O que são Clubes de Vantagens e Benefícios?

O Clube de Vantagens e Benefícios é um tipo de programa de fidelidade que oferece uma série de benefícios exclusivos para seus membros, como descontos e ações de engajamento.

Com isso, ele é uma valiosa ferramenta de atração, retenção e fidelização para empresas que trabalham com o público no modelo recorrente (assinatura), pois essa estratégia funciona como um diferencial competitivo no mercado.  

Além disso, ele também agrega valor às empresas e instituições que desejam fidelizar seus funcionários, colaboradores e associados, visto que a plataforma é desenvolvida para fortalecer o relacionamento com o público.

Para entender mais sobre essa estratégia, o primeiro ponto que você precisa saber é que ela é diferente de pontos e cashback, geralmente oferecido por cartões de crédito, e consiste em trocar pontos acumulados por produtos ou serviços.

No Clube de Vantagens, os benefícios para clientes e colaboradores podem ser usufruídos a qualquer momento, além de oferecer uma maior quantidade de vantagens, como descontos, sorteios e jogos com prêmios. 

Dessa forma, o principal trunfo desse tipo de programa é a possibilidade de ofertar preços e serviços especiais, independente do acúmulo de pontos. Assim, ele atende muito melhor o desejo dos consumidores por recompensas e experiências cada vez mais ricas com marcas e empresas.

Ao longo desse artigo, vamos entender sobre a definição desta ferramenta estratégica, quais os passos para escolher um para o seu público e estratégias de divulgação que garantirão o sucesso da sua ferramenta de relacionamento.

Como funciona o clube de vantagens e benefícios?

Uma senhora segura uma tela aberta em uma ada de vouchers, um dos benefícios do clube de vantagens

O clube de vantagens e benefícios funciona como uma ponte entre uma marca e seu público, por meio de diferenciais e recompensas que permitem solidificar o relacionamento entre ambos.  

Mas, não só isso. Ele também é o diferencial no pacote que torna o seu serviço mais atrativo no momento da compra e um algo a mais para reter o cliente que acaba de começar a usar o seu serviço.

Dessa forma, os principais objetivos dele são:

  1. Fidelização de clientes: ao oferecer benefícios exclusivos e personalizados, você incentiva o cliente a manter a assinatura do serviço e a acreditar que a sua solução é a mais completa e atrativa;
  1. Aumento do ticket médio: manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que atrair novos. Por isso, ter estratégias de relacionamento que garantem a retenção e fidelização, são uma forma de manter a recorrência e aumentar o ticket médio; 
  1. Aquisição de novos clientes: por meio das vantagens que são agregadas ao seu serviço, as empresas podem despertar o interesse de leads e converte-los em clientes fiéis. Logo, o clube também pode entrar no seu discurso de marketing e vendas;
  1. Análise de dados e insights: o programa de fidelidade é uma fonte valiosa de dados e insights sobre o comportamento do cliente. Por meio de análises, as empresas podem entender melhor as preferências e necessidades dos clientes, adaptando suas estratégias para atendê-los melhor;
  1. Diferencial competitivo: uma plataforma de engajamento é uma vantagem competitiva para as empresas, ajudando-as a se destacarem em um mercado com clientes cada vez mais exigentes. Oferecer benefícios exclusivos e personalizados pode ajudar as empresas a diferenciarem-se dos concorrentes e continuarem na mente dos clientes.

Tudo isso, se comprova na popularidade que os clubes de fidelização vem ganhando no Brasil. Segundo pesquisa da ABMEF, realizada em 2023, mais de 80% dos respondentes participam de pelo menos um programa de fidelidade. Isso confirma a importância dessa estratégia para o público.

Quando começar um Clube de Vantagens e Benefícios?

Aderir a um Clube de Benefícios é um passo importante para as empresas que buscam prospectar novos consumidores sem deixar de lado a importância de fidelizar os clientes já existentes, visto que, como já destacamos, conquistar um novo cliente pode ser até 25% mais caro do que manter um antigo. 

