoar ainda mais os serviços já oferecidos pelo estabelecimento, a insatisfação do cliente pode se tornar uma ferramenta essencial de otimização empresarial.

Abaixo, nós separamos para você as cinco melhores maneiras de melhorar a satisfação do cliente através da implementação de mudanças internas!

  1. FAÇA COM QUE SEU CLIENTE SE SINTA OUVIDO:

    é essencial descobrir com o que o cliente está insatisfeito e por quê. Ouvir atentamente à reclamação de um consumidor auxilia a empresa a não só entender melhor os problemas que estão afetando o cliente, mas também a analisar diversos problemas internos da empresa.

  2. ENTENDA AS EXPECTATIVAS DO SEU CLIENTE:

    a partir do momento que uma empresa consegue alinhar as expectativas do cliente aos seus serviços oferecidos, a insatisfação, por parte do consumidor, é bem menos provável, tendo em vista que já há um entendimento profundo em relação ao que deve ser esperado ou não.

  3. APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA OTIMIZAR SEUS SERVIÇOS:

    ao levar em consideração as reclamações e insatisfações dos clientes, a empresa tem a chance de analisar a fundo seus problemas, sejam eles superficiais ou sistemáticos, e resolver adversidades que antes poderiam passar percebidas pela marca.

  4. MANTENHA UM SISTEMA DE FEEDBACK:

    a configuração de canais eficazes de feedback facilita a comunicação entre o cliente e a empresa no caso de existir algum problema a ser resolvido ou alguma reclamação a ser feita. Além disso, receber feedbacks de clientes de maneira periódica auxilia , também, no entendimento das expectativas e necessidades dos consumidores.

  5. ACOMPANHAMENTO APÓS A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA:

    depois de ajudar um cliente a resolver um problema específico, é necessário que sempre haja um acompanhamento posterior, por parte da empresa, para garantir que ele não tenha nenhum outro problema tão cedo. O acompanhamento do cliente é um aspecto importante da experiência do cliente, pois auxilia o estabelecimento a construir um forte vínculo com seu público e gerar um relacionamento fidelizado com seu mercado-alvo.

REDE PARCERIAS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Aqui no Rede Parcerias, a satisfação do cliente está sempre em primeiro lugar! Por isso, nós fazemos questão de contar com um atendimento interno de alta qualidade, um suporte técnico preparado, equipes de alta performance para auxiliar as empresas beneficiárias a aproveitarem ao máximo seus Clubes de Benefícios e um sistema interno que aprecia tanto seus consumidores quanto seus colaboradores!

Um time nota 10  trabalhando arduamente para entregar uma comunicação de qualidade para mais de 200 empresas e impactar a vida de mais de 5 milhões de brasileiros!

banner blog conheca o rede parcerias

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *