Como manter a experiência do cliente elevada durante as festas de final do ano

A alta demanda por presentes no final do ano é uma grande oportunidade para varejistas, e-commerces e negócios por assinatura focarem nas vendas e principalmente na experiência do cliente. Mas, sem organização e preparo para esse momento, o tiro pode sair pela culatra.

Um bom planejamento para o final de ano pode elevar ainda mais a experiência do seu cliente, além de evitar que a reputação do e-commerce seja manchada. Neste artigo, vamos apresentar algumas soluções para problemas comuns e te ajudar a preparar melhor o seu e-commerce para o final de ano.

Alguns dados sobre o comércio eletrônico

Dados da Conversion afirmam que mesmo com a gradual reabertura do varejo físico, o comércio eletrônico brasileiro tem conseguido manter altos índices de audiência, registrando, em outubro, um crescimento de 1,58% em relação a setembro, somando 1,69 bilhão de acessos.

Em relação ao final do ano, novos dados de referência da ACI Worldwide revelaram um aumento mundial de 21% nas transações de comércio eletrônico em novembro de 2020, em comparação com novembro de 2019.

Esses fatos provam que a migração do consumidor para o e-commerce, impulsionada pela pandemia, já se consolidou como um novo hábito de consumo para os próximos anos. Então, a importância de elevar a experiência do consumidor do seu e-commerce fica ainda mais evidente! Diante disso, vamos para as dicas?

1. Prepare bem o seu site

Um site sobrecarregado ou fora do ar pode comprometer, e muito, a receita do seu e-commerce. No final do ano, em que a busca por presentes e compras está ainda mais intensa, é imprescindível que o seu servidor esteja bem preparado para receber tal demanda.


Com antecedência, entre em contato com a empresa de hospedagem do seu site, confirmando se o seu atual plano pode abarcar a quantidade de visitantes desejada. Se não, avalie a possibilidade de um upgrade. Uma infraestrutura em nuvem, por exemplo, suporta essa alta demanda e pode ser encontrada integralmente em plataformas como a
Robox, que atende e-commerces por assinatura.

2. Confira como está a responsividade do seu site

Sabia que no primeiro semestre de 2021, mais de 50% do faturamento dos e-commerces veio de compras feitas pelo celular? Os dados são do 44º relatório Webshoppers, e nos mostram a importância de pensar no design Mobile First e na responsividade dos sites e-commerces. Outra pesquisa, do grupo Kantar, mostra que 84% dos usuários da internet acessam sites pelo celular. Por isso, tenha certeza que o seu site está otimizado para a navegação por dispositivos móveis.

3. Garanta opções de pagamento diversas, com automação

Para evitar inadimplência ou cobranças indevidas, conte com um sistema de pagamentos automatizado, que gera boletos e envia e-mails de cobrança. É interessante contar com um bom gateway de pagamentos para automatizar o seu sistema de cobranças.

4. Prepare uma boa campanha de marketing

Use sua base de e-mails para enviar uma campanha voltada para o final do ano, indicando produtos para presentear, oferecendo cupons de desconto e outros benefícios. Apostar no remarketing para atingir usuários que já passaram pelo seu site também é uma ótima pedida. Se for fazer campanhas patrocinadas no Google Ads e nas redes sociais, não esqueça de segmentar bem o público que deseja atingir. Na campanha, deixe bem claro quais os benefícios de comprar no seu e-commerce naquela época do ano. Se você tiver um Clube de Vantagens como parceiro, melhor ainda! 

5. Disponibilize um kit de produtos para presente

O final do ano é marcado por encerramentos de ciclos e confraternizações. Também é o melhor momento de fazer amigos secretos (ou amigo oculto) e presentear quem a gente ama! Por isso, que tal aproveitar datas como natal e ano novo para criar kits com seus produtos para presentear? Além de ser uma ótima estratégia de cross-selling, também agrega valor aos seus produtos, um importante fator para elevar a experiência do cliente com a sua empresa. 

Espero que essas estratégias sejam úteis para você. Agora, é hora de colocar a mão na massa e se preparar para o melhor final de ano que a sua empresa já teve! 

*Conteúdo produzido pela Robox