Com isso, tanto pequenas e médias empresas como grandes corporações podem ter resultados positivos com essa estratégia

O primeiro passo, é encontrar uma plataforma que se adapte à realidade e às necessidades do negócio, indo onde o cliente estiver, seja no mundo online ou no offline. É importante garantir que a experiência do usuário com a plataforma seja positiva e coesa, evitando atritos e possíveis desistências motivadas por dificuldades e bugs.

Nessa etapa, considerar o tipo de recompensa que vai ser oferecido é muito importante. Conforme pesquisa ABAMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), realizada no fim de 2020, muitos clientes sentem falta do relacionamento através do programa de recompensa.

Dados apontaram, que muitos clientes sentem que falta empatia na hora de escolher o benefício e que esse acaba sendo difícil de usar. O programa de pontos foi um dos citados. Para os entrevistados, é difícil conseguir a quantidade de pontos necessária para boas recompensas e as regras são, por vezes, difíceis de serem entendidas.  

Assim, busque clubes de vantagens e benefícios que oferecem recompensas instantâneas e simples de serem acessados. 

Não se esqueça de considerar também a usabilidade. Para isso, analise as versões demonstrativas e busque também uma plataforma que tenha um design e uma acessibilidade favorável aos usuários.

Aqui no Rede Parcerias, por exemplo, desenvolvemos plataforma cloud based de excelente custo benefício, que permite o acesso de seus benefícios onde e quando os beneficiários desejarem através de uma plataforma com excelente usabilidade e totalmente personalizável. 

Caso você seja uma empresa com clientes recorrentes, acesse o nosso Clube Demonstrativo e conheça todas as recompensas disponíveis

Além disso, o RP fornece uma gestão completa do seu clube, desde a criação de campanhas publicitárias, planejamento de ações, e suporte técnico, prospecção de parcerias, suporte ao usuário, aplicativo e ferramentas de comunicação. Com uma ferramenta que atenda sua demanda, você gera valor e credibilidade junto aos seus clientes. 

Após considerar todos esses pontos e instalar o seu programa, a empresa deve escalar o seu clube conforme o interesse dos participantes. A princípio, investindo em alcance com estratégias de marketing. 

Lembre-se: as campanhas dos setores comerciais e de marketing devem estar alinhadas ao propósito do clube, que é encantar e favorecer o participante com vantagens e benefícios exclusivos. 

Conforme o clube for crescendo, os times podem ir ajustando a estratégia de acordo com a receptividade dos clientes, sem comprometer a saúde financeira do clube. Também é possível investir em upselling e cross selling conforme o número de usuários for aumentado.

Porque ter um clube de vantagens e benefícios

Uma cliente dá um feedback positivo, send porque ter um clube de vantagens e benefícios

Segundo pesquisa realizada pelo Google,  mais de 50% dos consumidores trocariam de marca preferida, contanto que recebessem uma proposta convincente da concorrência. 

Dados como esse estão motivando cada vez mais empresas a criarem um setor de Customer Success (Sucesso do Cliente), ou pelo menos aplicar alguns conceitos dessa disciplina no seu relacionamento com o cliente.

Entre as mais interessantes estratégias de Sucesso do Cliente, como o pagamento recorrente e o conteúdo exclusivo para assinantes, existem os Clubes de Vantagens e Benefícios.

Porém, o que explica esse novo comportamento dos clientes?

Para Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing, esse padrão vem no novo tipo de consumidor que a sociedade possui, denominada por ele de Marketing 5.0: 

O Marketing 5.0 é, por definição, a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.

Apesar da discussão aprofundada sobre tecnologia, é importante ter em mente que a humanidade deve continuar sendo o foco central do Marketing 5.0. 

A tecnologia do futuro é aplicada para ajudar os profissionais de marketing a criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.

O objetivo é criar uma nova experiência do cliente. Philip Kotler

Assim, temos um cliente que não só deseja receber tecnologias e benefícios que agregam valor a sua jornada, como também esperam que empresas já estejam preparadas para oferecer tais pontos. 

Com isso, negócios que saem a frente e incluem estratégias de fidelização na sua estratégia, podem melhorar de imediato dois indicadores de sucesso: Experiência do Cliente e Redução do Churn. 

