Rede ParceriaBlog.

Pesquisa de clima organizacional e seus benefícios corporativos

Pesquisa de clima organizacional e seus beneficios corporativos

Toda empresa busca ter os melhores resultados possíveis. Mas, mesmo com um time capacitado e processos organizados, muitas vezes não conseguimos atingir as metas. Nesse tipo de situação, vale a pena olhar para o clima dentro da organização.

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta utilizada para compreender as demandas dos funcionários e construir um ambiente que facilite o foco nos resultados. Ao melhorar o clima da organização, a empresa passa a desfrutar de uma série de benefícios corporativos. Continue lendo para saber mais.

O que é pesquisa de clima organizacional?

Chamamos de pesquisa de clima organizacional a ferramenta de gestão utilizada para aferir a qualidade dos relacionamentos no ambiente de trabalho. Seu desenvolvimento depende da coleta de dados para encontrar pontos de melhoria. Assim, a gestão pode entender melhor o sentimento geral dos trabalhadores em relação ao trabalho e à organização.

A pesquisa precisa ser bem organizada para que seja possível identificar e resolver os problemas que atravessam a produção. Ela também tem caráter preventivo, pois ajuda a reconhecer situações que hoje são inofensivas, mas que podem se agravar no futuro.

O sucesso da pesquisa depende de uma comunicação transparente para coletar feedbacks honestos. O engajamento de todos é essencial nesse ponto. O questionário aplicado aos funcionários deve ser direto e assertivo para possibilitar conclusões construtivas. 

Mas, o trabalho não acaba por aí. Depois de feitas as entrevistas, temos uma grande quantidade de dados que precisam ser analisados com atenção. Então, podemos aplicar mudanças na cultura organizacional para melhorar a qualidade das relações.

Qual a função de uma pesquisa de clima organizacional?

São muitos os motivos que temos para aplicar pesquisas de clima organizacional. A ferramenta é extremamente versátil e pode ser aplicada com facilidade nos mais diversos nichos. Isso porque ela permite analisar a organização em si e a forma como os colaboradores se relacionam – e isso independe do segmento atendido pela empresa.

Quando a pesquisa de clima organizacional é bem-feita, isso reflete em um aumento da moral da equipe, que entende que  sua opinião é valorizada. Então, cresce também a motivação do grupo e os funcionários passam a trabalhar de maneira mais engajada. 

Um dos principais efeitos de uma equipe motivada é o aumento de produtividade que se segue. A valorização de suas demandas faz com que os colaboradores estejam mais dispostos a se doar para o trabalho e produzir mais e melhor.

Em última instância, os resultados de sua pesquisa podem e devem inspirar a construção das políticas de recursos humanos. Ao planejar suas ações a partir das necessidades verificadas, fica muito mais fácil garantir colaboradores satisfeitos

A satisfação aumentada, por sua vez, ajuda a reter os bons funcionários por mais tempo dentro da organização. Com boas políticas de RH e bom clima de trabalho, é possível atrair e reter profissionais talentosos com muito mais facilidade.

Quais aspectos considerar em sua pesquisa de clima organizacional?

Quando for organizar sua pesquisa de clima organizacional, é importante estar atento a alguns aspectos para garantir resultados confiáveis. Lembre-se que as organizações são diferentes e têm  necessidades únicas que precisam ser respeitadas.

A elaboração do questionário precisa ser feita tendo em mente que se trata de uma pesquisa qualitativa. Isso significa que não adianta incluir questões objetivas ou que permitam apenas resposta “sim” ou “não”. Queremos medir o nível de satisfação e mensurar a qualidade do clima em todas suas nuances. 

Nesse sentido, pode ser interessante oferecer gradações para a resposta dos colaboradores. Você pode sugerir, por exemplo, uma escala de 0 a 10 para descrever o nível de satisfação do entrevistado. Isso também pode ser feito com palavras – muito satisfeito, satisfeito, insatisfeito etc. – ou por meio de perguntas discursivas.

