Rede ParceriaBlog.

5 estratégias que ajudam reduzir a inadimplência do seu negócio

dicas diminuir inadimplencia negocio

A inadimplência em um negócio traz grandes dores de cabeça aos empreendedores que necessitam de pagamentos recorrentes, afinal, principalmente nesses casos, somente assim é possível que a empresa continue funcionando com normalidade.

Por isso, torna-se imprescindível colocar estratégias efetivas em ação a fim de reduzir a inadimplência, já que o seu objetivo é fazer com que seus devedores, ou seja, seus clientes, sintam-se incentivados a pagar corretamente. 

Hoje nós do Rede Parceria selecionamos 5 estratégias que funcionam muito bem tanto em empresas de pequeno quanto de médio e grande porte, servindo de forma prática para ter cada vez mais pagadores ativos. Confira as informações completas abaixo, mas antes conheça o verdadeiro significado de inadimplência. 

O que é inadimplência? Saiba o seu significado 

A inadimplência é o não cumprimento de um dever financeiro, ou seja, pode ser definida como a falta de compromisso de pagamento por uma das partes acordadas, seja de pessoa para pessoa, de pessoa para empresa ou B2B.

Aqui no Brasil, esse fato tem como consequência restringir o nome da parte devedora, como também seu CPF. Assim, quando uma das partes não realiza o pagamento, a outra avisa os órgãos de proteção ao crédito para negativar seu nome. 

Já para as empresas, a grande quantidade de clientes inadimplentes tem como consequência prejuízos a curto e a longo prazo, como o desgaste no relacionamento entre empresa e consumidor e a impossibilidade de pagar os fornecedores, por exemplo. 

5 estratégias para reduzir a inadimplência do seu negócio

Até aqui você pode notar que a inadimplência é uma situação que afeta negativamente clientes e empresas. Por isso, é muito importante buscar estratégias para garantir que esse fato seja cada vez menos recorrente.

Para te ajudar, selecionamos 5 delas que têm como objetivo em comum mudar essa realidade, fazendo com que a empresa se fortaleça por meio do pagamento correto dos seus clientes. 

1 – Dê preferência no pagamento à vista

Uma estratégia eficaz para diminuir a quantidade de clientes inadimplentes da sua empresa é estudar possibilidades de oferecer desconto para quem realiza pagamentos à vista, como também garantir um clube de vantagens para aqueles que optam por essa forma de pagamento.

Dessa forma, você incentiva os seus clientes a não deixar suas dívidas em aberto. Isso porque quando eles percebem que há vantagens econômicas ou funcionais para o seu dia a dia, com certeza estarão com os pagamentos sempre em dia. 

2 – Construa um bom relacionamento com o cliente

Como sabemos, o cliente é o ponto central em qualquer ambiente empresarial, tendo em vista que é ele quem adquire seus produtos ou serviços. Por isso, ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para que a inadimplência não ocorra. 

A nossa dica para garantir um melhor relacionamento é utilizar o atendimento humanizado, evitar usar mensagens robóticas que não impactam positivamente as pessoas. Nesse momento é válido ser agradável e garantir que ele se sinta apoiado. 

3 – Entenda seus clientes: saiba quem são os devedores

A inadimplência não pode ser considerada uma ação e sim como uma consequência, afinal esse fato é causado por motivos particulares do devedor, seja a falta de dinheiro devido a perda do emprego, o acúmulo de dívidas, entre outros.

Por isso, vale a pena conhecer quem são esses devedores, mantendo suas informações atualizadas no seu sistema de gestão e, assim, logo ao perceber que o cliente está começando a acumular dívidas no seu negócio, busque as melhores maneiras de realizar um acordo. 

4 – Suspenda o serviço ou o acesso à sua plataforma

Principalmente para negócios que oferecem assinaturas mensais ou anuais, como também aqueles que dependem do pagamento para que o usuário possa utilizar a plataforma, podem e devem suspender o serviço caso o cliente não realize o pagamento.

No entanto é necessário criar uma comunicação efetiva com o mesmo, realizando a suspensão do serviço da melhor maneira possível. Assim, antes de suspender o serviço, envie uma série de e-mails ou SMS avisando o prazo de finalização e, posteriormente, realize a suspensão, garantindo assim uma melhor experiência do cliente

5 – Defina a melhor estratégia de cobrança

Até aqui você pode conhecer estratégias para evitar que seus clientes se tornem inadimplentes, porém é válido comentar sobre dicas de como fazer a cobrança desses clientes da melhor maneira. 

A maioria das empresas deixam a responsabilidade de fazer a cobrança por parte da equipe de vendas, porém é importante que você, gestor da empresa, tenha uma área própria para lidar com essa situação e estabeleçam estratégias como a implantação da régua de cobrança para minimizar seu nível de inadimplência.

Uma vez que você consegue visualizar o processo de negociação é possível compreender quais são as verdadeiras necessidades dos seus clientes e, assim, apresentar soluções viáveis que o tornem adimplentes novamente. 

Por fim, não existe uma receita mágica para evitar a inadimplência no seu negócio, mas existem maneiras de garantir que você e seus clientes tenham uma comunicação mais assertiva, evitando o descumprimento do pagamento. 

Nós esperamos que com essas 5 estratégias você seja capaz de reduzir a inadimplência do seu negócio e colher todos os frutos no futuro! Caso reste ainda alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário aqui embaixo.

Estratégias que ajudam reduzir a inadimplência do seu negócio

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *