Rede ParceriaBlog.

Consumo na quarentena: o que as pessoas estão comprando?

consumo-na-quarentena-o-que-estao-comprando

Diante da instabilidade em praticamente todos os setores econômicos do país, muitas empresas vêm apostando em soluções criativas para manter ativo o consumo de seus produtos e serviços.

Apesar da conveniência e mobilidade que o mundo das compras online oferece, o grande desafio tem sido encontrar o “produto indispensável” — aquele que, mesmo em tempos difíceis, é essencial para o seu cliente — seja por necessidades básicas do indivíduo ou pelo valor social durante a quarentena.

Afinal, o que de fato as pessoas estão comprando? O que pode ser o “álcool em gel” da sua empresa? Qual a melhor forma de incentivar o consumo dos clientes?

Analisamos a performance de algumas categorias para entender melhor o comportamento do consumidor ao longo do isolamento social:

Delivery de bebidas alcoólicas

Com aumento de praticamente 800% no uso de serviços delivery e em sites de e-commerce, determinados setores conseguiram manter (e até elevar) o percentual de consumo. É o caso das bebidas alcoólicas, onde o impacto vem sendo bastante positivo.

Ao disponibilizar aplicativos de uso prático, preços atraentes e entrega em diversas regiões, empresas como a Evino, Cerveja BoxWine viram sua demanda aumentar de forma considerável — possibilitando uma receita capaz de não só manter o negócio na ativa, como até mesmo gerar oportunidades de renda a parceiros e entregadores.

Todo esse cenário nos permite concluir duas coisas: 1) o consumo online é uma tendência cada vez mais sólida e importante para a economia e 2) alguns hábitos culturais apenas se reinventaram — apesar dos bares fechados, as pessoas ainda buscam se distrair em casa, sozinhas ou junto aos familiares.

Alimentos saudáveis

Por conta da importância em se manter a imunidade alta — evitando qualquer doença que precise do sistema de saúde, já exaurido em muitos estados por conta da epidemia —, as pessoas estão dando maior atenção à alimentação. 

E nesse esforço, a demanda pelo delivery de refeições fitness, frutas e verduras frescas e bem embaladas e cestas básicas aumentou drasticamente. 

Sem feiras ao ar livre e restaurantes funcionando apenas com entregas em casa, fornecedores e comércios locais aproveitam o momento para oferecer serviços personalizados e incentivar o consumo.

A Liv Up e a Dengo são bons exemplos: focadas em produtos naturais, com e-commerce bem planejado e atendimento totalmente digital, as empresas viram um aumento considerável de pedidos ao longo do isolamento social.

Dentre as estratégias empregadas pelas startups brasileiras, podemos destacar a ofertas personalizadas (produtos frescos e entregues de forma periódica) e o incentivo aos pequenos produtores — ações que visam não só a satisfação do cliente, como também movimenta a economia do agricultor local.

Itens para atividade física em casa

Se as academias e centros esportivos estão fechados, a solução foi adaptar os treinos para o ambiente do lar. E justamente nesse processo, a compra de materiais e equipamentos voltados à atividade física ganhou força.

Como muitos negócios do ramo já investiam em presença digital e entrega domiciliar, bastou fortalecer a conversa com esse público, na hora e no local certo, para ver os pedidos chegarem.

Resultado? Empresas como a Netshoes viram a demanda por tais equipamentos crescer em até 2.500%, conforme apontado no artigo da StartSe.

Ou seja: além da percepção de que a alimentação saudável é fundamental, muita gente anda revendo seu comportamento em relação ao autocuidado físico e mental — 6 em cada 10 consumidores passaram a se exercitar em casa no período de quarentena, de acordo com a recente pesquisa da Accenture.

Serviços digitais

Por fim, vale destacar o crescimento no consumo dos mais variados serviços digitais. Das quase 600 mil novas assinaturas do New York Times neste primeiro trimestre ao aumento de mais de 20% no número de assinantes da Netflix durante a quarentena, a busca por informação e entretenimento vêm gerando alta demanda de empresas do ramo.

Tal contexto representa uma oportunidade para as marcas mostrarem sua cara. Investir em soluções digitais e iniciativas que tragam algum tipo de conhecimento e utilidade ao público pode ser uma alternativa valiosa no incentivo às compras do seu produto/serviço.

Além disso, a forte presença digital do público em lives de personalidades do Instagram ou em portais de notícias possibilita o investimento em publicidade, caso seja vantajoso para o seu negócio.

A Rede Parcerias tem atualmente duas iniciativas digitais: o #VamosJuntos e o #TamoEmCasa. Ambas têm ajudado clientes e parceiros locais a movimentarem suas necessidades — seja na compra, venda ou acesso a serviços exclusivos e gratuitos.

Como destacar seu negócio durante a quarentena?

Não existe uma “fórmula pronta” para atrelar o produto do seu negócio ao que as pessoas estão comprando neste momento. 

Entretanto, seguir certas estratégias podem garantir um desempenho melhor. Destacamos três:

Apostar no consumo consciente

Como dito, grande parte do público está mais atento ao que é benéfico ou danoso à saúde — tanto individual quanto coletiva.

Garantir a procedência e qualidade do que você oferece, informar as melhores práticas de consumo do seu produto e conscientizar todos os envolvidos no processo são simples e importantes ações para ganhar a confiança de clientes novos e fidelizar os que já compram de você.

Transformar o desejo em necessidade

Se por um lado as pessoas estão dando prioridade ao que realmente precisam (comida, higiene e saúde), por outro elas buscam maneiras de diversificar a rotina de isolamento através da cultura, entretenimento e bem-estar.

Nesse processo, garantir que a pessoa tenha uma experiência incrível com o seu produto/serviço é a grande arma para destacar sua empresa.

Um mimo personalizado quando o cliente recebe seu produto em casa ou um convite exclusivo para experimentar alguma novidade do seu portfólio pode transformar o que antes era um desejo sem importância num relacionamento permanente e saudável.

Investir no clube de vantagens

E no clima de coletividade, o clube de vantagens é a ferramenta ideal para escalar as vendas do seu negócio e fortalecer o laço entre seus clientes e parceiros.

Por ser uma solução personalizada e digital, você pode reunir num único lugar os principais benefícios que o seu público busca — como segurança (parceiros qualificados e suporte online), conforto (diversas categorias de delivery, consumo virtual) e economia (descontos e ofertas exclusivas).

O clube de vantagens da Rede Parcerias inclui centenas de parceiros, prontos para destacar e oferecer o que há de melhor na sua empresa.

Indo além, facilita sua comunicação com o público por meio de e-mail marketing e campanhas publicitárias — tudo de forma automática e integrável com seu site e plataformas auxiliares.
Agende uma demonstração com a gente, descubra o que seu público está comprando e os ajude a encontrar o produto ideal na sua empresa.

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts