Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nas Redes Sociais: 3 Insights para refletir sobre Marketing Digital

Segundo a mitologia grega, os jogos olímpicos surgiram por volta de 2.500 a.C. como uma homenagem de Hércules para o seu pai Zeus. Fato é que, há mais de 2000 anos, as olimpíadas promovem a competição entre os povos, através dos Jogos Olímpicos, com o intuito de ser uma celebração cultural sadia e unificadora.

Com o passar dos anos, porém, as Olimpíadas foram diversas vezes interferidas por outros acontecimentos – desde Guerras Mundiais até pandemia de Coronavírus que vivemos em 2020. Por esse motivo, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para julho de 2021 e tiveram que acontecer sem a presença do público.

Sem a presença do público nos jogos, o que aconteceu? Explosão nas redes sociais! Nos últimos dias não se falou sobre outra coisa na mídia além das olimpíadas. E isso refletiu bem no ambiente online, onde foi possível ver um grau de interação virtual como antes nunca visto na história do evento. 

Claro que isso casa com o fato das redes sociais serem uma tendência em crescimento exponencial desde os anos 2010, mas isso foi usado como nunca antes pelos atletas, pelos perfis online das comissões técnicas e, claro, pelas empresas patrocinadoras.

Vejamos alguns insights a seguir.

As olimpíadas nas Mídias Sociais

1 – Mandou bem no jogo? Mandou bem nas redes sociais

Especialmente nessas olimpíadas, os competidores puderam ver refletidos em suas próprias redes o resultado de suas competições. No caso do Brasil, aqueles que levaram o país ao pódio viram seus números de seguidores aumentar de forma significativa. 

A ‘fadinha’ Rayssa, campeã da medalha de prata no skate street feminino, ganhou cerca de 800% de seguidores em suas redes sociais, segundo esse artigo do TecMundo. Isso para os atletas é excelente, pois facilita a captação de novos patrocinadores, além de mantê-los na mídia. 

2 – Os bastidores das olimpíadas nas Redes Sociais 

Outro ponto importante da presença online nas Olimpíadas de Tóquio foi a possibilidade de acompanhar os bastidores da competição com os atletas. Sendo assim, o público que acompanhou pelas redes sociais pôde ter uma experiência muito mais ativa nos jogos. 

O fato de tornar o telespectador um agente ativo no evento, fez com que a celebração também se tornasse muito mais interativa, tendo um engajamento ainda maior do que teria mesmo se tivesse permitido a presença de público.

3 – Redes sociais e a aproximação com o público

Bom, depois dos tópicos 1 e 2, você já deve ter percebido o quanto – mesmo distantes – esses Jogos Olímpicos promoveram uma verdadeira aproximação com o público, né? Todos os olhos se voltaram para o evento, mas o que o tornou tão especial foi justamente a interação nas redes sociais, feita de forma eficaz e certeira. 

Quando se fala sobre como as redes sociais são capazes de aproximar pessoas, não é à toa! 

E como você pode aproveitar esses insights no Marketing Digital? 

Quando falamos da importância da presença digital para as empresas, é possível traçar um paralelo com esses resultados extra-campo para os atletas: uma boa entrega gerando mais engajamento e a presença online gerando melhor comunicação com o público. 

Por isso, investir na sua comunicação online é fundamental! Mais engajamento e comunicação aproximada podem ser o que falta para ter um público fidelizado com a sua marca. Fale e mostre sobre o seu serviço ou produto, use a rede social como ponte para um conteúdo mais interativo com o seu consumidor.

Uma das maneiras de investir no Marketing Digital da sua empresa é através de um Clube de Vantagens do Rede Parcerias, isso porque além de uma plataforma de descontos, você entrega uma experiência de engajamento e ainda promove um melhor relacionamento com o seu público.

Aqui no blog do Rede Parcerias você sempre pode encontrar novos insights e dicas sobre Marketing e Relacionamento com o Cliente. Nos vemos no próximo post!