Melhor Experiência do Cliente

A Experiência do Cliente (também conhecida como CX, do inglês “Customer Experience”) refere-se à percepção geral que um cliente tem em relação a todas as interações que ele tem com uma empresa ao longo da sua jornada. 

Isso inclui a qualidade do atendimento ao cliente, a facilidade de uso dos produtos ou serviços, a clareza das comunicações, a eficácia das soluções de problemas, a conveniência das opções de pagamento e envio, entre outras coisas.

A experiência do cliente é um aspecto crítico do sucesso de qualquer empresa, pois influencia diretamente a satisfação do cliente, a fidelidade, a retenção e a recomendação do produto ou serviço para outras pessoas. 

Empresas que conseguem criar uma experiência do cliente excepcional podem criar uma vantagem competitiva significativa em seu mercado. E é aqui que o Clube de Vantagens entra para garantir a melhora desse indicador na sua marca. 

Ter um programa de fidelidade, gera diversos efeitos positivos no relacionamento da sua marca, visto que ele é pensado para encantar os clientes. Assim, os clientes passam a ter acesso a descontos, benefícios gratuitos, sorteios e jogos com prêmios. Todos juntos, são responsáveis por gerar experiências positivas. 

Perceba que apenas ter um clube não garante a melhorar a experiência, e sim possuir benefícios pensados para engajar e encantar. Por isso, aqui no Rede Parcerias, diversificamos o tipo de recompensas que oferecemos aos usuários dos nossos clubes. Com isso, eles se engajam de diversas formas com a sua marca. 

Outro ponto importante, é o diferencial em relação ao mercado. Quando uma empresa oferece uma experiência excepcional, ela pode se destacar e se diferenciar dos concorrentes. 

Imagine que você e seu concorrente possuem como serviço um plano de saúde, mas você conta com um clube com centenas de benefícios que podem resolver outras dores e necessidades. Com isso, o seu serviço se torna muito mais atrativo devido às experiências que sua marca gera.  

Para fechar o tópico, temos o case de sucesso do Clube Unimed, que evidencia exatamente a importância de trabalhar a experiência do cliente e ter um algo a mais no serviço.

YouTube video

O objetivo da criação do Clube foi aprimorar o relacionamento com o cliente, incentivando-o a utilizar o plano de saúde não somente quando necessita de uma consulta, mas também como uma opção para garantir o bem-estar. 

Para tanto, foram selecionados parceiros alinhados com os valores da marca, como restaurantes saudáveis que oferecem descontos, cursos de autodesenvolvimento e opções de lazer, como cinemas.

Como resultado, o plano alcançou sucesso ao manter suas estratégias de marketing em longo prazo, estabelecendo uma conexão mais próxima com os clientes por meio do Clube. Isso ocorreu porque o Clube permitiu a união de dois aspectos cruciais para fidelizar clientes: compreender suas necessidades e buscar formas de encantá-los.

Redução do Churn

Churn se refere à taxa na qual clientes ou assinantes deixam de fazer negócio com uma empresa ou cancelam sua assinatura de um serviço em um determinado período de tempo. É uma métrica utilizada para medir a retenção de clientes e a fidelidade à marca. 

Em português, “churn” pode ser traduzido como “taxa de rotatividade de clientes” ou “taxa de cancelamento”. As principais causas do churn variam de acordo com o setor e a empresa em questão, mas algumas das causas mais comuns incluem:

  • Falta de valor percebido: os clientes cancelam porque não veem valor suficiente nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
  • Má experiência do cliente: os clientes cancelam porque tiveram uma experiência ruim com a empresa, como problemas no atendimento ao cliente, com a entrega ou com o produto ou serviço em si.
  • Preços altos: os clientes cancelam porque acham os preços dos produtos ou serviços muito elevados.
  • Concorrência: quando há uma oferta melhor ou mais adequada com a concorrência.
  • Mudança de necessidades: mudança de necessidades mudaram e a empresa não consegue atender essas novas demandas.
  • Problemas de comunicação: as empresas não conseguem se comunicar adequadamente e passar informações relevantes.
  • Problemas de produto: o produto ou serviço não atendeu às suas expectativas.
  • Falta de engajamento: os clientes cancelam porque não se sentem engajados ou conectados com a empresa e seus produtos ou serviços.

