Rede ParceriaBlog.

Jornada do cliente: conceito básico e como otimizá-la na sua empresa

desenho de ferramentas

Antes de iniciar o texto, hoje nós te convidamos a imaginar o seguinte cenário: você acabou de abrir uma empresa e, em seguida, uma pessoa descobriu sua marca, considerou conhecê-la melhor e, por fim, decidiu investir em seu produto ou adquirir seu serviço. 

Esse fato pode ser considerado natural, mas a jornada do cliente nem sempre acontece com toda essa perfeição. Afinal, a ideia de que a decisão de compra é baseada somente nesses simples passos já está ultrapassada. Saiba mais a seguir.

Jornada do cliente: entenda o conceito de forma simples 

Chamamos de jornada do cliente o caminho que alguém percorre quando descobre seu serviço, sua marca, desde o primeiro recebimento de anúncio no Google até a realização da compra e o pós-venda. 

Esse trajeto é um dos fatores que mostra aos profissionais de marketing o que deve ser feito para elevar a experiência do consumidor a outro patamar, afinal, hoje o usuário não busca mais pelo “produto ideal”, mas sim por momentos novos e únicos, acompanhados de uma boa experiência de compra.

Por isso é tão importante que as empresas conheçam sua persona para que, assim, possam elaborar estratégias humanizadas que encantam, engajam e promovem experiências ricas ao cliente. 

Agora que você entendeu o conceito básico do que é a jornada do cliente, precisa saber quais estratégias deve utilizar para fazer com que o percurso do consumidor na sua empresa seja muito melhor. 

Como melhorar a jornada do cliente na sua empresa 

ilustração de escada com pessoas subindo

Cada pessoa é única, assim como sua empresa. Por isso, é necessário que todo dono de negócio tenha conhecimento apurado sobre as necessidades e expectativas dos seus clientes para satisfazê-los e fidelizá-los. 

Se você tem vontade de otimizar a experiência das pessoas com uma marca expressiva e consolidada e fazer com que elas se apaixonem desde o primeiro contato, confira algumas dicas que você já pode aplicar a partir de hoje. 

Invista em atendimento humanizado

Há alguns anos, o atendimento, principalmente no meio digital, era em sua maioria, robótico. Isso significa que a marca tratava todos os possíveis clientes e até mesmo aqueles fidelizados de maneira automatizada, sem nenhuma personalidade.

Hoje, como crescimento do marketing de conteúdo, muitas empresas abriram os olhos e estão investindo em um atendimento mais humano e puro. Assim, é possível gerar identificação e relação afetiva com a marca. 

Não é apenas uma compra: é uma experiência

Já reparou que nem sempre fazer compras é simplesmente uma questão de necessidade? Muitas vezes, esse também é um momento de lazer, de espairecer e se distrair. Isso porque várias empresas trabalham com estratégias para levar experiências inusitadas aos seus clientes durante sua jornada. Assim, fazem com que eles se sintam especiais. 

Se você deseja otimizar o percurso dos consumidores no seu negócio, saiba que tão importante quanto a qualidade dos seus serviços e produto, é fazer com que seu cliente se sinta bem durante o processo. Por isso, como você já conhece a sua persona, use a criatividade para encantá-la. 

Alimente os clientes com conteúdos relevantes

Essa dica parece um tanto quanto óbvia, porém é importante dizer o motivo dela estar em nossa lista. Durante o processo de fidelização do cliente, saiba que é necessário alimentá-lo com conteúdos relevantes, que realmente façam a diferença e tragam valores.

Por exemplo, se você comercializa cosméticos e seu cliente está no processo de decisão, que tal enviá-lo de forma gratuita um conteúdo completo que o ensina a descobrir qual cor de batom mais combina com ele? 

Dessa forma, o cliente saberá que você está preocupado com ele e assim, você terá muito mais chances de encantá-lo e transformá-lo em um brand lover – amante da marca. 

Melhore o seu pós-venda

O pós-venda é o último passo do processo de compra, porém é um dos mais importantes. Afinal, você já conseguiu o mais difícil, que é atrair o seu cliente até que ele realizasse a compra, por isso, agora o desafio continua para que ele esteja sempre com você.

Nesse caso, vale a pena elaborar estratégias para estabelecer um relacionamento transparente e com naturalidade, sem incomodá-lo o tempo todo, para que ele lembre-se sempre de você e continue buscando novas soluções na sua marca. 

Relacionamento com o cliente para uma jornada encantadora 

cliente conversando com lojista

Se você parar alguns minutos para pensar na quantidade de empresas que prestam exatamente o mesmo produto e serviço que o seu, logo de imediato pensará em uma dezena de opções. 

No entanto sabe o que te diferencia de todas elas? O relacionamento com o cliente. Afinal, uma pessoa não te escolhe somente pela qualidade do que você oferece, e sim como ela se sente em relação a você. 

Dessa forma, saiba que investir em um melhor relacionamento é garantia de uma jornada encantadora. Com isso, tanto você quanto o seu cliente têm a ganhar. No seu caso, mais reconhecimento e autoridade, no caso do cliente, mais satisfação. 

Porém, otimizar o relacionamento com o cliente não é uma tarefa com início e fim, é algo recorrente, que deve ser melhorado todos os dias, pois os gostos e necessidades das pessoas mudam constantemente e a sua marca deve acompanhá-los em todos os aspectos.

Então, agora que você compreendeu o conceito básico da jornada do cliente e já sabe quais são os primeiros passos que deve dar para garantir que sua marca atinja mais pessoas de maneira humanizada, está mais preparado para o sucesso! 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, compartilhe conosco por aqui ou até mesmo nas nossas redes sociais. Nós teremos o prazer em te auxiliar nessa trajetória de encantamento e fidelização de novos parceiros. Até o próximo post!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts