Rede ParceriaBlog.

O que são Clubes de Vantagens e Benefícios?

Clubes de Vantagens e Beneficios REDE PARCERIAS

Clubes de Vantagens e Benefícios podem ser valiosas ferramentas de fidelização para empresas que trabalham diretamente com o público, conhecidas também como empresas B2C (Business to Customer). Eles também agregam valor às empresas que desejam fidelizar seus funcionários e colaboradores, favorecendo o Employee Experience.  Mas você sabe o que são Clubes de Vantagens e Benefícios?

Ao longo desse artigo, vamos falar sobre a definição desta ferramenta estratégica, que favorece a retenção e fidelização de clientes e usuários de qualquer negócio, independente do tamanho ou segmento.

Uma nova era pede um novo relacionamento com o cliente

Em um mundo totalmente conectado, em que o site do seu concorrente está a um clique de distância, é imprescindível garantir a retenção de clientes, fidelizá-los e torná-los verdadeiros embaixadores da sua marca. Afinal, graças às redes sociais, qualquer comentário positivo (ou negativo) sobre uma empresa pode tomar proporções surpreendentes, atingindo organicamente várias pessoas e clientes em potencial. 

Além disso, uma pesquisa realizada pelo Google reportou que mais de 50% dos consumidores trocariam de marca preferida, contanto que recebessem uma proposta convincente da concorrência. Dados como esse estão motivando cada vez mais empresas a criarem um setor de Customer Success (Sucesso do Cliente) , ou pelo menos aplicar alguns conceitos dessa disciplina no seu relacionamento com o cliente.

Entre as mais interessantes estratégias de Sucesso do Cliente, como o pagamento recorrente e o conteúdo exclusivo para assinantes, existem os Clubes de Vantagens e Benefícios. Agora, vamos explicar mais sobre eles e como podem ajudar a sua empresa.

O que são Clubes de Vantagens e Benefícios

O primeiro ponto que você precisa saber é que um Clube de Vantagens e Benefícios é diferente de um clube de pontos, geralmente oferecido por cartões de crédito e que consiste em trocar pontos acumulados por produtos ou serviços. No Clube de Vantagens, os benefícios exclusivos para clientes e colaboradores podem ser usufruídos a qualquer momento, indo além do oferecimento de promoções, sorteios e brindes.

Na prática, o Clube de Vantagens é um programa de retenção de consumidores que oferece um conjunto de benefícios em troca da fidelização de seus usuários: os clientes de empresas participantes do clube. 

Nesse sistema, que está em constante crescimento, os assinantes do Clube de Vantagens e Benefícios possuem acesso a descontos exclusivos, sorteios, vouchers, campanhas personalizadas, atendimento de alto nível e muito mais.

O principal trunfo dos Clubes de Vantagens e Benefícios é a possibilidade de ofertar preços e serviços especiais independente do acúmulo de pontos. Embora a modalidade de pontos seja válida para determinados negócios  (geralmente, é oferecida por empresas de cartões de crédito), o Clube de Vantagens e Benefícios atende muito melhor o desejo dos consumidores por recompensas e experiências cada vez mais ricas com marcas e empresas.

Afinal, nos Clubes de Vantagens e Benefícios não é exigido um número mínimo de adesões ou pontuações. Além disso, os Clubes de Vantagens não cobram nenhum tipo de comissão dos parceiros, visto que o objetivo do programa é conceder o melhor benefício possível aos usuários do clube.

Dessa forma, os Clubes de Vantagens e Benefícios são estratégicos de fidelização, pois incentivam os consumidores a se inscreverem e permanecerem com a marca. Outra vantagem é que esses clubes não cobram pela inscrição inicial, o que favorece o interesse dos clientes na marca e nos parceiros, que vão oferecer sempre benefícios exclusivos que vão além dos produtos e serviços que o cliente já usufrui.

Quando começar um Clube de Vantagens e Benefícios

Aderir a um Clube de Benefícios é um passo importante para as empresas que buscam prospectar novos consumidores sem deixar de lado a importância de fidelizar os clientes já existentes, visto que conquistar um novo cliente pode ser até 25% mais caro do que manter um antigo. Clubes de vantagens garantem uma expansão nas vendas e no faturamento, além de contribuir para o Sucesso do Cliente.

Tanto pequenas e médias empresas como grandes corporações podem ter resultados positivos com um Clube de Benefícios. O primeiro passo é encontrar uma plataforma que se adapte à realidade e às necessidades do negócio, indo onde o cliente estiver, seja no mundo online ou no offline. É importante garantir que a experiência do usuário com a plataforma seja positiva e coesa, evitando atritos e possíveis desistências motivadas por dificuldades e bugs.

O Rede Parcerias, por exemplo,  é uma plataforma cloud based de excelente custo benefício, que permite o acesso de seus benefícios onde e quando os beneficiários desejarem. Totalmente personalizável, a plataforma oferece vários planos, possibilitando que a empresa comece com um mais básico e vá fazendo o upgrade conforme a evolução do negócio. Além disso, o Rede Parcerias fornece uma gestão completa do seu Clube de Benefícios, desde a criação de campanhas publicitárias, planejamento de ações, e suporte técnico, prospecção de parcerias, suporte ao usuário, app e ferramentas de comunicação. Com uma ferramenta que atenda sua demanda, você gera valor e credibilidade junto aos seus clientes. 

Daí em diante, a empresa deve escalar o seu clube conforme o interesse dos participantes. A princípio, investindo em alcance com estratégias de marketing. As campanhas dos setores comerciais e de marketing devem estar alinhadas ao propósito do clube, que é encantar e favorecer o participante com vantagens e benefícios exclusivos. Conforme o clube for crescendo, os times podem ir ajustando a estratégia de acordo com a receptividade dos clientes, sem comprometer a saúde financeira do clube.

Outro passo fundamental é oferecer parceiros interessantes para o seu público. Descontos em grandes redes de e-commerce podem ser um grande chamariz para motivar a participação no seu clube. Use a criatividade para aproveitar datas comemorativas e sazonais para oferecer presentes que dialoguem com aquela oportunidade (por exemplo, um jantar à dois no dia dos namorados). 

Seguindo as orientações citadas acima e buscando uma plataforma vantajosa para o seu negócio, a evolução do seu Clube de Vantagens e Benefícios será natural, estruturada e com um ótimo retorno de investimento, encantando pessoas e proporcionando resultados positivos. Conte com o Rede Parcerias e mãos à obra!

Conteúdo produzido pela Robox

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.