Perceba que a maioria das causas do churn envolve problemas no relacionamento com os clientes e falta de diferenciais e estratégias comunicativas. Por isso, o clube de vantagens serve como uma medida preventiva que garante a satisfação do cliente e evita o cancelamento do serviço.

Em resumo, num mundo totalmente conectado, em que o site do seu concorrente está a um clique de distância, é imprescindível garantir a retenção de clientes, fidelizá-los e torná-los verdadeiros embaixadores da sua marca. 

Afinal, graças às redes sociais, qualquer comentário positivo (ou negativo) sobre uma empresa pode tomar proporções surpreendentes, atingindo organicamente várias pessoas e clientes em potencial. 

Com isso, ter um clube de vantagens e benefícios se tornou indispensável para promover uma melhor Experiência do Cliente, o que, consequentemente, melhora as taxas de retenção e fidelização, garantido a redução do churn. 

Como criar um clube de vantagens e benefícios?

Para criar o seu clube de vantagens e benefícios, é essencial algumas etapas de planejamento e implementação. Essas ações vão contribuir na escolha de qual plataforma e recompensa sua marca utilizará. 

O primeiro ponto, é pensar em como apresentá-lo de forma simples ao cliente. Os esforços em comunicação são tão importantes quanto as recompensas. Por isso, desde o início já tenho um planejamento de como irá comunicá-lo.

Ainda neste ponto, você pode planejar uma ação de lançamento, e se comunicar sobre a novidade em vários canais diferentes. Após a implementação, siga sempre comunicado novos benefícios que chegam a plataforma e também incentivado a utilização dos que já estão disponíveis.

O segundo passo, é buscar as melhores recompensas. O seu clube precisa realmente agregar valor ao cliente, por meio de benefícios que irá utilizar. Por isso, na hora de escolhê-las considere os seguintes três pontos:

  1. São fáceis de serem acessadas e utilizadas;
  2. Estão disponíveis de forma instantânea
  3. São de parceiros que os clientes utilizam 

O último ponto é a criatividade. Apesar de exigir estratégias conhecidas e testadas como as citadas aqui, não deixe de também pensar nas tuas próprias. Afinal, você conhece melhor do que ninguém o seu público, o que lhe confere experiência para criar várias ações de engajamento. 

Algumas opções são:

  • Realizar um sorteio em uma data especial para sua marca;
  • Distribuir cartões presentes no lançamento do clube
  • Buscar influenciadores para divulgar o clube

E muito mais….

Tenha isso em mente e busque uma empresa de clube de vantagens que já permita sua empresa criar também as próprias ações interativas e incluí-las na plataforma da sua marca. 

Parcerias Estratégicas e de sucesso 

grupo de empresários realiza uma parceria estratégica

Parcerias estratégicas e de sucesso são acordos de colaboração entre duas ou mais empresas, organizações ou indivíduos que buscam obter benefícios mútuos. Essas parcerias são criadas com base em uma relação de confiança e visam a obtenção de objetivos específicos e estratégicos.

As parcerias estratégicas são planejadas para atender a objetivos específicos de longo prazo, como a expansão de mercado ou o desenvolvimento de novos produtos. Essas parcerias são criadas com base em interesses comuns e compartilhamento de recursos e conhecimentos.

As parcerias de sucesso, por sua vez, são relações de colaboração estabelecidas para alcançar objetivos específicos de curto prazo, como a realização de um projeto específico ou a entrega de um serviço. Elas são criadas com base em uma relação de confiança e no comprometimento mútuo com o sucesso da empreitada.

Segundo dados da Powerlink, empresa de parcerias globais, as parcerias estratégicas estão se tornando um elemento vital para o crescimento corporativo e muitos empreendimentos já reservam em torno de 20% dos seus ativos para desenvolver e manter tais colaborações. O que confirma a importância dessa prática que estará presente no seu clube.

Na nossa plataforma, buscamos parceiros que vão agregar valor e credibilidade a sua marca, e que resolvem problemas e necessidades dos seus clientes. São centenas de marcas que já estão presentes no clube e muitas outras que chegam todos os meses. 

