Rede ParceriaBlog.

Programa de Benefícios: Sua Empresa precisa conhecer!

Programa de Beneficios

Já ouviu sobre salário emocional? Trata-se de ir muito além do fator da remuneração mensal, fazendo com que seus colaboradores se sintam acolhidos e respeitados dentro da empresa em que atuam. Se você não tem nem ideia de por onde começar, dê uma olhada neste artigo e conheça mais sobre o Programa de Benefícios. São facilidades oferecidas pelas empresas mostrando preocupação pela equipe, e assim, você obtém um time mais engajado e feliz!

 

Salário Emocional

Conhecer sobre o conceito de Salário Emocional e como aplicá-lo dentro da realidade da sua empresa está sendo um dos grandes temas para a gestão.

Mesmo porque, atualmente, a preocupação acabou mudando! Os candidatos antigamente concorriam para entrar em tal empresa, e, hoje, são as empresas que precisam disputar e atrair os melhores talentos do mercado. E, isso não é uma tarefa tão fácil.

O salário emocional nada mais é que a felicidade dos seus colaboradores que, não depende apenas da quantidade monetária que uma empresa oferece. Indo um pouco além, tem a ver com oferecer aos seus funcionários: bônus, PDI, promoções, assim como o Programa de Benefícios.

Mesmo que a lei não tenha por obrigação dar benefícios para seus colaboradores (exceto pelo vale transporte, para quem tem mais de 300 funcionários) os benefícios são superimportantes em uma composição de salário emocional. Levando em conta, que, ao olhar para outras oportunidades de emprego, os colaboradores encontram um diferencial para se manter e se estabilizar no emprego atual. Portanto, é sempre bom ter em vista um Programa de Benefícios ao se planejar com ações de RH.

Um Programa de Benefícios Motiva sua Equipe

De maneira bem planejada, o Programa de Benefícios pode engajar e motivar sua equipe, com recursos oferecidos pela empresa além do padrão, que complementam sua remuneração mensal.

Assim, o Programa funciona de maneira personalizada para seu time, proporcionando aos seus profissionais uma qualidade melhor de vida e segurança, além de um salário emocional maior.

Sua empresa pode elaborar planos fixos, onde todos os colaboradores recebem as mesmas vantagens ou até proporcionar benefícios personalizados, escolhidos pelos funcionários de acordo com suas preferências.

O que você pode pensar aqui é sempre “ir além”.

Existem os benefícios obrigatórios por lei, então tente imaginar aqueles que são opcionais, como vale cultura e bolsas de estudos, etc. Quanto mais benefícios diferentes e amplos, maior a retenção de talento, engajamento entre outros benefícios que veremos mais adiante.

Como Estruturar um Programa de Benefícios para funcionários?

Se você já está imaginando implementar o Programa de Benefícios para funcionários na sua empresa, então não pula essa parte! 

Para ter uma boa implementação, os benefícios corporativos não escapam à regra e realmente precisam passar pela seção de planejamento interno. 

Dê uma olhada por onde começar:

Conheça seu time

O primeiro passo para começar seu Programa de Benefícios é fazendo um alinhamento com as expectativas da sua equipe. E como fazer isso? Conhecendo-os.

Você pode fazer isso através de uma pesquisa de clima ou até mesmo por meio de enquete para saber sugestões e opiniões do que eles gostariam que a empresa promovesse.

E, #ficadica: certifique-se de não começar seu planejamento sem esse primeiro item. Afinal, o que seria de uma aplicação de benefício sem o alinhamento de expectativas com seus colaboradores?! (lembre-se do salário emocional!)

Defina regras

É importante que algumas regras sejam estabelecidas na implementação do seu Programa, levando em consideração quais requisitos os colaboradores precisam ter para receber tais benefícios, ou quais situação podem ocasionar a perda deles…

São fatores que mantêm a produtividade e o engajamento. Pois, aqueles que não tem tais requisitos irão escalar a montanha para obter, e, aqueles que já têm estarão mais motivados para manter.

Pense fora da caixinha

Como foi mencionado, não se limite a benefícios comuns. Vá atrás daqueles que fogem ao convencional e traga satisfação, diferencial, e principalmente, fortaleça a marca da sua empresa.

Monitore através de Métricas

Esses investimentos corporativos devem sempre valer a pena! E para fazer isso, você pode monitorar através de métricas se existe adesão dos profissionais em utilizá-los da maneira correta.

programa beneficios 1

Benefícios em se ter um Programa de Benefícios

Mas, nós prometemos que íamos falar sobre os benefícios. E, cá estamos!

Os colaboradores estão sempre preocupados com sua própria qualidade de vida e isso está diretamente ligado às questões corporativas e como elas podem lhe assegurar.

Segundo uma pesquisa, realizada em Santa Catarina , foi comprovado que mesmo avaliado de forma positiva, uma empresa deve investir sempre em ações de qualidade de vida para seus profissionais, evidenciando cada vez mais sua preocupação com o bem-estar dos profissionais.

Atração e retenção de talentos

Um colaborador feliz, se mantém na empresa, não a troca e ainda propaga a marca em que faz parte. 

Por isso, reter talentos em uma instituição vai além do convencional. Pode ir desde aulas de inglês até aulas de dança, dentro de um Programa de Benefícios. O custo é mínimo quando comparado aos benefícios oferecidos. 

Melhora no ambiente de trabalho

E por falar em colaborador feliz, um ambiente com alegria generalizada é tudo de bom, né?! 

O Programa de Benefícios traz estímulos, seus colaboradores produzem mais, com motivação e os resultados tendem a ser mais efetivos em um ambiente mais harmonioso.

Qualificação de profissionais

E por que não investir na carreira dos seus profissionais? No Programa de Benefícios para funcionários, você pode implementar cursos com parceria em escola de idiomas ou até custear uma especialização que tenha a ver com o time.

E o mais bacana é que tudo que seu profissional vai aprendendo, já vai colocando a mão na massa na própria empresa. Assim, o que era um benefício acaba se tornando um retorno direto para a instituição.

Já imaginou quantas vantagens você terá com um Programa de Benefícios para funcionários? Então, comece agora mesmo!

Clique aqui e saiba mais!

 

 

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.