Rede ParceriaBlog.

Como Fidelizar Clientes na Black Friday

black friday

A Black Friday (ou Sexta-feira Negra, em tradução livre) é uma das principais datas comerciais, presente no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Apesar de ser uma tradição originalmente norte-americana que sucede o jantar de Ação de Graças, na última quinta-feira de novembro, muitos empresários e lojistas brasileiros adotaram a data de compras com o intuito de oferecer ótimos descontos aos consumidores e gerar maior volume de vendas para suas lojas e empresas. 

Apesar do sucesso atual desta data, foi a partir de 2010 que a Black Friday se tornou corriqueira na vida dos brasileiros. Devido à participação de grandes lojas varejistas, como Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia e etc, a data acabou se tornando uma das principais tendências de consumo entre os brasileiros, disputando seu lugar com outras grandes datas comerciais no calendário nacional, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados

Além de ser essencial para estimular as vendas entre os consumidores brasileiros, a Black Friday também pode ser uma grande aliada na hora de fidelizar clientes já existentes e melhorar ainda mais a experiência do consumidor oferecida pelas lojas participantes. 

ORIGEM DA BLACK FRIDAY 

Apesar de existir muita discrepância entre a real origem da Black Friday, a mais aceita, hoje, é a utilização do termo durante os anos 1960, na Filadélfia, pela força policial da Pensilvânia, ao se referirem ao movimento intenso de turistas que iam às cidades grandes para iniciarem suas compras de fim de ano. 

Ao mesmo tempo, os lojistas e gerentes de grandes lojas utilizavam o termo Black Friday fazendo alusão à enorme falta de funcionários que, por conta do jantar de Ação de Graças na noite anterior, afirmavam estar doentes para não comparecer ao emprego na 

sexta-feira seguinte e, consequentemente, alongar o feriadão! 

De qualquer forma, o termo Black Friday está intimamente relacionado ao intenso movimento nas lojas no início da temporada natalina, se tornando, ao longo do tempo, uma data festiva por si só àqueles que buscam descontos gigantescos e negócios imperdíveis. Além disso, outras datas comerciais semelhantes surgiram em conjunto com a Black Friday, como a Cyber Monday, no qual os consumidores são encorajados a comprar pela internet, e a Small Business Saturday, que encoraja os consumidores a visitarem vendedores locais.

POR QUE A BLACK FRIDAY É IMPORTANTE? 

Apesar da Black Friday ser uma data voltada aos consumidores, é importante lembrar que os lojistas e varejistas também podem se beneficiar dos descontos e promoções oferecidos pela Black Friday! 

  • É UMA OPORTUNIDADE PARA ESVAZIAR O ESTOQUE ANTIGO:

    a Black Friday é um ótima oportunidade para os lojistas se livrarem de estoques antigos e encalhados por um preço razoável e de maneira rápida, e se prepararem para receber os novos estoques natalinos, com tranquilidade e tempo de sobra. 

  • AUMENTO SUBSTANCIAL NAS VENDAS:

    a intenção dos consumidores durante a Black Friday é só uma: comprar! Há clientes que passam o ano todo guardando dinheiro e mantendo um orçamento apertado justamente para poderem comprar algo com valor reduzido durante a Black Friday. 

  • FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES:

    a Black Friday é uma ótima oportunidade para fidelizar clientes a longo prazo. Por conta da época propícia de compras, os consumidores que, inicialmente, só buscavam fazer uma compra específica – com desconto, ainda -, podem acabar retornando mais vezes e se tornarem clientes fiéis à empresa, loja ou marca. 

COMO FIDELIZAR CLIENTES DURANTE O BLACK FRIDAY 

A Black Friday se tornou rapidamente uma ferramenta de vendas inestimável para todos os lojistas e empresas varejistas que participam da data. Entretanto, transformar os clientes que buscam apenas uma promoção ou um desconto pontual em clientes fidelizados à marca ou à loja requer planejamento estratégico e a oferta de uma ótima experiência do consumidor. 

Descontos exorbitantes e preços reduzidos são incríveis para gerar lucros rápidos, mas, muitas vezes, não são o suficiente para fidelizar um cliente. Por conta disso, nós preparamos abaixo uma lista com as principais dicas de como fidelizar seus clientes durante o período da Black Friday! 

  • OFEREÇA VANTAGENS PARA GARANTIR A VOLTA DO CLIENTE 

Em todas as vendas efetuadas durante a Black Friday, considere oferecer um voucher de desconto ou um incentivo de compra para o mês seguinte. Isso pode ser oferecido a clientes que gastam mais de um determinado valor ou que compram produtos 

específicos, selecionados pela própria loja.  

A oferta de benefícios a clientes novos tem o efeito de não somente aumentar o volume e o valor das compras durante o período da Black Friday, mas também de incentivar a volta do mesmo cliente em um futuro imediato, aumentando, assim, as chances de fidelização. 

  • GERE EXPERIÊNCIAS POSITIVAS  

Na maior parte do tempo, a Black Friday pode ser uma experiência de compras bastante estressante, seja pela quantidade de pessoas em busca de um mesmo produto, pelo desgaste físico e emocional de escolher e separar os itens para compra ou, simplesmente, pelo atendimento oferecido pelos funcionários e colaboradores.  

Conseguir gerar experiências  positivas e relaxantes para seus clientes – lista de compras online, self check-out, número de funcionários compatível com o movimento etc. – durante o frenesi da Black Friday é crucial para uma boa experiência do consumidor e, consequentemente, para a fidelização de tais clientes. 

  • EVIDENCIE SEUS VALORES E IDEAIS 

Apesar das compras durante a Black Friday serem motivadas quase que exclusivamente pelos descontos e ofertas, as compras seguintes, durante o ano todo, são altamente motivadas pela mensagem e pelos valores que uma loja ou empresa passa. 

Por isso, evidencie sempre os valores e visões de sua loja ou marca, a fim de prospectar cada vez mais clientes que estão em busca exatamente do que você pode oferecer, aumentando, assim, a chance de fidelizar novos consumidores. 

NÃO ESPERE A BLACK FRIDAY PARA OFERECER VANTAGENS A SEUS CLIENTES 

A Black Friday é um período conhecido pelas promoções e descontos ofertados por boa parte dos lojistas e varejistas. Mas você não precisa esperar até lá para começar a oferecer benefícios exclusivos para seus clientes e garantir cada vez mais a fidelização de seus consumidores! 

Através do Clube de Vantagens do Rede Parcerias, você tem a oportunidade de oferecer descontos e bonificações incríveis para todos os seus clientes, desde vouchers de descontos em lojas parceiras até sorteios de prêmios, durante o ano todo! 

Junte-se agora ao Clube de Vantagens que beneficia mais de 200 empresas, de grande, médio e pequeno porte,  por todo Brasil!

Banner Blog Fidelização de Clientes

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *