Como melhorar o atendimento através da comunicação emocional

O marketing é simplesmente uma das áreas mais fundamentais de uma companhia. Afinal, é o setor que trabalha continuamente na imagem da empresa e na relação com seus leads e clientes. Sempre focada em estratégia, essa área está sempre buscando novas tendências de mercado, parcerias, analisando resultados e muito mais, com o foco em proporcionar experiências positivas para seus clientes.

Na pandemia da COVID-19, o marketing precisou se adaptar radicalmente ao novo comportamento do usuário. O fortalecimento dos canais de compras e meios de comunicação, passaram a ter uma força ainda maior. Os algoritmos e a gestão de marketing das empresas tomaram conta das redes sociais. Quem nunca recebeu propagandas no Facebook, no Instagram ou até mesmo no Twitter?

E se destaca a marca que melhor se comunica com seu público nas redes. Isso porque o marketing digital está ligado a uma comunicação emocional, isto é, no foco do que os clientes e o público-alvo da marca gostam de engajar na web. Isso vai muito além de estabelecer uma relação com o consumidor: trata-se de toca-los de maneira que eles se sintam valorizados, de forma única e individual; em outras palavras, a comunicação emocional faz com que os clientes se sintam representados pela marca.

Como planejar uma estratégia de comunicação emocional

Como dito anteriormente, os clientes querem se sentir representados pela marca. Em um mundo em que as pautas sociais e de representatividade aumentaram consideravelmente nos últimos anos, isso é muito importante ter em mente. E a primeira coisa a ser feita para estabelecer sua comunicação emocional no marketing é resolver os seus principais problemas com os clientes, chamados de “pontos de dor”. Seja honesto com eles e rápido nas soluções dos problemas. Faça um estudo sobre os problemas recorrentes e trace estratégias para minimiza-los.

Outra coisa importante é conseguir adentrar nas emoções dos clientes ao vender um estilo de vida condizente com o seu negócio. Tem uma marca de computadores? Faça postagens evidenciando como seu último lançamento pode pode agregar na vida de seus consumidores. Além disso, esteja conectado com causas sociais, como preocupação com meio ambiente, doações para instituições ligadas a populações em vulnerabilidade social ou mesmo criando programas para capacitar pessoas que estão fora do mercado de trabalho.

Pensar na experiência do usuário (user experience) também é fundamental: o uso de cores, funcionalidades, botões e microtextos fazem toda a diferença nas suas postagens e nas informações do seu site para atrair e encantar leads e consumidores ativos do seu produto/serviço. E, por fim, mas não menos importante, é necessário ter uma boa gestão financeira para estabelecer as melhores estratégias de marketing digital e emocional, com bons profissionais, para que o planejamento dê certo. Para isso, consulte seus funcionários formados em cursos de administração, marketing, finanças e economia para fazer um bom orçamento estratégico, pensado para o marketing do seu negócio.

E lembre-se de sempre colocar seu cliente em primeiro lugar, focando em sua experiência, desde o desenvolvimento ou melhoria do seu produto/serviço, passando pela atração feita pelo marketing, vendas e principalmente no pós-venda. Mudar o foco no produto para o foco no cliente fará toda diferença no seu negócio. Saiba mais!