Marketing de engajamento: entenda o conceito e veja um case de sucesso

O marketing de engajamento é um assunto que conquista cada vez mais pessoas dos segmentos Business to Business (B2B) e Business to Consumers (B2C), pois atualmente a forma das marcas se comunicarem se transformou em algo humanizado e participativo. 

Com isso, as empresas que ainda não se adequaram a essa nova maneira de conversar com seus clientes, tiveram que entender o conceito de uma das principais estratégias de relacionamento: o marketing de engajamento. Saiba mais: 

Marketing de engajamento: entenda o conceito

A ideia de que a relação entre empresa e cliente se baseia com foco nas vendas ficou no passado. Hoje, todos os profissionais que são referências no âmbito da propaganda e marketing já comprovaram a necessidade de uma comunicação bilateral

Isso quer dizer que o relacionamento entre quem vende o produto ou serviço e o seu público-alvo deve ser aberto, afinal, estamos vivendo a era das redes sociais, na qual tudo é visto, comentado e compartilhado. 

Assim, o conceito de marketing de engajamento diz respeito a uma série de estratégias voltadas para o estreitamento do relacionamento entre a marca e o cliente. O seu principal objetivo é adquirir interesse, identificação, engajamento e, por fim, conversão. 

No entanto, não existe uma fórmula mágica que pode ser implementada em todos os negócios, tendo em vista que cada empresa possui um nicho específico, que tem suas vontades e necessidades singulares. Mas afinal, qual a melhor forma para gerar o tão sonhado engajamento?

O que gera engajamento? 

Sabendo que o marketing de engajamento visa estreitar o relacionamento participativo entre empresa e consumidor, agora precisamos preencher a lacuna de uma das principais perguntas dos empreendedores: o que realmente gera participação?

Para explicar de forma simples, imagine que você está usando uma rede social, como Facebook ou Instagram e, então, enquanto passa pelo feed, você curte e comenta algumas publicações de marcas e empresas que te chamaram a atenção. 

Pronto! Essas ações que você fez de forma genuína nos posts são chamadas de engajamento. Agora, para que os donos dessas publicações conseguissem conquistar o seu like, eles precisaram estudar aspectos como a sua cultura, interesses e preferências. 

Dessa forma, com todos esses dados levantados, as empresas criaram estratégias para fazer com que o seu público-alvo – no qual você está inserido – se interessasse pela sua comunicação e realizasse ações, como no caso a curtida e o comentário. 

No âmbito Business to Business, o que gera engajamento também está relacionado com o exemplo acima, afinal, quem vende o produto ou serviço precisa ter além do melhor custo-benefício, gerar valor para o seu cliente.

Para isso, é importante que a comunicação seja aberta, interativa e colaborativa, pois mesmo o mercado B2B tendo outras empresas como consumidores finais, ainda é necessário que ambas as partes tenham interesses legítimos em comum. 

Case de sucesso: Unimed Grande Florianópolis e Rede Parcerias 

Um exemplo real de um marketing de engajamento bem sucedido é a ação da Unimed Grande Florianópolis que, em conjunto ao Rede Parcerias, tornou o relacionamento com o cliente uma de suas prioridades.

A Unimed investiu em estratégias capazes de agregar mais valor e credibilidade à sua marca, assim como um diferencial para se destacar no mercado. E como resultado dessa mudança de mindset foi criada a iniciativa Meu Clube Unimed. 

Sendo iniciada no mês de julho de 2019, a empresa trouxe benefícios exclusivos para mais de 150 parceiros, proporcionando mais lazer, saúde e educação para clientes e colaboradores por meio de uma plataforma personalizada e de fácil acesso. 

Assim, ao entender a cultura, interesses e necessidades dos seus clientes, a Unimed investiu em ações omnichannel, que possibilitaram o diálogo com o seu público em todos os canais possíveis, como também o reforço da marca dentro do seu nicho.

Como foi realizada a divulgação do Meu Clube Unimed?

Depois da criação do incentivo Meu Clube Unimed, a empresa teve que levar essa mensagem ao seu público-alvo. Neste momento, foram iniciadas algumas ações por meio dos seus perfis no Instagram e no Facebook com um conteúdo participativo.

Para garantir o engajamento dos usuários, a marca precisou entender a linguagem que mais se encaixa com o perfil do público. Com isso bem definido, investiram em anúncios digitais para garantir que a comunicação atingisse o maior número de pessoas.

Um diferencial dessa ação foi a utilização das melhores palavras-chave para garantir que a mensagem chegasse até as pessoas que estavam buscando pelo assunto no Google. E tem mais: a divulgação não parou nas redes sociais, pois foi realizada uma parceria com a rádio Jovem Pan em um quadro chamado “Papo de Cinema”, no qual os irmãos Miranda indicavam filmes que poderiam ser assistidos em redes de cinemas participantes do clube.

Além disso, foi veiculado uma série de spots nas rádios Atlântida e Itapema FM sobre a possibilidade da compra de ingressos pelo clube de vantagens. Já para a campanha de Black Friday, a empresa contratou um pacote com 75 chamadas divididas entre as rádios Itapema, CBN e Atlântida. 

Resultados da ação Meu Clube Unimed

Em agosto de 2019, o Meu Clube Unimed começou a ter uma média 1.180 visitas e 3.500 visualizações de páginas. Os parceiros mais buscados neste período inicial estavam entre as categorias de saúde, cosméticos e cinema.

Com os esforços investidos na divulgação e comunicação do novo canal de relacionamento, já no próximo mês foi possível perceber um aumento no número de usuários engajados no clube de vantagens. Foram mais de 4 mil sessões realizadas e mais de 13 mil páginas visualizadas.

Em dezembro de 2019, a Unimed Florianópolis conseguiu um impacto ainda maior: mais de 18 mil sessões e mais de 45 mil páginas visualizadas, tendo parceiros nas categorias de entretenimento, viagem e gastronomia como os mais acessados no clube.

Com tudo isso, a marca notou uma diferença significativa no interesse pelo seu clube e consequentemente na própria marca, que até nos dias de hoje recebe frutos positivos da ação.

Se você é dono de um pequeno, médio ou grande negócio, faça como a Unimed Florianópolis, aproveite para conhecer o programa de clube de vantagens do Rede Parcerias e potencializar o seu relacionamento e engajamento com o cliente.

Para entrar em contato conosco, basta enviar uma mensagem via WhatsApp. Além disso, aproveite também para nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar ainda mais de perto as soluções que a sua empresa pode oferecer aos seus clientes.