Como melhorar o relacionamento com o cliente através das campanhas sazonais

Quando se trata de relacionamento com o cliente, é preciso estar atento a todas as oportunidades que o mercado apresenta e fortalecer ainda mais a presença do seu negócio no dia a dia do seu cliente.

 Apostando em um clube de vantagens como um diferencial para o relacionamento com o seu negócio, você tem a sua disposição milhares de marcas conhecidas no mercado que o ajudam a construir uma boa reputação, além de oferecer produtos e serviços com preços reduzidos que o seu cliente só irá encontrar através desse relacionamento com a sua empresa.

O mundo dos negócios é uma roda da fortuna e você precisa estar sempre atento a tudo o que está acontecendo para se adaptar às novidades e às novas tecnologias. Você precisa estar onde o seu cliente está.

Embora o clube de vantagens seja uma das melhores estratégias para ajudar uma empresa a conquistar a fidelização, é preciso saber incorporá-lo às suas estratégias de relacionamento, abrindo portas para que se comece um diálogo com seus atuais clientes e futuros clientes. É aqui que as campanhas sazonais se mostram valiosas para o seu negócio.

O que é uma campanha sazonal?

Sazonal é uma outra maneira de se referir a algo que é temporário, ou que aconteça apenas em uma determinada época. Por exemplo, produtos de praia são adquiridos principalmente no verão.

Sendo assim, a sazonalidade entende-se como qualquer coisa que tem o costume de acontecer em um momento ou período específico. Quando falamos de campanhas sazonais, falamos sobre a oportunidade de aproveitar períodos e datas específicas do ano para impulsionar o seu relacionamento com o cliente através do seu clube de vantagens.

Quais os benefícios de uma campanha sazonal?

Quando bem aplicada à sua estratégia, principalmente nas datas comemorativas, as campanhas sazonais são uma ótima oportunidade de começar uma conversa com o seu cliente, apresentando os produtos e serviços que ele pode encontrar dentro do seu clube de vantagens, ou mesmo as grandes marcas que você possui como parceiro.

Compreenda que para fazer uma campanha sazonal que seja eficiente é algo que envolve mais do que listar datas e períodos do ano. É preciso ter uma estratégia bem elaborada para cada uma delas, estabelecendo quais são os seus principais objetivos e criando um planejamento detalhado do que será feito e qual o resultado esperado.

Como fazer uma boa campanha sazonal para o seu clube de vantagens?

Defina quais são as datas sazonais que melhor se encaixam dentro da proposta do seu negócio e crie um calendário sinalizando quando cada uma destas datas vai acontecer.

É importante que sejam momentos estratégicos, de preferência períodos que você já saiba que há um maior engajamento do seu público.

Com isso definido, é hora de entrar em contato com alguns dos seus parceiros e negociar espaços de divulgação e benefícios diferenciados para as suas campanhas. Para atrair a atenção do seu cliente, é interessante que as ofertas da sua campanha sazonal sejam diferenciadas e entreguem ainda mais valor para o usuário do seu clube de vantagens.

Planeje passo a passo de como a comunicação destas campanhas serão feitas e quais os canais de comunicação do seu negócio você irá utilizar. Você pode apostar em uma comunicação através de e-mail marketing, disparando e-mails personalizados para a sua base de usuários.

Disparo de SMS com uma mensagem personalizada para lembrar o seu cliente dos benefícios que ele pode encontrar no seu clube, ou mesmo a notificação push, perfeita para quem quer impactar o máximo de usuários em uma mensagem mais direta.

Não se esqueça de se preparar para um possível aumento na demanda de SAC que as campanhas possam gerar e observar o comportamento dos seus usuários para entender quais os benefícios foram mais interessantes e se as suas expectativas em relação ao seu clube de vantagens foram atendidas.

Uma boa campanha sazonal pode abrir portas para que você comece um bom relacionamento com o seu cliente, por isso, não deixe essa oportunidade de fidelização passar. Crie um calendário de comunicação e mostre para o seu cliente que você quer estar presente em todos os momentos importantes para ele!