Rede ParceriaBlog.

Como usar a Gamificação para fidelizar clientes na sua empresa

gamification

Passar horas tentando derrotar o chefão, conquistar todos os pontos e superar todos os obstáculos. Isso te faz lembrar dos tempos em que você jogava seu videogame favorito? E que tal trazer os jogos de videogame para a vida real? Mas espera, você não vai precisar vencer o chefão ou virar um “gamer”!

O mercado de jogadores de videogame cresce a cada dia. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, em 2022, 74,5% dos brasileiros são gamers. Em 2020, por exemplo, esse número era de 57,1%. 

Aqui a gente te conta o que é gamificação e como essa ferramenta pode fidelizar clientes e mudar os resultados da sua empresa. 

ilustração de gamificação

O que é Gamificação

Gamificação, ou gamification (em inglês), é o termo utilizado para definir a aplicação de estratégias de jogos de videogame em atividades diárias com o objetivo de engajar, facilitar o aprendizado e motivar comportamentos. 

O termo foi criado em 2002 pelo programador de jogos, Nick Pelling, e aplicado em sua startup Conundra. O objetivo principal era ter plataformas de entretenimento em dispositivos eletrônicos para os fabricantes mas muita coisa mudou desde então. 

Em 2013, a Forbes estimou que mais de 70%  das empresas da sua lista ‘Global 2000 Companies‘ afirmaram, em uma pesquisa, que planejavam usar a gamificação para fins de marketing e fidelização de clientes. 

Gabe Zichermann, canadense-americano, orador público, empresário e autor de livros sobre gamificação, afirma que afirma que ela é 75% psicologia e 25% tecnologia. Isso significa que, o aspecto mais importante é a forma como o cérebro humano reage quando colocado em situações de busca por recompensas, competição, satisfação em utilizar seus instintos e diversão. Cerca de 27% dos millennials dizem que permaneceriam em um programa de fidelidade que incluísse um jogo competitivo ou um aspecto social, de acordo com uma pesquisa da Colloquoy

Elementos principais da gamificação

  • Relacionamentos: elemento fundamental para engajar os jogadores. 
  • Restrições: todo jogo possui regras. Quais são? O que é proibido na hora de jogar? 
  • Emoções: despertar emoções e sentimentos através de jogos. 
  • Storytelling: a arte de contar histórias e narrativas para incluir valores morais. 

Como a Gamificação funciona?

Num programa de fidelidade, por exemplo, é possível se aliar a gamificação de diversas formas. Um fator muito conhecido é o de pontuação, troféu ou estrela por ações executadas. Oferecer recompensas após metas atingidas, estimula o cliente a continuar consumindo seu produto. 

Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Nike utiliza gamificação no aplicativo Nike+Run desde 2010. No aplicativo, é possível  contabilizar tempo de corrida, distância percorrida, níveis de saúde e comparar com suas gravações anteriores. E ainda, é possível competir com seus amigos e outros usuários. 

Outra marca estabilizada no mercado que utiliza gamificação há anos é a Starbucks. O My Starbucks Rewards é um aplicativo da Starbucks, onde o cliente ganha estrelas após compras e podem ser trocadas por bebidas ou alimentos gratuitos em qualquer uma das lojas da Starbucks. 

Os colaboradores do Clube de Vantagens Rede Parcerias também são constantemente incentivados através de ações da empresa com a Feedz (plataforma para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores). Ao acessar diariamente a ferramenta, compartilhar conteúdos, enviar  feedbacks e atualizar os OKRs, eles recebem pontos por cada uma dessas ações e ao final do mês, quem tiver mais pontos ganha um voucher para utilizar na Uber ou no Ifood. 

Estratégias de fidelização através da Gamificação

  •  Oferecer bônus por ação

A melhor maneira de instigar seu cliente a consumir é oferecendo bônus a ele. O My Starbucks Rewards é um ótimo exemplo dessa ação.

Após ganhar estrelas em compras, o cliente pode utilizar essas estrelas como pagamento em alimentos e bebidas da rede.

  • Incentivar o desempenho do cliente

A empresa Duolingo emprega esse sistema de forma simples na sua ação. Para deixar o serviço de aprendizado mais interativo e divertido, eles adotaram ações de níveis, metas diárias, conquistas e selos para engajar os estudantes. 

Uma das tarefas, inclusive, consiste em logar no sistema todos os dias. Se logar todos os dias, o aluno ganha um ponto de conquista.

Conclusão

Quer saber mais sobre o Programa de Fidelidade que te assessora  na hora de fidelizar seu cliente? Conheça o Rede Parcerias e descubra mais sobre como beneficiar seus clientes com exclusividade.

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.