Rede ParceriaBlog.

Fidelização de clientes através do engajamento

Fidelização e Clube de Benefícios

Introdução

Investir na fidelização de clientes através da construção de relacionamentos que os tornem leais à marca é essencial para qualquer negócio ou empresa que deseja se estabelecer no mercado e crescer dentro de seu nicho. Hoje, mais do que nunca, é possível perceber a necessidade de, não somente converter usuários em clientes, mas, também, transformar  esses clientes casuais e já existentes em consumidores recorrentes. E esse é o grande mistério? Mas vamos te ajudar a desvendar. 

Clientes leais e recorrentes tendem a gastar até 67% a mais do que clientes novos, assim como costumam manter uma frequência de compra mais elevada e constante. Além disso, o custo para preservar os clientes fidelizados e engajados é de sete a dez vezes mais baixo do que o custo de investimentos em campanhas de atração e prospecção de novos clientes

Uma das maneiras mais efetivas para fidelização de um cliente, por exemplo, é através da implementação de um Clube de Benefícios dentro de sua própria empresa. Além de inúmeras vantagens e privilégios que você pode oferecer a seus consumidores, o Clube de Benefícios é uma ferramenta poderosa na hora de otimizar a comunicação interna e externa do seu negócio, construir relacionamentos sólidos com  clientes engajados e criar autoridade de uma marca dentro de sua área de atuação.

Entretanto, existem inúmeras outras maneiras diferentes – e igualmente efetivas – para fidelizar clientes já existentes! Se você quer saber como começar a investir na fidelização de clientes e criar uma comunidade de consumidores leais e recorrentes, continue lendo essas dicas que a gente preparou pra você!

Por que a fidelização de clientes é tão importante?

Além de possuir um custo mais baixo do que a prospecção de novos clientes e gerar uma renda mais estável e contínua por conta da frequência de compras, a fidelização de consumidores já existentes é uma das maneiras mais importantes de construir uma relação  ativa e engajada, aumentar a consciência de marca do seu negócio e estabelecer sua empresa no seu nicho de atuação.

O investimento em consumidores leais e engajados é essencial para qualquer negócio e empresa, independente de tamanho ou área de atuação. Entre as principais razões para reforçar a fidelização de clientes, estão:

– O baixo custo na manutenção de clientes fidelizados.

Apesar da prospecção de clientes ser um fator importante nas estratégias de marketing de qualquer empresa, os custos para atrair novos consumidores costumam ser mais elevados do que para fidelizar clientes já existentes. No fim, construir uma relação de consumidores leais à marca e à empresa se torna mais eficiente e oferece um maior custo-benefício a longo prazo.

– Uma frequência maior e mais consistente nos hábitos de compras.

Por conta de experiências positivas em compras passadas, consumidores fidelizados tendem a comprar na mesma marca de maneira frequente e consistente. Além disso, tais clientes costumam gastar mais, especialmente durante os feriados e datas festivas.

– O aumento de recomendações e do marketing “boca a boca”.

Clientes fidelizados que passam por experiências positivas e agradáveis durante o período de compras tendem a recomendar a loja ou empresa a outros clientes em potencial, diminuindo, assim, os custos com estratégias de prospecção de clientes e aumentando a comunidade de consumidores engajados de maneira orgânica e sem custo.

– A possibilidade de planejamento futuro dentro da empresa.

Quando um negócio possui uma rede de clientes fidelizados que compram regularmente, se torna mais fácil e eficiente fazer planejamentos financeiros e estratégicos dentro da empresa, devido ao fluxo de caixa constante e consistente.

Como promover a fidelização de clientes através do engajamento

Apesar do investimento na fidelização de clientes já existentes ser uma estratégia indispensável para a maior parte dos negócios, a construção de uma comunidade leal e engajada não é algo que se obtém do dia para noite! Muito pelo contrário: é um trabalho contínuo e ardiloso, mas que traz inúmeros benefícios e vantagens para as empresas que decidem consolidar suas marcas e expandir seus horizontes.