Assim, é construída uma relação duradoura e que proporciona essa tendência global no seu negócio sem que você precise ir em busca das colaborações. 

Plataforma do clube de vantagens: um modelo white label

White Label é um modelo que funciona como uma “etiqueta branca” e permite que empresas obtenham soluções de identidade de marca e outras personalizações de forma completa através da terceirização de tais processos. Alguns exemplos são:

  • Templates de site
  • Programas para aplicativos
  • Gerenciamento de mídias sociais e SEO

O Clube de Vantagens é um exemplo de White Label que pode terceirizar soluções tecnológicas de recompensas para programas de fidelização de clientes. Assim, a plataforma é totalmente personalizada com a identidade da sua marca, em cores, logo, url, nome do clube, entre outros pontos necessários.

Mais do que uma importante ação de branding, essa prática é essencial para garantir o sucesso do relacionamento que deseja criar com os clientes.

Não adianta você ter uma plataforma, ou um programa, com a marca de um terceiro em que você só dá acesso ao seu usuário. Por isso, é importantíssimo que o seu programa de benefícios tenha a sua marca e esteja no seu domínio.

O trecho acima faz parte do vídeo abaixo, gravado pelo Eduardo Torres, cofundador Rede Parcerias, e que reúne os segredos necessários para o sucesso para o seu programa de fidelidade:

YouTube video

UX: a Experiência do Usuário na plataforma

Ainda sobre a plataforma, também é importante considerar outro ponto importante sobre ela: a experiência do usuário. De nada adianta ter uma plataforma personalizada que não funciona corretamente ou que traz problemas na hora do seu cliente resgatar um benefício.

UX, ou Experiência do Usuário, refere-se à experiência geral que uma pessoa tem ao interagir com um produto ou serviço. Isso inclui desde a facilidade de uso, acessibilidade e utilidade do produto, até as emoções e percepções que a pessoa tem ao usá-lo. 

O design UX é o processo de criação de produtos e serviços tendo em mente garantir que o usuário tenha uma experiência positiva, agradável e produtiva. Isso envolve uma série de disciplinas, incluindo pesquisa de usuário, arquitetura da informação, design de interação, design visual e estratégia de conteúdo, entre outras. 

O objetivo final do UX é criar produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos usuários, ao mesmo tempo, em que alcançam metas e objetivos de negócios. Assim, é possível oferecer ao seu cliente uma experiência agradável nos momentos em que ele acessar a plataforma, o que garante mais um ponto de satisfação com a marca.

Por isso, lembre-se de acessar a plataforma demonstrativa do clube que deseja assinar e analisar os pontos que citamos. Apenas através de testes, é possível ter certeza de qual experiência vai ser oferecida. 

Clube de Vantagens: funcionalidades para encantar o seu cliente

Como já destacado, o Clube de Vantagens do Rede Parcerias reúne diversos tipos de benefícios e recompensas responsáveis por gerar experiências exclusivas que encantam e garantem a satisfação dos clientes. Vamos conhecê-las um pouco melhor:

  • Descontos: os descontos são exclusivos e divididos em diversas categorias. Assim como dito acima, os nossos parceiros são de destaque nacional (Natura, Amazon, Drogasil, Cinemark, dentre outros), para agregar valor e credibilidade à sua marca. 

Além disso, você também pode escolher incluir na sua plataforma, parceiros locais de sua preferência.

  • Sorteios: os sorteios podem acontecer de duas formas, esporádicas e como parte de um calendário. No caso das que já seguem um calendário, nós, do Rede Parcerias, realizamos mensalmente e preparamos prêmios e comunicações para promover os sorteios. 

Com isso, engajamos os clientes através da sorte, já que eles precisam entrar no clube, pegar um bilhete, torcer e como obter o resultado, algo que gera diversas experiências com a marca.  Confira, na imagem abaixo, o nosso calendário de sorteios para 2023:

calendário-de-sorteios-rede-parcerias

Porém, você também pode organizar o seu próprio sorteio em datas sazonais que você considera importante, como o aniversário da sua marca. 

