Consumo online: segurança e economia em tempos de coronavírus

Recentemente, falamos aqui no blog da Rede Parcerias sobre como o cenário das compras online ganhou força em meio ao avanço do novo coronavírus pelo mundo. 

Mesmo a prática já sendo tendência antes da pandemia, as medidas de isolamento social levaram milhões de pessoas a priorizar o consumo virtual.

Entretanto, apesar da segurança biológica e comodidade que a compra online oferece, ficamos mais expostos a crimes virtuais — seja num site de procedência duvidosa, aplicativos e redes sociais.

Nesse contexto, separamos algumas dicas preciosas para você adotar e ter maior tranquilidade e economia ao longo da quarentena:

Clube de Vantagens

Uma das soluções que as empresas vêm apostando para manter o relacionamento e fidelidade com o público é o clube de vantagens.

Por conta de sua natureza prática — geralmente traduzida numa plataforma acessível tanto em desktop como pelo celular —, segurança e canais de comunicação com todos os parceiros, torna-se uma excelente alternativa para obter descontos e benefícios exclusivos e garantir economia nos próximos meses.

Inclusive, grandes iniciativas como o Meu Clube Unimed e o Clube de Vantagens CNA obtiveram (e continuam obtendo) resultados positivos — principalmente na confiança e aproximação dos clientes e colaboradores.

Se você busca uma solução criativa para manter seu negócio fluindo, vale a pena encontrar parceiros e contratar um plano personalizado para colocar em ação seu clube de vantagens.

Newsletters

Quando o assunto é conteúdo relevante e de confiança, nada melhor do que receber na caixa de entrada do seu email publicações, ebooks e notícias que irão te ajudar a ser mais produtivo e resiliente durante a quarentena.

Além disso, apostar nesse meio de comunicação pode lhe garantir promoções exclusivas, soluções criativas e dicas de como comprar online (e aplicar essa estratégia no seu negócio).

Um exemplo é a newsletter do MEIO, que envia todas as manhãs, de segunda a sexta, um compilado do que acontece no mundo — abordando os assuntos mais diversos que envolvem tecnologia e negócios.

Ao optar por este meio, você economiza tempo em busca das pautas importantes e sente-se mais seguro por confiar na fonte dos conteúdos, compartilhando com parceiros e clientes sempre que oportuno.

E, claro, pode investir na criação da sua própria news, trazendo seu público para mais perto e os informando sobre novidades da sua empresa e do ramo que atua. Você pode, inclusive, explicar como é mais vantajoso consumir seus produtos e serviços online em meio ao coronavírus.

A gente também tem uma newsletter bem legal aqui na Rede Parcerias — e você pode assinar e ficar por dentro de como é feita e o que produzimos aqui.

Plataformas educacionais

Mesmo com universidades e escolas corporativas interrompendo suas atividades letivas, a capacitação não pode parar. Ainda mais quando temos à disposição soluções em EAD (ensino à distância) disponíveis na palma da mão.

Justamente uma das atividades que as pessoas estão investindo tempo durante a quarentena é na qualificação. Ainda mais com diversos cursos online sendo oferecidos de forma gratuita — como os mais de 80 da plataforma Coursera, referência mundial.

Talvez seja o momento, caso seu negócio seja da área educacional, de oferecer cursos exclusivos de forma gratuita (ou a preços mais acessíveis) enquanto passamos pelo período de isolamento. 

Essa estratégia pode até não ser a mais ideal em termos financeiros e operacionais, mas a longo prazo certamente irá fidelizar clientes e render frutos no futuro pós-coronavírus.

Aplicativos confiáveis

Chegando ao espaço exclusivamente mobile, temos diversos aplicativos oferecendo descontos e formas de entrega adaptada à nova realidade — seja no ramo alimentício, farmacêutico, de cuidados animais ou entretenimento.

Todavia, mais importante do que apostar na comodidade e agilidade que eles oferecem, é checar se o uso será seguro. 

Dar atenção aos comentários dos usuários nas lojas oficiais (Google Store para android e Apple Store para iOS, em geral), confiabilidade dos desenvolvedores e reputação em portais como o Reclame Aqui são hábitos fundamentais para garantir um consumo consciente e seguro.

Caso sua empresa tenha um aplicativo que ofereça compras e suporte online, vale verificar se o sistema suportará o aumento da demanda, se todas as ofertas estão atualizadas e corretas e, principalmente, investir em comunicação sobre os cuidados com a pandemia — e como o usuário pode ajudar ao longo do processo.

#TamoEmCasa

Viu como optar pelas compras online de forma inteligente, segura e informada é uma boa estratégia para você e seu negócio?

Pensando em te ajudar neste momento difícil, criamos a campanha #TamoEmCasa, um esforço coletivo e solidário que envolve diversos parceiros na disponibilização de conteúdos e serviços gratuitos — tudo num ambiente virtual e 100% seguro.

Aliás, falando em segurança, ao navegar em sites e redes sociais, enfatizamos a importância de sempre:

  • Averiguar a veracidade de ofertas e notícias, pois muitas são falsas e servem apenas para desinformar o público e cobrar preços exorbitantes
  • Não clicar em links duvidosos, mesmo que tenha sido enviado por um familiar ou amigo próximo. Infelizmente pode ser um vírus, comprometendo seu dispositivo móvel
  • Confortar e prestar ajuda às pessoas em situações de risco, isoladas ou sem acesso à informação. Qualquer palavra de afeto e orientação faz a diferença neste momento.

Mais do que garantir a continuidade do negócio e reter seus clientes, precisamos nos unir para fortalecer a saúde física e mental de todos durante a pandemia.

Conheça a iniciativa #TamoEmCasa aqui e fique por dentro dos conteúdos que o Rede Parcerias cria para você e sua empresa.