A fidelização de clientes pode aumentar suas vendas, gerando mais conversões do que a prospecção de clientes, além de diminuir os custos com estratégias de marketing para atrair novos consumidores e impulsionar seu negócio durante crises econômicas e períodos de baixo fluxo de caixa.

Nós separamos para você 5 estratégias essenciais na hora de implementar um serviço eficiente de fidelização de clientes. Confira!

1- Conheça seus clientes e faça com que eles conheçam sua empresa.

Para cultivar um bom relacionamento com seus clientes, e, consequentemente, construir uma comunidade leal e engajada, é necessário conhecer a fundo seus consumidores, e fazê-los conhecer sua empresa de maneira pessoal e verdadeira. Transparência é tudo!

Um bom atendimento ao cliente é aquele que, além de oferecer as soluções ideais para os problemas de seus consumidores, consegue antecipar tais necessidades e entregar resultados eficientes e compatíveis com seu público. E, a única maneira de fazer isso é conhecendo integralmente seus clientes e colocando uma equipe à sua disposição. 

Mantenha contato constante com seus consumidores, criando um relacionamento amigável e real com seu público!

 2- Estabeleça seu nicho.

O estabelecimento de um nicho de mercado específico dentro da empresa facilita na construção do relacionamento com  clientes fidelizados e na confiança dos consumidores com seus  produtos e serviços.

Quando um cliente sabe o que esperar de sua empresa e confia nos seus valores e resultados, é mais provável que ele repita suas compras e se torne um consumidor leal e recorrente.

3 – Foque na Custumer Experience.

Tanto para clientes novos quanto para clientes já existentes, uma experiência com cliente positiva e agradável é essencial para garantir a retenção de seus consumidores e gerar autoridade no seu nicho de atuação.

A experiência do cliente inclui toda e qualquer interação entre os consumidores e a empresa, desde os primeiros contatos até o atendimento e pós-venda. Por isso, é imprescindível que todos os canais de comunicação da empresa ofereçam uma experiência positiva para os clientes, a fim de fidelizá-los e garantir o sucesso nas vendas da empresa.

4 – Invista em um Clube de Benefícios.

Uma das maneiras de fidelizar clientes, incentivar o aumento das vendas e oferecer vantagens incríveis a seus consumidores leais e recorrentes é através da implementação de um Clube de Benefícios!

Com descontos exclusivos,  sorteios, vouchers e muito mais, os programas de fidelização de clientes ajudam seu público a se sentir valorizado e apreciado, ao mesmo tempo que aumentam o engajamento da sua empresa, atraem novos clientes e retêm cada vez mais consumidores!

5 – Cultive uma comunidade engajada nas redes sociais.

As redes sociais são ótimas ferramentas na hora de interagir com seu público e construir um relacionamento sólido para seu negócio, além de serem meios de comunicação essenciais para estabelecer sua consciência de marca e delimitar seu nicho de mercado.

Compartilhar informações dos “bastidores” sobre sua marca e produtos ou serviços, bem como interagir com seus seguidores, acaba criando um vínculo real e humano entre seu público e sua empresa, aumentando a fidelização de seus consumidores e auxiliando na captação de novos clientes.

Conclusão

Construir a lealdade do cliente é, na verdade, construir relacionamentos sólidos e verdadeiros. E, como em qualquer relacionamento, é preciso tempo e esforço para estabelecer uma conexão de confiança e investimentos contínuos para alcançar a fidelização de seu público.

Lealdade e retenção não podem ser compradas – elas precisam ser conquistadas! Seja através da implementação de um Clube de Benefícios ou da utilização de outras estratégias de fidelização de consumidores, as melhores maneiras de chegar aos resultados desejados é melhorando a experiência do cliente e implementando ações para construir uma comunidade engajada e comprometida com sua empresa, seus produtos e seus serviços.

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *