Os 5 mandamentos para aumentar o engajamento do cliente

Engajamento é a palavra da moda para as empresas nos últimos anos. Estar presente no ambiente digital é uma constante busca por engajar clientes no seu site, nas suas redes sociais, nas suas campanhas de e-mail. Mas o que faz um cliente ser engajado com uma marca?

Existem diversas respostas possíveis para essa pergunta, porque de modo geral, o engajamento é um conceito que engloba diversos fatores, desde os menos subjetivos até os mais pessoais. No entanto, a publicidade e o marketing existem (também) com o objetivo de atrair, engajar e converter leads em clientes e, por isso, há sim maneiras de tornar esse processo mais certeiro. 

Para além dos algoritmos, o engajamento do seu cliente começa no offline, nas necessidades do dia-a-dia e em como a sua empresa pode ajudá-lo. Por isso, vamos compartilhar com você os 5 mandamentos fundamentais para aumentar o engajamento do seu cliente. Confira:

1- Comunicação constante

O primeiro mandamento é também a dica mais básica que poderíamos compartilhar com você: comunique-se constantemente! O momento de falar com o seu lead e com o seu cliente é SEMPRE. Desde o pré-venda, passando por toda a experiência com o produto e serviço, ou até mesmo se for um ex-cliente que você quer reconquistar.

É imprescindível pensar que se você não se comunica com o seu lead e cliente, outras empresas se comunicarão. Além disso, como o seu consumidor se manterá interessado em continuar com você se não houver um relacionamento entre a sua empresa e ele?

Por isso, ter campanhas frequentes; envio de e-mails marketing; presença nas redes sociais; pesquisas de satisfação; entre outras ações, são tão importantes para criar um relacionamento e estar próximo do seu cliente.

2- Esteja sempre presente 

Esse mandamento pode parecer igual ao primeiro, e claro, faz sentido pensar assim. Definitivamente são semelhantes, mas com diferenças fundamentais, pois estar presente tem a ver com resolução de problemas (ou possíveis problemas) e satisfação do cliente.

Em conjunto com a comunicação constante, estar sempre presente pode significar ter um conjunto de ações preventivas que visem a máxima satisfação do consumidor. Ou seja, levar ao seu cliente aquilo que ele deseja antes mesmo que ele saiba disso

Além disso, estar presente é uma ótima estratégia de marketing, pois seu consumidor estará em contato com a sua marca o tempo todo. Alguns exemplos de ações são: ter uma marca fortalecida em todas as comunicações, ter um SAC ou canal de atendimento ao cliente, um site bem adaptado aos usuários, etc. Não se deixe ser esquecido!

3- Valorize-se e valorize seu cliente 

Você ainda acredita que o que faz um cliente escolher a sua marca em comparação a outras é somente o preço? Provavelmente você já leu isso por aí e estamos aqui para reforçar: o consumidor atual quer mais valor e isso não é só sobre dinheiro.

Na hora de fechar um contrato, você, como consumidor, coloca na balança todos os prós e os contras de um novo investimento, certo? O custo-benefício é super importante (e sempre foi), mas atualmente considera também aspectos para além do próprio produto ou serviço.

Um exemplo é o aumento na procura por empresas que se preocupam com a responsabilidade social, segundo o portal de notícias online da Globo (g1), elas são as preferidas por 87% dos consumidores brasileiros.

Claro, existem também outras formas de aumentar o valor da sua marca e valorizar o seu cliente, com vantagens próprias de acordo com planos de contratação ou até parcerias com outras empresas a fim de beneficiar o seu cliente e conquistar novos. Vale a pena oferecer ainda mais!

4- Ofereça diferenciais 

Oferecer diferenciais é também uma das formas de valorizar a sua marca! Mas aqui vale ressaltar que apesar da paridade e de toda ação de valor ser um diferencial, nem todo diferencial é uma ação de valor.

Junto de outras ações, ter diferenciais no serviço ou produto que a sua empresa fornece é capaz de transformar o relacionamento com o seu consumidor. E ter um relacionamento sólido com o seu cliente é fundamental para aumentar o engajamento, a fidelização e a retenção. 

Além disso, ter um diferencial (como a própria palavra já diz) vai te destacar da concorrência e evitar que a sua taxa de cancelamento fique elevada e prejudique a sua empresa. É uma maneira de oferecer uma espécie de recompensa pela fidelização do seu cliente. 

Um diferencial pode ser desde um desconto progressivo, até as ações sociais mencionadas no último tópico. O importante é ser criativo e entregar algo que satisfaça o seu consumidor ou futuro cliente. Procure ser estratégico para que seu diferencial também agregue mais valor ao seu negócio.

5- Foco na conversão 

Para medir o nível de engajamento entre o seu cliente e a sua marca, o seu foco deve ser na conversão! Na prática, isso significa que suas ações e campanhas devem ter um objetivo específico e esse objetivo deve sempre tentar converter o seu lead ou cliente.

Muitas vezes, campanhas sem um objetivo específico, acabam levando o seu público a lugar nenhum. É necessário criar interesse através da interação dinâmica. Engajamento também é sobre estratégia e toda estratégia precisa de metas.

Alguns exemplos são campanhas de e-mail marketing que devem levar o seu cliente à alguma tomada de decisão, por isso necessitam de um CTA chamativo ou mesmo campanhas offline que estimulem a interação, mas levando à conversão, diferentemente de campanhas que buscam apenas fortalecer o branding. 

Quer colocar os 5 mandamentos em prática? O Rede Parcerias pode te ajudar!

Os 5 mandamentos do engajamento são ações para deixar a sua empresa mais próxima do seu público, criar um relacionamento de valor, melhorar a experiência do cliente e tornar a sua marca um sinônimo de satisfação na vida do seu consumidor. 

Todos esses objetivos estão alinhados com o que o Rede Parcerias faz: gestão de Clubes de Vantagens para melhorar taxas de conversão, engajamento, fidelização e retenção de empresas que procuram por um diferencial de valor! 

Conheça mais sobre o Rede Parcerias e como podemos te ajudar, clique aqui e saiba mais!