Rede ParceriaBlog.

Relacionamento com o cliente: tudo que você precisa saber !

Relacionamento com o cliente: como estabelecer

Se você não tem o relacionamento com o cliente como um dos pilares da sua empresa, está perdendo dinheiro! Então, pare agora o que está fazendo e venha aprender com a gente.

O consumidor não quer ser tratado como mais um cliente, ele quer ser ouvido como um parceiro, uma pessoa importante – e ele é mesmo! Então, desenvolver vínculos com os consumidores é a melhor estratégia de fidelização de clientes.

Como fazer isso? Acompanhe a leitura que nós daremos as dicas necessárias para conquistá-lo.

Fundamentos da relação com o cliente

mulher-trabalho-satisfeita

Antes de começarmos a falar sobre as dicas, é preciso conhecer os fundamentos dessa estratégia de marketing. O principal objetivo da ter um relacionamento com o cliente é torná-lo fiel a marca, afinal, um consumidor leal deixa de comprar em outras empresas – mesmo que o preço seja inferior – apenas pelo relacionamento que ele possui com a sua.

Além do mais, um cliente feliz propaga a todos a sua volta o quanto o produto é bom, o atendimento é maravilhoso, o quanto a empresa se importa com seu bem estar, enfim, a marca que o entende.

Se você não cria vínculos com ele, é apenas mais uma transação dentre tantas que ele faz no dia. Pense no seu dia a dia, se você vai a uma padaria comprar pães e o atendente nem responde o seu bom dia, qual o seu nível de satisfação com o lugar? Outra coisa, quais são as chances de você voltar comprar?

Agora, se você chega num restaurante e o garçom abre um sorriso e o cumprimenta, você sente que a sua presença é bem-vinda no recinto e a sensação de conforto é outra. E digo mais, se ele dá atenção para suas necessidade e se prontifica em resolvê-las, certeza que a comida fica até mais saborosa.

Não adianta ter o melhor pão francês se seu atendimento é péssimo, o mesmo vale para o contrário, ter um ótimo sorriso, simpatia e prontidão, porém o produto é desprezível. O equilíbrio entre os dois é fundamental, por isso melhore a comunicação com o cliente.

6 dicas para manter o relacionamento saudável

Outro ponto que vale a pena ressaltar: não basta apenas criar um vínculo passageiro e sem nenhum reforço dessa relação. Laços criados? Chegou a hora de mantê-los de forma permanente! Como fazer isso a gente ensina agora:

1.Transparência em primeiro lugar

Ao cliente você deve ser aberto, sincero e transparente. O comportamento de sempre esconder algo ou não informar a procedência de um produto é extremamente prejudicial e ignorar sua presença ou não demonstrar interesse na sua necessidade pode ser fatal!

Então, esteja sempre presente e seja franco com as questões que aparecerem, o desenvolvimento da confiança é primordial para o sucesso da sua marca. Uma vez que ela é quebrada nunca mais será a mesma, por esse motivo seja íntegro, confiável e dinâmico.

2.Seja amigo: identifique e resolva o problema

O consumidor não sabe o que deseja até que ele enxergue aquela necessidade, então, mostre a utilidade e não o produto. Se uma moça comprou um tênis para corrida em sua loja, ofereça as meias e um spray para odores. Se um rapaz comprou um terno, ofereça a camisa, gravata, lenço e cinta. Existem muitas possibilidades de venda ao redor do que o cliente veio procurando e se sua marca se preocupa em todos este detalhes, é uma verdadeira parceria do seu consumidor amiga.

Mas cuidado, essa atitude deve passar longe da insistência da venda casada. A ideia aqui é mostrar que você está atento a todos os pormenores e preparado para tudo o que ele precisa.

3.Acate os feedbacks

O comentário é positivo ou negativo, acate e diga que ao cliente que é importante esse feedback, isso mostra que a empresa realmente sente confiança em seus cliente e lhes dá a devida atenção. Agora, se são apenas reclamações avulsas que você sabe que não são verdadeiras, faça as considerações e mostre toda a veracidade. Entenda que se o cliente está reclamando tem um ruído na comunicação e precisa ser alinhado.

4.Entenda o comportamento

comunicação-multicanal-relacionamento

Público-alvo e persona, ambos devem ser bem estabelecidos antes de abrir um negócio. Assim, você entende os micro momentos de compra, estabelece a linguagem da marca, além de tudo que envolve o branded.

Conhece a expressão “dance conforme a música“? Exatamente sobre isso que trataremos neste tópico. Um dos pilares da boa relação com o cliente é entender seu comportamento e usar isso a seu favor. Vamos exemplificar para ficar mais compreensível: um consumidor tímido não se sente confortável sendo abordado da mesma maneira que um extrovertido, isto é, entenda o comportamento do cliente e o aborde da forma que ele aceita.

Claro que sem abrir mão do estilo da sua marca, apenas pequenos ajustes na forma de abordagem fazem toda a diferença na fidelização.

5. A importância de conhecer o ciclo de vida dos produtos

Entender o ciclo de vida é fundamental para estabelecer a relação, afinal, oferecer uma camisa sendo que ontem o cliente levou duas não é uma boa estratégia. Por isso, entenda o impacto do produto na vida do seu cliente e estabeleça o tempo de duração até que chegue na maturidade ou declínio.

Na maturidade o cliente está utilizando o produto e vendo sua verdadeira utilidade, já no declínio ele está deixando de usá-lo porque já cumpriu seu objetivo. Estabeleça o melhor momento para abordar novamente este consumidor com base em sua linha de produtos e sua jornada de compras.

6. Aplique o endomarketing

Ter um equipe engajada torna a experiência do cliente extremamente agradável. Por isso, aplique algumas técnicas de incentivo de equipe e veja eles vestirem a camisa de verdade, além disso, com as essas técnicas seus colaboradores ficam mais motivados, criativos e sentem-se parte da família empresarial.

Se você quer aprofundar um pouco mais no assunto, temos um conteúdo super completo sobre endomarketing que você precisa ler! Entenda como sua equipe motivada pode mudar o rumo da sua empresa.

Gostou do conteúdo! Hora de aplicar tudo o que ensinamos no dia a dia da sua empresa. Conte com a gente para mantê-lo no caminho para o sucesso.

Aproveite para conferir o post que o ensina a montar um programa de indicação de clientes e entenda um pouco mais sobre como o potencial dessas estratégias podem colocar sua marca acima de média.

Até o próximo post!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts