Ícone do site Rede Parcerias

Como impulsionar a fidelização de clientes com a regra 80/20

80 20 fidelização de clientes

Quase todo mundo sabe que a fidelização de clientes é uma das partes mais  importantes no mundo dos negócios, certo? Para aumentar sua lucratividadese destacar no mercado, investir na lealdade do consumidor vale a pena e traz  resultados a longo prazo. 

O professor de marketing da Harvard Business School, Sebastian S. Kresge, afirma em sua pesquisa que “pesquisas demonstram que as empresas que mantêm ou aceleram filosofias centradas no cliente superam consistentemente as empresas que não o fazem.” 

Ainda segundo uma pesquisa da Harvard Business School, uma empresa pode aumentar seus lucros entre 25% a 95% apenas aumentando a taxa de retenção dos clientes em 5%. Isso prova que a fidelização de clientes é parte importante do seu sucesso!

Mas você sabe o que é a regra 80/20 e como utilizá-la na fidelização do cliente? Te contamos aqui.

O que é a regra 80/20 (Princípio de Pareto)?

Conhecida como Princípio de Pareto ou regra 80/20, é uma ferramenta de análise e foi proposta, em 1906, pelo consultor Joseph Moses Juran, analisando os trabalhos do economista italiano Vilfredo Pareto. A fórmula consiste em reconhecer que 80% dos problemas podem ter relação com 20% das causas do problema.

No primeiro exemplo deste estudo, o economista afirma que a distribuição da riqueza na Itália seguia a regra de 80% da renda pertencia a 20% da população. 

Mais tarde, Pareto percebeu que poderia aplicar essa regra a quase todos os temas. Na década de 1940, por exemplo, Juran aplicou a regra ao conceito de controle de qualidade e constatou que, 20% dos defeitos da produção eram responsáveis por 80% dos problemas dos produtos. 

Mas como essa regra se relaciona ao seu negócio?

De acordo com a CBS News, em uma conferência da Google, Eric Schmidt, atual presidente da empresa, afirmou que aplica a regra 80/20 em seus desenvolvimentos. “Nossos aplicativos não são substitutos completos para os operadores históricos. Somos muito honestos sobre isso. E, de fato, nossa estratégia para a maioria deles não é chegar a 100%, mas a 80%. Porque se conseguirmos chegar a 80%, devido ao nosso custo-benefício e nossa flexibilidade, achamos que podemos fornecer algum valor real”.

Consegue perceber como a Google utiliza essa regra 80/20 de forma simples e eficaz? Afinal, você consegue pensar num mundo sem gmail, google meet ou até o site de pesquisas da google?  

Seguindo a regra de 80/20, podemos concluir que  20% dos clientes geram 80% das vendas. Mas concentrar o máximo de esforço não significa que os outros clientes não sejam importantes?

3 Vantagens em Utilizar o Princípio de Pareto

Agora que apresentamos o conceito, vamos falar sobre vantagens e desvantagens de utilizar a regra para fidelizar seu cliente.

Se 20% dos seus clientes geram 80% dos seus lucros, focar em gerar conteúdos para esses clientes é parte importante para o sucesso do seu negócio. 

Você também pode focar em planejamento de marketing dos seus produtos mais vendidos para lucrar ainda mais. 

Satisfazer seu cliente em todos os aspectos, fomenta a fidelização do consumidor com a marca. A Regra 80/20 nos negócios determina que 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% das reclamações dos seus clientes. 

Quanto mais rápido você identificar a insatisfação dos seus clientes, mais rápido trabalhará na solução do problema

Focar em um atendimento rápido e fácil também qualifica melhor o seu negócio. Atualmente, com a digitalização de todos os serviços, a cobrança por uma acessibilidade melhor fica ainda mais urgente. Antes, era necessário passar horas na fila de um banco para resolver qualquer problema, mas hoje é possível resolver em cinco minutos pelo seu smartphone!

A regra 80/20 pode ser um ótimo aliado para obter ótimos resultados com uma redução de esforços. 

Por exemplo, ao invés de investir dinheiro e tempo em todas as estratégias, coloque apenas naquelas em que se faz mais necessário e alcance suas metas no menor tempo possível. 

Resolvendo 20% das suas falhas, você tira proveito das suas melhores estratégias!

Como aplicar a regra 80/20 em seu Programa de Fidelidade?

Agora que você já está ciente do conceito da regra 80/20 e das vantagens que traz para o seu negócio, saiba como aplicar no seu Programa de Fidelidade!

Quem consegue recusar um mimo? Recompensar seus clientes mais fiéis com voucher em grandes marcas dentro do seu Clube de Vantagens, por exemplo, é uma ótima forma. Outro exemplo são os sorteios de prêmios incríveis e altamente desejáveis. Quem não gosta de um sorteio?! 

Assim, você fideliza ainda mais, a parte dos 20% dos seus clientes mais engajados com a sua marca. E os outros 80% não devem ser esquecidos, também devem estar em sua lista de prioridade e com a aplicação das estratégias de fidelização de clientes. 

Se sentir exclusivo também pode tornar seu cliente ainda mais satisfeito com a sua marca. Cultivar o relacionamento com esses 20% dos consumidores através de acessos antecipados às novidades do Programa de Fidelidade atraem ainda mais satisfação do seu cliente. 

Conclusão

Entendeu um pouco mais sobre a regra 80/20 e como ela pode te ajudar a alavancar seu negócio? Para te ajudar nesse processo no seu Programa de Fidelidade, conheça mais sobre a Rede Parcerias e sobre o Clube de Descontos exclusivos para gerar ainda mais valor ao seu negócio e uma relação ainda maior com os seus clientes.

Sair da versão mobile