Rede ParceriaBlog.

Marketing de Relacionamento: Fidelize clientes com soluções inteligentes

Marketing de Relacionamento Inteligente

Descubra como usar a estratégia do Marketing de Relacionamento e saiba como o Clube de Vantagens pode fidelizar seus clientes criando uma relação progressiva de proximidade até que eles se tornem defensores da sua marca

O que é Marketing de Relacionamento?

É um conjunto de estratégias que visa criar uma relação contínua e progressiva com cada pessoa através da construção e disseminação da marca, com o objetivo principal de fidelizar clientes. Tornar-se uma referência no mercado, conquistar e fidelizar muitos clientes é um desafio de médio e longo prazo, portanto é essencial que nos perguntemos: O que é necessário para manter um bom Relacionamento? 

Ter alguém que se preocupe com as suas necessidades, que esteja atento e sempre à sua disposição, é fundamental. Por isso, é necessário que haja um trabalho focado na relação com o cliente para saber falar na hora certa e também ouvir suas necessidades com a mesma reciprocidade. E quando a sua empresa se propõe a fazer este tipo de trabalho, está aplicando as estratégias do Marketing de Relacionamento, com isso poderá obter muitos benefícios para seus clientes e também para a própria empresa. 

Mais do que gerar receitas, o Marketing de Relacionamento aproxima o cliente da empresa e não se limita a apenas a conquistar e fidelizar clientes, ele também pode fazer com que clientes se tornem fãs e verdadeiros defensores da marca. Mas para isso é necessário oferecer algo extremamente único e que o cliente só possa comprar com você. 

Como aplicar na sua empresa? 

O Marketing de relacionamento é uma estratégia complementar às outras, porém ele pode ser determinante na hora do cliente optar pela sua marca. Portanto é de suma importância manter o bom relacionamento com seu público.

As empresas que não aplicam o Marketing de Relacionamento, podem ter no futuro muitos clientes não optando por comprar a sua marca. Já as que aderem a este modelo acabam criando relações mais sólidas e duradouras, colocando o cliente no papel mais importante para o sucesso da empresa.

Dito isso, vamos apresentar algumas dicas para aplicar o Marketing de Relacionamento na sua empresa. Vamos lá!

Clube de vantagens: Uma solução eficaz e inteligente.

De longe, uma das estratégias mais eficientes para um bom Marketing de Relacionamento é a criação de um Clube de Vantagens. Isso significa que sua empresa irá trazer benefícios exclusivos, como descontos em grandes marcas, sorteios, e muito mais, para seus clientes. 

O Rede Parcerias possui soluções práticas para você ter seu Clube de Vantagens, engajar seu público de maneira eficaz e fidelizar clientes. Lá você consegue montar um sistema completo de vantagens online, facilitando o seu gerenciamento. Acesse: redeparcerias.com e saiba mais.

E-mail marketing

O e-mail é uma das principais ferramentas do Marketing de Relacionamento. De fato, ele permite se comunicar diretamente com os clientes, a um nível pessoal.

Um detalhe importante sobre o e-mail é a autorização que o cliente confere à empresa. Quando ele informar seu e-mail pessoal, tenha em mente que ele está pedindo para receber materiais da empresa, um indício de que já gosta de seus produtos.

Não quebre a confiança conquistada com spam ou materiais pouco relevantes.

Customer Success

Você sabia que custa 7x mais conquistar um novo do que reter um antigo? O Customer Success é uma estratégia focada em manter clientes por mais tempo e assim reter mais a receita. 

Empresas que investem no CS já estão um passo à frente e se destacam da concorrência. Em um artigo no site da Forbes sobre o sucesso do cliente, foi citado que: “O sucesso do cliente é onde está 90% da receita.” Mais uma vez a confirmação que o investimento na área de CS é muito menos e muito mais rentável.

Criação de conteúdos atrativos

Um dos pilares do Marketing de Relacionamentos é fazer com que clientes retornem para sua empresa. Por isso, a criação de conteúdos atrativos é um ótimo investimento.

Aqui vale mencionar que a criação de conteúdo deve ser completa: existem materiais para quem está descobrindo as soluções da sua empresa; quem já conhece algumas soluções, mas ainda não escolheu qual vai contratar; e tem os que já validaram suas soluções.

O Marketing de Relacionamento atua em todos eles, mas tem foco especial no último cenário.

Interação através das redes sociais

As redes sociais têm um papel importante no Marketing de Relacionamento: elas mostram para seus clientes e potenciais clientes que sua empresa está viva e atuante.

Ao interagir com usuários das redes, você torna o contato mais pessoal, se aproximando dos consumidores. Isso ajuda a difundir sua marca e, até certo ponto, influencia na decisão de compra do consumidor.

Monitore resultados

Assim como qualquer outro ramo do Marketing, monitorar os resultados de suas campanhas é fundamental. Entretanto, nem sempre podemos ter certeza da efetividade de nossas ações, dado que algumas só vão vingar muito tempo após o término da campanha.

Para monitorar os resultados, escolha indicadores mensuráveis, simples e inteligentes, como a taxa de retorno de clientes, por exemplo.

Marketing de relacionamento Rede Parcerias

Exemplos de Marketing de Relacionamento

Nesta seção, separamos alguns exemplos de Marketing de Relacionamento utilizado pelas principais companhias do mundo. Dê uma olhadinha!

Coca-Cola

Você notou que a Coca-Cola nunca usou a frase “compre Coca-Cola” em seus anúncios? Ela atua assim porque conhece seus consumidores, sabendo que os laços familiares e tradicionais são importantes para eles.

A maioria dos anúncios mostram pessoas iguais ao seu público, onde a época natalina é o ápice de seu poder de Marketing – tanto que o natal leva as cores da marca.

Nubank

O Nubank conseguiu fazer o que quase nenhum banco tradicional foi capaz: entender e se comunicar com seus clientes. Isso deu tão certo que os clientes surgem aos montes na empresa.

Uma das estratégias de maior sucesso utilizadas pelo Nubank foi a humanização. Cartas escritas a mão, indicações de roteiros de viagens e coisas do gênero são enviadas a seus clientes, que em sua maioria são jovens.

Netflix

O Netflix é outro caso de sucesso de Marketing de Relacionamento. A empresa tem um faturamento maior que o do SBT e mais clientes que a Sky, duas grandes marcas do setor de telecomunicação.

O porquê tanto sucesso? A empresa aposta no relacionamento pelas redes sociais, e muitos de seus posts e ações nas redes se tornam virais, difundindo seu nome.

Gostou deste conteúdo? Temos mais materiais como este em nosso blog. Confira!

banner blog fidelizacao de clientes

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.