  • Jogos com prêmios: os jogos são mais um exemplo de ação que engaja seu cliente mesmo quando ele não deseja comprar nada. Aqui, diversificamos no tipo de ação realizada: jogo da memória, quiz, dentre outros. 

Além disso, ele é sempre pensado junto de um tema que está em alta no momento, como  Copa, Páscoa; para que assim o cliente se sinta mais motivado a jogar e ganhar o prêmio.

  • Gratuitos: para fechar a lista, um das nossas categorias mais acessadas do clube. Na categoria de gratuitos, reunimos jogos, e-books, cursos com certificados, aulas de yoga, de inglês  e muito mais. São centenas de benefícios inteiramente gratuitos que você pode divulgar para o seu público e eles usarem sem nenhum gasto. 

Com isso, você reforça o compromisso da sua marca com o bem-estar dos seus clientes, garantindo o sucesso do seu marketing de relacionamento. 

Divulgação dos benefícios: passo a passo para colocar em prática

Divulgar o clube de vantagens é um passo essencial para o seu sucesso, pois os clientes precisam conhecer os benefícios para conseguirem usar.  Mas, como fazer essa divulgação?

O primeiro passo é conhecer o seu público, entendendo em quais mídias ele se encontra e qual tipo de comunicação conversa melhor com ele. Para isso, entenda o seu público, escolha os benefícios que vão ser divulgados, em quais canais e com qual objetivo.

Após essa análise, segue algumas dicas de como divulgar o clube em canais que o seu cliente costuma estar presente:

Site

  • Botão para o Clube na home;
  • Banner com link em páginas e conteúdos;
  • Inserir na descrição do produto ou serviço;

Instagram

  • Link na Bio (por meio de ferramentas como o LinkTree, que permite inserir agrupar os links em um só).
  • Destaque nos stories sobre o Clube;
  • Por meio de lives e eventos online;
  • Através de postagens no feed, como reels e carrossel.

E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser usado tanto para compartilhar benefícios e ações pontuais, como também para ter um fluxo só com divulgações. Por isso, não se esqueça de incluí-lo na sua agenda de marketing.

SMS

Além dos formatos digitais, você também pode investir em outras estratégias de divulgação. Uma delas é o SMS. Essa é, por exemplo, uma das estratégias usadas pelo provedor Loga, cliente do Rede Parcerias, para divulgar os benefícios para os seus clientes.

Durante o horário de almoço, eles disparam mensagem com ofertas e descontos em parceiros de alimentação, o que contribui para engajar os usuários e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação por meio dos benefícios.

Você pode aprender um pouco mais sobre essas e outras estratégias através do vídeo abaixo: 

YouTube video

Para fechar esse tópico, é importante lembrar que a divulgação precisa ser feita com constância. Assim, também aproveite das ações e materiais que vão ser oferecidos pela equipe do Rede Parcerias para manter esse relacionamento e comunicação com o seu público. 

Clube como parte do discurso de vendas  

Vimos que o clube de vantagens pode ser usado tanto para atrair, como reter e fidelizar clientes, por ser um poderoso diferencial que torna um serviço mais completo e atrativo para o público. Assim, vamos ver algumas dicas práticas para que você possa incluir o clube no seu discurso de vendas.

O primeiro passo, é alinhar a promoção dessa estratégia com o seu time de vendas e marketing. Afinal, eles precisam conhecer a importância do clube e dos seus benefícios para incluir em comunicação e conversas realizadas no momento da venda.

Assim, coloque em prática o seguinte check-list:

  • Monte estratégia de marketing e venda bem estruturada de forma que o clube possa ser inserido para agregar valor a sua marca;
  • Deixe claro o valor que vai ser entregue ao público, pois o novo modelo de cliente busca experiências;
  • Insira o clube como parte das comunicações realizadas pelo marketing;
  • Apresente os benefícios e a importância do clube ao seu time de vendas.