Confira: Net Promoter Score – mini-guia para utilizar no setor de RH 

No mundo corporativo, existem alguns modelos diferentes de questionário que podem inspirar o seu. Entre eles temos os modelos de Sbragia, de Kolb e Litwin e Stringer.  Seja qual for sua escolha, o importante é ter uma escala ampla, que inclua  resultados e dados para análise. 

Como realizar sua pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta poderosa, mas que exige cuidado para garantir resultados que representam a realidade. Para te ajudar nesse processo, reunimos a seguir um passo a passo com dicas práticas sobre o assunto – confira:

1. Análise e planejamento

Começamos o processo pela análise primária do cenário atual. Essa etapa tem o objetivo de entender quais são as necessidades da empresa. Quais são os efeitos que você quer remediar? Existe algum aspecto da cultura organizacional que exige atenção imediata?

A partir dos resultados dessa análise, podemos avançar para o planejamento das ações e a escolha da metodologia mais adequada. É importante ler sobre os diferentes modelos de questionário, como os citados acima. Mas, no fim, cabe a você decidir qual tratamento estatístico e método de avaliação melhor atende às suas necessidades.

2. Comunicação e aplicação da pesquisa

Finalizado o planejamento, você deve ter uma definição clara sobre as perguntas do seu questionário. 

Antes de avançar para a aplicação, é importante reservar um momento para comunicar o que está acontecendo. Devemos deixar todos cientes da pesquisa e de que ela existe para melhorar o clima organizacional. Esse comunicado pode acontecer por e-mail ou reunião presencial.

Finalmente, chegamos ao momento de aplicação. Para garantir resultados confiáveis, é imprescindível que todos os membros do time participem. Você pode incentivar a colaboração oferecendo questionários anônimos ou recompensas aos participantes.

3. Análise dos dados

Toda aplicação de questionário gera dados para apreciação. Com a pesquisa de clima organizacional, não seria diferente. A análise dos dados é um passo essencial para garantir que o processo vai, de fato, agregar melhorias à organização. 

O processo começa pelo agrupamento das respostas parecidas para criar categorias. A organização do material pode contar ainda com a construção de uma nuvem de palavras com ajuda de ferramentas específicas. Uma outra estratégia é categorizar a partir das notas atribuídas, destacando os principais pontos fortes e fracos a partir do escore.

4. Conclusão e direcionamento

Por último, mas não menos importante, temos uma etapa dedicada para a conclusão. Esse é o momento em que vamos criar afirmações a partir da análise e entender o que dá certo e o que precisa ser melhorado na cultura organizacional. 

É uma etapa preciosa pois é quando atribuímos significados aos dados coletados e utilizamos essa informação para implementar melhorias. Os direcionamentos finais precisam ser claros e assertivos para que o processo tenha os resultados almejados.

5. Melhorias e benefícios

No fim, a pesquisa de clima organizacional precisa trazer melhorias para o clima da organização. É preciso apurar quais são os problemas de gestão e relacionamento que têm atrapalhado o sucesso dos resultados.

O processo pode apontar para a necessidade de instaurar ou melhorar benefícios corporativos como o Vale Transporte (VT), o Vale Alimentação/Refeição (VA/VR), horários flexíveis e desconto em grandes marcas com Clubes de Vantagens do Rede Parcerias.

Garanta bons resultados com a pesquisa de clima organizacional

A busca por bons resultados é constante no mundo corporativo. Buscamos melhorar sempre para nos destacar da concorrência e prosperar nos negócios. Mas, muitas vezes, a qualidade das relações internas acaba atrapalhando a conquista dos objetivos.

Com a pesquisa de clima organizacional, empresas dos mais diversos nichos podem analisar suas demandas internas para construir um ambiente de trabalho cada vez melhor. Assim, desfrutando de ganhos com produtividade, redução de gastos e muitos outros benefícios corporativos.

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente pela Sociis RH. Consultoria de Recursos Humanos especializada em soluções estratégicas

 

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *