Rede ParceriaBlog.

Inovação Tecnológica e a Experiência do Cliente

Inovacao Tecnologica e a Experiencia do Cliente

A melhor maneira de usar na sua empresa

Há 20 anos, a era tecnológica era bem inicial e hoje estamos experimentando grandes inovações na experiência do cliente que têm mudado nossas vidas. A cada dia uma novidade tecnológica surge e ainda ficamos surpresos.

O desenho futurístico, “The Jetsons”, lançado em 1962, foi uma das produções responsáveis por introduzir, na imaginação das pessoas daquela época, como seria o futuro com carros voadores, automatizações, aparelhos de alta tecnologia, robôs e muito mais. Quem assistia ao desenho, jamais poderia imaginar que o autor Joseph Barbera (também criador de outros desenhos famosos, como Os Flintstones, Zé Colméia, Scooby-Doo, Tom e Jerry, dentre outros) já estava a anos luz com uma “premonição” de como seria o futuro.

the jetsons clube de vantagens rede parcerias 1

É claro que o futuro não é exatamente igual ao que Joseph imaginou, mas chegamos a 2022 com tantas inovações que perdemos a conta. Muitas delas foram responsáveis por transformar a nossa geração, mas algumas marcaram nossas vidas, trazendo facilidade e agilidade. Entre elas estão:

  • Pagamento de contas online
  • Transferências via PIX
  • Cartões com aproximação
  • E-commerce
  • Atendimento por ChatBot
  • Bancos digitais
  • Celular com reconhecimento digital e facial

A lista é infinita, mas, sem dúvida, nos faz refletir sobre o avanço e a oportunidade de estarmos vivendo essa experiência futurística. Uma novidade que está por vir é um celular que será também uma máquina de cartão. Já pensou na facilidade que irá trazer as empresas e empreendedores? De acordo com a tecnoblog: “A Apple anunciou que, em breve, usuários poderão usar o iPhone que têm em mãos como uma maquininha de pagamento.” Agora, nos resta aguardar esse grande passo das maquininhas!

Diante disso, tenho uma pergunta para você. Todo esse progresso que trouxe facilidade para nós, empresas e consumidores, foi pensando primeiro em quem? No cliente! Se você acertou, parabéns! Já está com o foco correto, mas se não acertou, tudo bem, vamos te ajudar!

Quando falamos de Experiência do Cliente, falamos de facilidade, antecipação de problemas, relacionamento, comunicação transparente e atenciosa, entre outros. O fato é que quando geramos experiências positivas para nossos clientes, conquistamos sua confiança e fidelidade; assim, ele fica feliz e continua se relacionamento com a nossa marca. Se o impacto positivo na vida dele for bem sucedido, ele ainda se torna um propagador da marca e a “vende” para todo o seu círculo.

Os grandes visionários, ao criarem essas inovações que facilitaram nossas vidas, estavam pesando justamente nisso: “Como podemos gerar uma experiência ainda mais incrível para os nossos clientes e facilitar ainda mais sua vida?”. Para isso, eles estudaram possibilidades e doaram seus ouvidos aos seus consumidores, entendendo suas dores e seus desejos! E como uma “mágica: Bibidi, bobidi, BUM! Seus desejos foram atendidos!” (mas, claro, só existe mágica através de muito trabalho e dedicação!).

experiencia do cliente clube de vantagens rede parcerias

Usando a Inovação Tecnológica e a Experiência do Cliente

Falamos anteriormente sobre a inovação que a Apple irá trazer. Além de ser o objeto de desejo de muitas pessoas, a Apple é uma empresa totalmente focada no cliente. Sua cultura, trazida por Steve Jobs, se propaga mesmo depois do seu falecimento. O diferencial da empresa, além de identificar o desejo do cliente, é ir um passo à frente e trazer uma solução que não apenas resolva sua dor, mas também se torne desejável e inovador, que o consumidor nunca tinha pensando que poderia existir algo tão magnífico.

Em 1997, Steve Jobs cita: “Você tem que começar com a experiência do cliente e trabalhar de trás para a tecnologia. Você não pode começar com a tecnologia e depois tentar descobrir onde vendê-lo.” . Ou seja, a inovação tecnológica vem para surpreender o cliente, não o contrário!

Quando analisamos a tecnologia dessa forma, pensar ‘fora da caixa’ ganha um novo norte, trazendo insights mais certeiros para a empresa. Surpreender o cliente é trazer uma solução que resolva o seu problema, mas que também o leve para uma experiência muito além de suas expectativas.

Inovação tecnológica não necessariamente precisa ter a ver com um mundo de robô, existem várias possibilidades de inovar com ideias e ferramentas dentro da sua empresa. Veja abaixo alguns exemplos que eu separei!

Parceria entre a Tim e a Deezer

A Tim oferece planos atrativos com um bom custo x benefício e isso, por si só, já é muito atrativo. Mas, ela quis trazer um diferencial para gerar uma experiência ainda melhor para seus clientes. Então, incluiu a parceria com a Deezer (aplicativo de streaming musical que oferece acesso a milhões de faixas do mundo todo, além de outros conteúdos, como podcasts) em determinados planos.

Unimed e o Clube de Benefícios

Outro caso de sucesso é de uma das maiores redes de planos de saúde do Brasil, a Unimed. Seus planos oferecem o melhor custo x benefício, cobertura nacional, ótimos médicos e hospitais. Além disso, a rede se destaca também por promover um Clube de Vantagens exclusivo para seus segurados, um clube com descontos, sorteios, conteúdos gratuitos e muito mais. Visando o relacionamento de qualidade e a fidelização de seus clientes.

Uma grande sacada, né?

Agora é com você! Vamos criar experiências positivas e surpreender os seus clientes?

A inovação e o foco na Experiência do Cliente é o caminho para o sucesso que você tanto busca!

banner blog conheca o Rede Parcerias

 

 

 

 

 

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.