Tendo essa etapa inicial feita, é hora de inserir o clube no pitch de vendas. Veja um exemplo: (através de uma empresa fictícia)

A Saúde+ é um plano de saúde que proporciona bem-estar e qualidade de vida às pessoas através de uma rede credenciada de médicos especialistas em todo o Brasil. (proposta de valor da empresa)

Temos ainda um clube de vantagens para você economizar nas suas compras, participar de sorteios, acessar cursos gratuitos, além de diversos outros benefícios e premiações ao longo do ano. (+ o clube como diferencial)

Com a soma do valor que sua empresa entrega e as vantagens que geram boas experiências e interações ao seu cliente, sua solução se destaca em meio a concorrência, o que contribui para o sucesso das suas vendas. 

Por que oferecer um clube de vantagens gratuito?

Ter um clube de vantagens significa oferecer uma série de benefícios para o seu cliente. Porém, muitas empresas não entendem o porquê de não cobrar pelo seu acesso.

Oferecer benefícios aos seus consumidores não necessariamente deve exigir retornos financeiros diretos ou a curto prazo. Quando usado de maneira estratégica, o oferecimento de serviços gratuitos pode gerar muito mais valor a longo prazo, tanto de percepção de marca quanto financeiro.

Ao oferecer o clube de vantagens como um extra para o seu cliente, a sua empresa gera uma percepção muito mais positiva do que quando cobra por isso. E não há nada melhor que uma empresa possa fazer por um cliente (e por ela mesma) do que gerar valor.

A percepção de valor é como a sua marca é vista pelos seus clientes. É isso que faz com que as pessoas se encantem por determinadas marcas e paguem mais por umas do que por outras.

Quanto maior for o valor enxergado, maior será a sua reputação na cabeça dos consumidores. 

Uma boa reputação é o que garante a lealdade do seu público. E todo esse processo é uma conquista que a sua empresa vai conseguindo ao longo de diversas ações pensadas para trazer benefícios para os seus clientes, como quando disponibiliza uma plataforma gratuita que lhes oferece vantagens e descontos.

Case de sucesso para se inspirar 

Conhecer histórias de sucesso é uma ótima maneira de gerar insights para como implantar e divulgar o seu programa de relacionamento. Por isso, vamos conhecer a estratégia do clube Loga, cliente do Rede Parcerias.

A Loga é uma empresa de provedor de internet que escolheu usar o clube para agregar valor à experiência dos clientes: o nosso interesse com o clube, é entregar ao cliente mais do que a internet, entregando mais benefícios. Agora, além da internet, ele também ficará pelo desconto no cinema, nas farmácias  (Natã Cruz, analista de CS).

E é exatamente dessa forma que você precisa utilizar o clube. Busque primeiro entregar um ótimo serviço para reter o cliente. Em seguida, use o clube para entregar um algo a mais, que fideliza o seu cliente e garantirá que ele veja sua marca como a melhor opção para determinada necessidade.

Através do vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre as estratégias utilizadas pela Loga:

YouTube video

Conclusão 

infográfico explicativo sobre o clube de vantagens e benefícios

Em resumo, o Clube de Vantagens é um programa de retenção de consumidores que oferece um conjunto de benefícios em troca da fidelização de seus usuários: os clientes de empresas participantes do clube. 

Nesse sistema, que está em constante crescimento, os usuários da plataforma possuem acesso a descontos exclusivos, sorteios, vouchers, campanhas personalizadas, atendimento de alto nível e muito mais.

Afinal, nessa estratégia de fidelização não é exigido um número mínimo de adesões ou pontuações. Além disso, também não é cobrado nenhum tipo de comissão dos parceiros, visto que o objetivo do programa é conceder o melhor benefício possível aos usuários do clube.

Dessa forma, os Clubes de Vantagens e Benefícios são estratégias de fidelização, pois incentivam os consumidores a se inscreverem e permanecerem com a marca pelos benefícios exclusivos que vão além dos produtos e serviços que o seu cliente já usufrui.

Quanto ao futuro, as tendências na área envolve cada vez mais personalização dos benefícios e a inclusão de tecnologias  que tornaram as plataformas cada vez mais atrativas aos clientes. Por isso, essa é uma tendência que seguirá cada dia mais crescendo.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso Clube Demonstrativo e veja na prática como podemos ajudar empresas com público recorrente.