Rede ParceriaBlog.

Fidelização de clientes como diferencial competitivo

Fidelizacao de clientes como diferencial competitivo

Quais são as principais razões para focar na fidelização de clientes? Pode ser por uma maior retenção, menor rotatividade de clientes, menos inadimplência e cancelamentos. Porém, há ainda a possibilidade de olhar para a fidelização como um diferencial competitivo, você já pensou sobre isso?

Diversas empresas conseguem se destacar no mercado por serem conhecidas pelos seus clientes fiéis, que não apenas permanecem na base de clientes, mas também fazem propaganda – o tal marketing boca a boca – dos serviços e produtos oferecidos.

Nesse sentido, a fidelização de clientes aparece como um grande diferencial competitivo para sair na frente de empresas concorrentes, e ainda com a vantagem do custo reduzido, já que se trata de um tipo de “propaganda gratuita”.

Mas, claro, a fidelização é um objetivo que será alcançado com paciência e bastante trabalho. Neste artigo, separamos dicas rápidas, alguns exemplos e as melhores práticas para alcançar sucesso com essa estratégia.

Dicas rápidas de fidelização de clientes

Já tendo em mente os benefícios e as razões de focar na fidelização do seu público, é hora de pensar por onde começar. O primeiro passo é sempre traçar um objetivo e, a partir disso, começar o planejamento.

Uma vez que o planejamento está claro, vamos colocar em ação? No nosso blog têm vários artigos sobre fidelização, por isso, vou ser breve nesse tópico com apenas algumas dicas rápidas para saber por onde começar. Acompanhe abaixo:

1- Ofereça um serviço de qualidade

Essa dica pode parecer óbvia, mas é importante apontar obviedades também, pois, por vezes, estamos presos em ideais e não conseguimos olhar em volta. Oferecer um serviço de qualidade tem a ver com ouvir o seu consumidor e saber o que é melhor e ideal para ele!

Nem sempre é possível fornecer o ideal e é aí a hora de pensar de forma criativa e mostrar os diferenciais – ou até mesmo começar a investir neles. Lembre-se sempre de estar aberto às sugestões e oferecer o melhor serviço possível.

2- Esteja atento às necessidades do seu cliente

Ainda sobre ouvir o seu cliente, é imprescindível estar atento às suas necessidades. Qual o motivo para consumir o seu produto ou serviço? Como a sua empresa pode ajudá-lo? Como você pode antecipar possíveis problemas e resolvê-los?

Uma vez que a sua empresa está prestando atenção nas necessidades do seu público, torna-se mais fácil prevenir cancelamentos e oferecer novos motivos para ficar.

3- Faça seu cliente se apaixonar pela sua empresa

A paixão não tem uma fórmula certa, nem funciona em todas as pessoas da mesma forma. Ela também pode ser considerada um passo além da fidelização, mas é nela que está o segredo!

O conceito de paixão envolve relacionamento, assim como a fidelização, com a adição da emoção. É na emoção que está toda a diferença, e saber trabalhar o Marketing Emocional pode trazer uma colheita surpreendente no que diz respeito à fidelização, retenção e paixão do cliente.

Algumas das ações práticas são investir no relacionamento com o cliente, de forma a apresentar diferenciais de valor e mostrar que o seu público é importante para a sua empresa. pessoalize e personalize a experiência!

Exemplos de fidelização de clientes como diferencial competitivo

O uso da fidelização como diferencial competitivo, como falado no início, nem sempre parece intuitivo. Por isso, a fim de mostrar o funcionamento na prática, separamos alguns exemplos da fidelização como diferencial competitivo com empresas que são conhecidas justamente por seus públicos fiéis.

1- Coca-Cola

Quem ama Coca-Cola realmente AMA Coca-Cola. Se você é ou conhece algum consumidor da marca sabe que dificilmente eles abrem mão da boa e velha Coca por outra bebida.

Não é atoa que a marca é quase sinônimo de refrigerante, os consumidores fidelizados parecem vê-la quase que como única opção possível nesse sentido e esse pensamento acaba se espalhando até para quem não é cliente assíduo.

2- Netflix

Algo parecido ocorre quando falamos de plataformas de streaming e a Netflix. A marca é a primeira que vem a mente da maioria das pessoas e isso acontece não só pela Netflix ter sido a primeira a ganhar muita relevância no mercado, mas também pelo seu público fiel que segue a recomendando.

Entre os destaques do serviço estão a qualidade oferecida pela plataforma, o atendimento diferenciado – incluindo a comunicação via redes sociais – e a constante atualização com muitas novidades. O que faz o público fiel levá-la a outro patamar competitivo no mercado.

3- Domino’s

Outra empresa referência é a Domino’s. Presente em diversos países, seus diferenciais estão na pizza saborosa e acessível! Com diversas promoções, a Domino’s conquista seus clientes de todas as formas.

É também mencionada frequentemente quando se pensa em pizza de qualidade e a favorita de muitos, que ajudam a diferenciar a empresa na competição com marcas concorrentes!

Esses foram apenas três exemplos com grandes empresas que são referência em seus segmentos, mas a fidelização e a paixão do consumidor podem ser exploradas em qualquer mercado e para empresas de qualquer tamanho.

Afinal, pensa comigo, essas marcas só se tornaram gigantes por causa de uma junção de fatores, entre eles a fidelização de clientes!

As 3 melhores práticas para fidelizar clientes

Por fim, vamos falar de fidelização na prática? Separamos as três melhores práticas para fidelizar clientes. Diferente das dicas, vamos falar quais são as estruturas básicas e que devem ser constantemente praticadas pela empresa que busca a fidelização.

1- Relacionamento

Fundamentalmente, quando falamos de fidelização, falamos de relacionamento. Seu cliente não vai ser fiel se antes você não melhorar o seu relacionamento com ele.

Desde personalização até mesmo ao Programa de Fidelidade, o relacionamento envolve vários fatores que, quando juntos, tornam-se fidelização.

2- Atendimento

O atendimento é parte do relacionamento. Um dos pontos que você pode usar para erguer uma relação de amor e cuidado, prestando atenção nas sugestões e resolvendo problemas de forma pessoalizada.

O mal atendimento é um dos principais motivos que causam cancelamentos, por isso é tão importante estar atento e presente em todos os canais possíveis.  Além da atenção dada ao consumidor ser um dos fatores que geram a LoveMark.

3- Recompensa

Recompensar é uma ótima maneira de fidelizar clientes, por isso está entre as nossas três melhores práticas. Nem toda empresa consegue enxergar isso, pois muitas vezes associam a recompensa – mimos, descontos, presentes para o cliente – como alternativa apenas para últimos casos.

Ter uma cultura que beneficia o consumidor é, certamente, um dos melhores caminhos para a fidelização e envolve a experiência e a satisfação do cliente.

Quer saber mais sobre fidelização, retenção e como o Clube de Vantagens pode te ajudar? Clique aqui e fale conosco e também fique de olho no nosso blog!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.