O Elemento Surpresa e a Experiência Emocional no Programa de Fidelidade

Quais são os fatores que determinam o interesse de alguém sobre alguma coisa? Majoritariamente, podemos afirmar que a surpresa é um deles. Para se tornar interessante, aumentar o leque de possibilidades é o segredo que ainda não te contaram. Mas, como assim aumentar o leque de possibilidades? Sim, a pessoa que você quer chamar a atenção quer MAIS. E esse mais pode significar muitas coisas.

Dentro da lógica do mercado, na busca por aumentar as vendas, você já deve saber que é preciso ter diferenciais como cartas na manga, visando reter e fidelizar o cliente conquistado ou até mesmo para atrair um cliente novo. E quando se fala sobre diferencial, é fácil imaginar porque um Programa de Fidelidade ou Clube de Benefícios faz parte dessa lógica.

A questão é: a sua empresa pode e deve ir além, pois todo mundo gosta de ser surpreendido positivamente. Existem maneiras fáceis e estratégias de pouco custo que podem fazer toda a diferença no fator surpresa e nós vamos te mostrar algumas delas!

Antes, porém, vamos falar sobre os impactos de um Clube de Vantagens na experiência emocional do consumidor? Continue lendo!

Experiência Emocional com o Programa de Fidelidade

Se você é um profissional que trabalha com marketing, publicidade e propaganda ou comunicação, de forma geral, já sabe a importância da experiência emocional na jornada do cliente.

É claro que o fator emocional não é sempre capaz de, sozinho, justificar uma compra. No entanto, é o sentimento desenvolvido entre o seu produto ou serviço e o cliente que fará com que ele queira permanecer sendo o seu consumidor.

E para criar qualquer sentimento, é necessária existir uma relação. O relacionamento com o cliente acontece quando as empresas centralizam a importância do negócio no consumidor. Assim, as melhorias no produto e serviço, a personalização, o reconhecimento e a comunicação constante passam a fazer parte do dia-a-dia da marca.

E como o Clube de Vantagens entra nessa equação?

“Adicionar surpresa e prazer ao seu programa de fidelidade atrairá e nutrirá as relações com os clientes. Ele também desempenha um papel fundamental em manter seu programa relevante. Exceder as expectativas dos membros tende a aumentar a fidelidade e a percepção positiva da sua marca. (…) Recompensar os membros dessa maneira leva a compras repetidas, tamanhos de cesta maiores e maior envolvimento da marca.” – antavo (conteúdo original em inglês)

O Clube de Vantagens é um diferencial que agrega valor às marcas e que está diretamente ligado às taxas de fidelização, retenção e até adimplência. Isso porque, quando a empresa disponibiliza benefícios, o cliente se sente valorizado.

Sabendo usar corretamente a plataforma, o clube ainda pode ser um grande aliado para impulsionar o relacionamento com o público, assim, gerando uma boa experiência emocional.

Abaixo, separamos 5 maneiras de usar o Clube de Benefícios no seu marketing emocional e como surpreender o seu cliente. Confira!

5 maneiras de surpreender o seu cliente com o Clube de Benefícios

Bom, sabendo a relação entre o Clube de Vantagens e a experiência emocional, agora é hora de saber como usar a plataforma para surpreender o seu cliente.

Muitas empresas acreditam que o uso do clube como diferencial acaba no momento em que os descontos estão disponíveis para o consumidor, mas não é bem assim! O seu programa de benefícios pode ir muito além e realmente revolucionar o relacionamento com o seu público.

É preciso ter em mente algumas tendências do momento: o consumidor quer ser sentir especial, então não basta ter muitos benefícios disponíveis, é fundamental ter os benefícios certos; é preciso personalizar a experiência para que o marketing emocional funcione; e por fim, a satisfação do cliente deve vir em primeiro lugar.

“Para maximizar o impacto da surpresa e do deleite, é vital oferecer os tipos certos de incentivo para cada indivíduo. De acordo com a pesquisa da McKinsey, 83% dos clientes esperam experiências personalizadas de sua marca favorita. Portanto, para aproveitar ao máximo seu programa de fidelidade, determine quais combinações de recompensas funcionam melhor com os clientes. Outro benefício dos elementos surpresa e prazer é que os membros provavelmente compartilharão suas experiências com amigos e familiares ou nas mídias sociais. É assim que esse tipo de boca a boca ajuda a criar expectativa entre os outros membros.” – antavo (conteúdo original em inglês)

Veja 5 maneiras de personalizar, impulsionar o engajamento e surpreender o seu público com o Clube de Vantagens:

1 – Parceiros locais

Quer maneira melhor de personalizar a sua plataforma de Clube de Benefícios do que com a adição de parceiros locais?

Se você tem uma empresa regional, ou parte do seu público está muito concentrada em um local específico, as parcerias com descontos locais são ideais para dar mais identidade, valorizar o seu cliente e individualizar a experiência com o programa de fidelidade.

2 – Sorteios na plataforma

Todo mundo adora a possibilidade de ganhar mimos de graça! Os sorteios são uma ótima maneira de surpreender o consumidor com a possibilidade de ganhar prêmios incríveis!

E sim, existem formas de implementar os sorteios diretamente na plataforma do seu Clube de Vantagens, tornando fácil o acesso, a participação e o resgate.

Lembre-se: os sorteios precisam ser devidamente regularizados pela Caixa. No Rede Parcerias, esse trabalho fica por conta da nossa equipe!

3 – Quizzes valendo prêmios

A gamificação é uma excelente estratégia para impulsionar o engajamento do cliente. A inclusão de pesquisas e quizzes pode funcionar como uma forma de oferecer ainda mais benefícios para os clientes participantes.

Além do prêmio, o quiz pode ser uma excelente forma de aumentar acessos à plataforma, conhecer mais profundamente os seus beneficiários e entreter o seu público de forma dinâmica.

4 – Vouchers de presente

Assim como os sorteios, os vouchers podem ser presentes super especiais em datas importantes ou no momento de incentivar o acesso ou cadastro na plataforma do seu Clube de Benefícios. Um exemplo são as ações com vouchers realizadas pela Affix.

“Se você ainda não tiver datas de nascimento em seu banco de dados, surpreenda os clientes no aniversário de sua empresa. Crie uma experiência pessoal presenteando-os com algo personalizado ao seu gosto.” – antavo (conteúdo original em inglês)

5 – Benefícios gratuitos

É possível ir além dos descontos. Se tem uma coisa que o consumidor gosta mais do que descontos, essa coisa é ter benefícios GRATUITOS.

Uma categoria exclusiva com parceiros e vantagens grátis não só vai agradar emocionalmente o seu cliente, como surpreendê-lo sempre com diferentes tipos de serviços e produtos sem ter que gastar nada por isso.

Quer começar a surpreender o seu cliente com o melhor Programa de Fidelidade do Brasil?

O Clube de Vantagens completo e com todas essas possibilidades estratégicas está no Rede Parcerias.

Além de centenas de parceiros com benefícios reais e exclusivos, plataforma personalizada, comunicação constantes com vídeos, e-mails marketing e outras peças; seu clube também pode ser impulsionado com sorteios mensais sem custo adicional, categoria exclusiva de benefícios gratuitos, dinâmicas com vouchers de incentivo e muito mais!

Clique aqui, conheça mais e entre em contato com o nosso time para começar a investir no relacionamento com o seu cliente!