O email marketing não morreu e você precisa dele!

Considerado por muitos como uma comunicação invasiva, ou até mesmo spam, o email marketing conseguiu ganhar o seu lugar ao lado de ferramentas de comunicação fundamentais para qualquer empresa que esteja buscando relacionamento e fidelização.

Os novos avanços das tecnologias permitiram que essa ferramenta considerada antiga por muitos marketeiros de plantão se tornasse o meio de comunicação ideal para entregar a mensagem certa, para a pessoa certa.

Sendo uma das ferramentas mais democráticas a nossa disposição, uma pesquisa realizada pela Pew Research mostra que 92% do público adulto online tem um e-mail. Ou seja, ao contrário do que dizem as más línguas, o e-mail continua sendo uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, podendo ter um grande impacto no crescimento do seu negócio.

Você está mais do que convencido de que precisa de uma estratégia de e-mails, mas não tem a menor ideia de por onde ou como começar? Não se preocupe, neste post você encontra tudo o que precisa para inserir o e-mail marketing na sua estratégia e mais!

Entendendo o que é um email marketing na prática

O email marketing nada mais é do que uma estratégia do marketing digital para fortalecer a comunicação entre a empresa e o seu cliente através de um e-mail. 

Esta comunicação acontece através de um disparo de emails criado com base em uma segmentação de público combinados com uma ferramenta de automação, que permite a otimização do processo de envio e personalização do conteúdo enviado.

Você provavelmente já foi impactado com algum conteúdo de e-mail marketing. Muitas empresas utilizam essa estratégia para divulgar promoções especiais, ofertas imperdíveis, confirmações de compra etc. 

Este tipo de comunicação já passou muito tempo sendo visto como um tipo de “propaganda online”, antes de começar a ser utilizado como uma verdadeira ferramenta de comunicação. Inclusive, durante muito tempo, o conteúdo recebido por e-mail era considerado irrelevante para quem o recebia.

Felizmente, essa estratégia evoluiu e ganhou um novo propósito dentro do marketing digital, tornando a troca direta de mensagens um dos meios de comunicação mais pessoais entre a empresa e o seu público consumidor. 

O email marketing como parte da nossa vida online

Embora as redes sociais sejam o grande foco das estratégias de marketing atuais, o email marketing é a sua melhor alternativa para a coleta de informações do seu público e aumento de relevância. 

De acordo com um estudo realizado pela Radicati, a utilização do e-mail ao redor do mundo continua tendo um crescimento considerável. Em 2016, a previsão era que os usuários de e-mail em todo o mundo chegassem aos 2.6 bilhões; já para 2020, a previsão é que esse número chegue a 3 bilhões, ou seja, quase metade da população mundial.

É preciso entender que é no nosso endereço de e-mail que se concentra a maior parte das ações que fazemos em qualquer outro canal. Você precisa de um e-mail para fazer login nas suas redes sociais, contas de jogos ou mesmo compras online – o que o torna parte fundamental.

Melhor alcance e flexibilidade para o seu conteúdo

O mais interessante do email são as possibilidades que ele dá para o criativo. Por ser apenas uma página em branco esperando para ser preenchida e sem limite de caracteres, você tem a liberdade de criar o que quiser e da maneira que quiser.

A sua comunicação pode ser curta e direta. Você pode inserir diversos links que considera interessante para o seu público e também pode colocar umas imagens para ter aquele “charme”. Você pode escrever um texto corrido, sem muita personalização ou inserir gifs para chamar atenção de quem vai receber aquele conteúdo. 

As possibilidades são infinitas.

A outra grande – e talvez a mais relevante – vantagem de inserir o email marketing na sua estratégia é o alcance que ele entrega. 

Quando fazemos uma publicação em uma rede social, por exemplo, o Facebook, fica evidente que nem todas as pessoas que curtem ou acompanham os seus posts vão ser impactados com a sua nova publicação. Isso acontece porque o algoritmo da rede social determina o que é relevante para quem, o que acaba prejudicando a entrega do conteúdo.

Já quando falamos de email marketing, isso não acontece. A maior vantagem desse canal de comunicação é a sua capacidade de entrega do conteúdo, ou seja, se você selecionar 10 pessoas para receber o seu e-mail, aquelas 10 pessoas irão receber o seu e-mail.

O email marketing como parte da sua estratégia

O email marketing ainda tem uma reputação muito forte como um canal promocional, mas é preciso que você consiga enxergá-lo muito além.

Quando um usuário permite que a empresa envie emails diretamente para sua caixa de entrada, esta pessoa está te dando abertura para iniciar uma conversa. Ou seja, é a oportunidade para que você comece a construir um relacionamento com ele. 

Sendo assim, o email acaba se tornando um canal de comunicação mais pessoal e isso pode trazer resultados incríveis para o seu negócio.

