Rede ParceriaBlog.

Confira 13 dicas infalíveis de Relacionamento com Cliente

Relacionamento com Cliente

Relacionamento com o Cliente: 13 dicas infalíveis para construir uma base sólida de clientes satisfeitos e fiéis

Como ter um alto padrão de relacionamento com cliente é uma dúvida bastante recorrente em empresas dos mais variados segmentos. Afinal, quem não quer ter uma sólida base de clientes fiéis, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos aqui 13 dicas infalíveis para você implementar no seu modelo de negócio e conquistar a fidelidade de seus clientes:

  1. Conheça seus clientes;
  2. Cumpra as suas promessas;
  3. Ofereça um atendimento de excelência;
  4. Reduza a burocracia de seus processos;
  5. Antecipe os problemas de seus clientes;
  6. Personalize suas interações com os clientes;
  7. Diversifique e integre os canais de atendimento;
  8. Crie programas de fidelidade;
  9. Ofereça preços competitivos;
  10. Realize pesquisas de satisfação;
  11. Atualize os clientes sobre as novidades da sua empresa;
  12. Invista em inovação;
  13. Conte com uma base de dados atualizada.

13 dicas de como ter relacionamento com cliente através da fidelização

Os custos direcionados à fidelização de clientes são significativamente menores do que os investimentos com foco na aquisição de novas contas.

E para conseguir fidelizar os clientes, é necessário buscar a todo momento superar as expectativas deles.

Partindo desse princípio, confira a seguir 13 dicas valiosas de como fidelizar clientes na sua empresa.

1 – Conheça seus clientes

Não há como se relacionar e fidelizar clientes se você não tiver pleno conhecimento sobre eles. Nesta primeira dica, que talvez seja a mais importante de todas, busque conhecer as características de cada cliente, bem como suas dores, necessidades, expectativas e padrões comportamentais.

2 – Cumpra as suas promessas

O mínimo que você precisa fazer para deixar seus clientes satisfeitos e fidelizá-los é cumprir o que foi prometido na hora da venda. Seja honesto com eles e honre seus compromissos.

3 – Ofereça um atendimento de excelência

A qualidade do atendimento é determinante para a fidelização dos clientes. Por isso, treine os seus atendentes sobre as melhores práticas de atendimento e invista na automatização para garantir maior agilidade e reduzir erros.

Quer que seu atendimento melhore a cada dia? Temos algumas excelentes dicas para você seguir: Clique aqui.

4 – Reduza a burocracia de seus processos

Processos burocráticos tendem a deixar os clientes insatisfeitos e desinteressados em manter um relacionamento com a sua empresa. Portanto, busque reduzir ao máximo a burocracia de seus processos.

5 – Antecipe os problemas de seus clientes

Outra dica importante de como fidelizar clientes é antecipar os problemas deles, agindo de maneira a evitar que eles venham a se concretizar.

6 – Personalize suas interações com os clientes

A personalização faz toda a diferença na hora de fidelizar clientes. Além de tratá-los pelo nome em todas as interações, envie ofertas exclusivas e ofereça soluções sob medida de acordo com o histórico de compras deles.

Você também pode lembrar de datas especiais e enviar mensagens e brindes comemorativos, como o dia do aniversário do cliente.

A maneira ideal de personalizar as interações com os clientes é segmentando-os por tipos, conforme diversas características que eles apresentam. Assim, será possível oferecer o produto ou serviço certo, na hora certa, para o cliente certo e pelo preço ideal.

Veja como fazer isso com ajuda da tecnologia: Clique aqui.

7- Diversifique e integre os canais de atendimento

É importante que você ofereça para os seus clientes diferentes canais para que ele possa interagir com a empresa. Além disso, esses canais precisam operar de forma integrada, implementando a estratégia omnichannel.

8 – Crie programas de fidelidade

Essa é uma estratégia clássica de fidelização de clientes. Por meio de programas de fidelidade, você oferece incentivos para que os clientes mantenham relacionamento com a sua empresa.

As regras do programa precisam estar claramente definidas e as recompensas devem ser relevantes para os seus clientes.

9 – Ofereça preços competitivos

Um dos motivos que levam um cliente a ir para a concorrência é o preço. Por isso, é fundamental que você ofereça preços competitivos caso queira construir uma base de clientes fiéis.

10 – Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma ferramenta importante para colher feedback dos clientes e entender a percepção deles sobre a sua empresa.

Realize pesquisas de satisfação e obtenha insights sobre o que pode ser melhorado para conquistar a fidelidade de seus clientes.

11 – Atualize os clientes sobre as novidades da sua empresa

Para conseguir fidelizar os seus clientes, mantenha-os atualizados sobre novos produtos, promoções, ofertas exclusivas e assuntos que possam ser do interesse deles e que tenham relação com a sua empresa.

12 – Invista em inovação

Por falar em novidades, é extremamente importante para a fidelização de clientes que a sua empresa invista em inovação de produtos, serviços e processos de modo a acompanhar as transformações do mercado e fugir da obsolescência.

13 – Conte com uma base de dados atualizada

Com uma base de dados sobre os seus clientes sempre atualizada, é possível desenvolver um melhor relacionamento com eles, o que favorece a fidelização. Para isso, investir em uma plataforma de CRM pode ser a solução.

Veja as principais vantagens de contar com a automatização do processo de vendas: Clique aqui.

Diz aí: o que você achou das nossas dicas de como fidelizar clientes?

Implemente essas boas práticas na sua empresa e crie uma base sólida de clientes fiéis aos seus produtos e serviços.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.