Como fidelizar um cliente nos dias de hoje

Os clientes modernos têm um padrão diferente de consumo. Por isso, é preciso analisar o perfil desse grupo para entender como fidelizar um cliente nos dias de hoje. 

De início, os consumidores passaram a ser mais exigentes em relação não apenas à qualidade do produto ou serviço, mas também de todo o relacionamento com a empresa. Logo, é preciso pensar na experiência completa que vai ser oferecida e quais os valores que a marca pretende transmitir.

Segundo Kotler, criador do conceito Marketing 4.0, “as pessoas estão em busca de organizações que preencham suas mais profundas necessidades sociais e ambientais em missão, visão e valores” (Fonte: Blog Acelerato). Dessa forma, trazer diferenciais e criar estratégias para acompanhar o relacionamento com o seu cliente se tornou indispensável.

Confira neste post, algumas dicas que você pode aplicar na sua empresa para atender às atuais necessidades do Cliente.

1. Exceda as expectativas 

Exceder as expectativas é entregar não apenas além do que foi prometido, mas também proporcionar experiências e diferenciais que resolvam outras dores do cliente.

Por exemplo, se sua empresa é focada em Planos de Saúde, além de garantir os melhores serviços e um tempo rápido de resposta para o seu beneficiário, também é possível oferecer diferenciais que reforcem os seus valores e atendam outras dores do seu cliente. O plano poderia oferecer, por exemplo, conteúdos relacionados à atividades físicas, cursos de autodesenvolvimento e dicas de receitas saudáveis.

Outra forma de exceder as expectativas, é oferecendo “mimos”. Esses podem ser um sorteio em uma data comemorativa, um cupom de desconto ou vouchers por tempo de uso do serviço ou pela quantidade de produtos comprados. O importante é analisar o seu público e perceber qual estratégia é melhor para deixá-lo encantado com sua marca.

2. Humanize o Atendimento

Com a tecnologia, tornou-se muito mais fácil estar em contato com o cliente. Por meio de bots ou inteligências artificiais, é possível agilizar atendimento, receber feedbacks e melhorar a experiência do cliente.

No entanto, a humanização no atendimento não pode ser esquecida. A velha máxima, “pessoas se conectam com pessoas” ainda é válida e traz diversos benefícios, pois é preciso que sua empresa esteja atenta para dar um suporte e ajudar os clientes em dificuldades.

Segundo pesquisa da Mckinsey, empresa estadunidense de consultoria empresarial,  70% das experiências de compra são influenciadas pela forma como o consumidor sente que é tratado. Por isso, invista em ter um diálogo atencioso, personalizar a experiência, estar sempre em contato com o cliente e desenvolver práticas de empatia que toda a equipe pode vir a ter com eles. 

3. Acompanhe o NPS

NPS (Net Promoter Score) é métrica que utiliza dados quantitativos e qualitativos para mensurar quanto os seus clientes estão satisfeitos (Zendesk). Ou seja, ele mede a satisfação do seu cliente após usar o seu serviço ou produto e quais as chances deles indicarem para outras pessoas o que  é vendido pela sua marca.

A partir do NPS, é possível dividir os clientes em três grupos:

  • Clientes detratores: aqueles que tiveram experiências ruins com a marca e tendem a criticá-la;
  • Clientes neutros:  aqueles que não estão totalmente satisfeitos com o que é oferecido e tendem a migrar para concorrentes;
  • Clientes promotores: os consumidores totalmente satisfeitos e com grandes chances de indicar seu produto ou serviço para outras pessoas. 

O seu objetivo deve ser fazer pesquisas de satisfação e criar alternativas para manter o NPS sempre acima de 75%.

4. Agregue valor com Plataformas de Fidelidade

Por fim, ter uma Plataforma de Fidelidade constitui um estágio mais avançado de relacionamento com o cliente, que pode agregar valor a sua marca e auxiliar na implementação das dicas anteriores.

Diversas são as vantagens de possuir esse tipo de programa na sua marca, visto que essas plataformas contribuem não só para melhorar o relacionamento com os clientes, mas também para aumentar a retenção e tornar o seu produto ou serviço mais atrativo.

Além disso, para João Pedro Paro Neto, presidente da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), a imagem dos programas de fidelidade sempre esteve muito ligada a boas experiências como viagens, serviços e benefícios exclusivos. Em um cenário de incertezas econômicas, é natural que o participante passe a olhar mais para esse tipo de vantagem, que o permita economizar.”

Portanto, invista em um programa de fidelização para agregar valor ao seu serviço ou produto e torná-lo mais atrativo para o seu cliente. 

Como Fidelizar um Cliente com o Clube de Vantagens

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias é uma plataforma completa de fidelização que contribui para encantar o consumidor, melhorar o relacionamento e também oferecer diferenciais que agreguem valor à sua marca.

Dentro do Clube, são disponibilizados descontos em centenas de parceiros nacionais, além de você poder incluir os parceiros locais de sua preferência. Na plataforma, também há uma curadoria de benefícios gratuitos (como jornais, aulas de inglês, treinos, livros, jogos) e a possibilidade de realizar ações que levem mimos aos seus clientes, como é o caso dos sorteios  e dos vouchers que sua empresa pode oferecer em dezenas de marcas selecionadas.

 Acesse o nosso Clube Demonstrativo e veja na prática como fidelizar o seu cliente hoje com a plataforma de fidelidade mais completa do Brasil.

Em um fundo amarelo com uma imagem de um computador, há um botão para acessar o clube demonstrativo do Rede Parcerias