Tenha um público mais engajado

Se o seu cliente decidiu que quer receber seu conteúdo, então ele espera que você mantenha contato com ele. Essa é a primeira porta para empresas que querem construir um relacionamento com o seu cliente e fidelizá-lo, e você não pode desperdiçar esta oportunidade.

Isso pode parecer algo bastante repetitivo, mas é muito comum encontrar empresas no mercado que esquecem de manter contato com o seu público e engajar o seu cliente em novos conteúdos. Um erro, é claro.

Sendo assim, se você escolheu colocar o email marketing na sua estratégia de fidelização, não esqueça de fomentá-lo com novas informações. 

Promova suas novidades e conteúdos

O seu cliente não vai saber que você tem um novo produto ou serviço se você não contar para ele. Promover novos serviços e gerar sempre novos conteúdos é fundamental se você quer manter esse relacionamento com o cliente por muito tempo.

Sabemos que existem diversos canais onde você pode promover esse conteúdo e o email é um deles. Já pensou em criar uma newsletter contando sobre as conquistas do seu negócio ou as inovações que você está implantando para tornar a experiência daquele cliente melhor?

Essa é só uma ideia de muitas de como o e-mail pode se transformar em uma excelente ferramenta de comunicação para a sua empresa. 

Mantenha o seu cliente sempre perto de você

Depois de transformar o seu lead em cliente, você não pode colocá-lo dentro da gaveta e esquecê-lo. Na verdade, se você está buscando fidelização, é preciso encantá-lo agora muito mais do que quando você tentava convencê-lo a fazer negócio com você. 

Ter um cliente satisfeito com o seu produto ou serviço pode ser a carta mágica que você precisava para levar o seu negócio ao próximo nível. Clientes satisfeitos tendem a defender publicamente o seu negócio, indicá-lo para outras pessoas e, o mais importante, têm menos chances de deixá-lo num futuro próximo. 

Aproveitar o email marketing como um canal de relacionamento pode ser bastante eficiente na hora de fidelizá-lo. Você pode fazer um follow up do que ele está achando da experiência, abrir um canal de comunicação para entender as suas necessidades e deixar um espaço aberto para compartilhar novidades, promoções e diferenciais que ele pode achar interessante.

O email marketing de forma descomplicada

Se você chegou aqui é porque provavelmente eu consegui te convencer de que o disparo de email marketing pode fazer toda a diferença na sua estratégia, mas ainda está preocupado em como inserir esse novo canal de comunicação no seu negócio.

Quando falamos de disparo de email marketing, geralmente isso vem acompanhado de diversas ferramentas que nem todas as pessoas sabem como usar, templates que você não tem ideia de como instalar e, de repente, toda a sua animação vai embora porque tudo isso deixa de ser interessante e passa a ser muito complicado, não é mesmo?

Mas calma, eu vou tentar descomplicar isso pra você.

Para escrever emails incríveis não tem mistério

As primeiras preocupações quando se trata de emails é como escrevê-los de forma que o seu público consiga se conectar com ele.

Tenha em mente que o email foi incorporado à sua estratégia para te ajudar a estar mais próximo do seu cliente e ajudar no relacionamento. É essa proximidade que precisa estar refletida no seu conteúdo. 

Trate o seu cliente como um amigo. Refira-se a ele pelo primeiro nome e escreva um texto que demonstre que você está sempre aberto ao diálogo. 

Lembre-se de sempre considerar quem é a pessoa que estará do outro lado lendo. Desta forma, fica mais fácil para você definir qual será o tom do seu e-mail, expressões que poderá usar e até gírias precisaria evitar.

E não se esqueça de revisar e editar os seus emails para se livrar de tudo que não é necessário para passar a sua mensagem. Ir direto ao ponto é sempre a melhor estratégia e evita distrações desnecessárias. 

Você pode utilizar o Gmail para disparar seus emails

Ficou surpreso? Quando falamos de disparo de email marketing, geralmente o assunto vem acompanhado de diversas ferramentas de disparos que, podem parecer complicadas e assustadoras. A verdade é que, embora úteis, você não necessariamente precisa delas se não quiser.

O bom e velho Gmail pode entregar exatamente o que você precisa de forma simples e rápida. 

Em resumo, você vai criar o seu email exatamente da mesma forma intuitiva que a plataforma já ensina. Vai inserir e personalizar o seu contéudo e fazer o disparo para sua lista de contatos, podendo importá-la para o campo de envio.

Se você chegou até aqui é porque provavelmente o Gmail é a melhor opção para começar, não é mesmo? Nós criamos um infográfico para te ajudar a inserir o email marketing na sua estratégia, sem precisar se comprometer com aquelas ferramentas assustadoras de disparo. 

Você poderá baixá-lo clicando no banner abaixo. Seguindo esse passo a passo, você estará incorporando o email à sua estratégia e mantendo os seus clientes sempre engajados nas novidades do seu negócio!

Acesse o nosso infográfico sobre E-mail Marketing.