Rede ParceriaBlog.

Como criar um programa de fidelidade para sua empresa

5 COMO CRIAR UM PROGRAMA DE FIDELIDADE PARA SUA EMPRESA

Segundo a pesquisa da Yotpo, as pessoas vão longe pelas marcas que amam. Basicamente 68% dos entrevistados comentaram que participariam de um programa de fidelidade das marcas que gostam, enquanto 56% estão dispostos a gastar mais com a marca que se identificam, mesmo que existam opções mais viáveis.

Fidelizar clientes é a arte que muitas empresas buscam, mas nem todas conseguem. Afinal, é o que promove a “imortalidade” do seu negócio.

E, uma das estratégias para isso é o Programa de Fidelidade, que nada mais é que oferecer incentivos e recompensas para seus clientes, engajando-o a manter um relacionamento com a empresa. 

Assim, um top programa com boas estratégias pode garantir através de ações um relacionamento com longevidade. 

O que é um programa de fidelidade?

Antes de mais nada, um programa de fidelidade é uma ferramenta que visa aproximar sua marca dos clientes – ou qualquer outro grupo de pessoas de interesse para a empresa.

Ou seja, são técnicas que geram engajamento, que permitem ao cliente ser recompensado por suas ações em prol de sua marca. Essa postura gera um sentimento de proximidade, ainda mais quando o cliente nota no dia a dia as vantagens de ser fiel à sua marca.

Quais são os princípios de um Programa de Fidelidade?

Para ser bem-sucedido, um Programa de Fidelidade deve seguir 3 princípios básicos:

  • Ser simples: boa parte das pessoas não são hábeis com tecnologia ou não têm tempo para ler um livro de regras enorme. É por isso que o programa deve ter regras e execução simples, permitindo que seus clientes usufruam dos benefícios de forma fácil.
  • As recompensas devem agregar valor: o que será entregue para o cliente precisa ter valor na ótica dele. Então, faça uma pesquisa extensa e entenda quais são as melhores soluções para ele.
  • Seja criativo e interativo: a falta de criatividade e de engajamento afasta clientes de seu programa de fidelidade, o que implica na diminuição de sua eficiência. Capriche no design dos eventos, use nomes chamativos e sempre aposte na interação com os clientes.

Como criar seu Programa de Fidelidade?

  • Conheça mais sobre seus clientes:

O primeiro passo é conhecer seu público. O motivo disso é que, ao conhecer seu público, você saberá quais itens e formatos de promoções vão atrair sua atenção. Além disso, existe a questão do contato entre sua empresa e seus clientes, um detalhe que não pode ser descartado.

Então, procure selecionar algumas perguntas sobre seu cliente como: “quanto esse cliente compra mensalmente”, “que tipo de produtos ele gosta e qual a frequência” ou “ele está satisfeito com seu serviço?”.

Pense em como você pode melhorar esse relacionamento.

  •  Analise seu Programa

Prepare-se antes de tudo!

É necessário saber o quão satisfeito estão seus clientes por meio de pesquisas e entrevistas. Envie um e-mail marketing ou faça um monitoramento de comentários dos seus clientes para entender melhor suas dores.

E, então segmente clientes que compram com mais frequência daqueles que são de um ciclo de compra mais longo. 

  • Defina metas 

O que somos de nós, meros mortais sem objetivos e metas?

Então, antes de tudo: defina suas próprias metas para seu Programa de Fidelidade. Um exemplo: Se seus clientes compram por volta de 5 vezes por ano, defina uma meta de 5,5 vezes por ano. Isso aumentará ao menos 10% com poucas despesas.

Utilize CRM para ajudar nessa jornada. 

  • Budget

Para ter uma melhor retenção de clientes e um budget definido para desenvolver uma nova clientela, analise a média da sua empresa. Se você busca um crescimento acima do normal, aumente seu orçamento de acordo.

  • Estratégias

Procure por estratégias de fidelização que façam sentido para seu cliente, mas também visando a qualidade do seu relacionamento comercial. 

Como:

Sorteio

A utilização de sorteios é muito comum como estratégia de marketing para divulgação de produtos, marcas, serviços, gerar engajamento com seu público, retenção de clientes, entre outros. Para isso, é necessário criar mecanismos de impulsionamento e interatividade entre clientes e empresas.

 A realização de sorteios tem por característica a distribuição de prêmios, seja por, cupons, vouchers, produtos ou serviços. Sendo assim, é importante escolher estrategicamente o prêmio a ser utilizado, de acordo com a finalidade do sorteio, principalmente levando-se em consideração o perfil dos usuários do clube.

Uma experiência cinematográfica 

Outra estratégia que você pode se inspirar com o Clube de Benefícios do Rede Parcerias é além de oferecer descontos exclusivos, vouchers e sorteios sazonais, oferecer ao seu público descontos imperdíveis como este da experiencia no cinema que rola em todo o Brasil.

Voucher com desconto.

Os vouchers são ofertados como incentivos e prêmios, sendo usados como um alavanque no mecanismo de engajamento entre marcas e clientes. Com isso, é possível aumentar o volume de acesso ao clube e, indiretamente, promover a fidelização e retenção dos usuários. Também é possível fazer com que o usuário se sinta especial por receber um presente e, assim, fornecer uma experiência diferenciada que melhore seu relacionamento e ajude a gerar valor à sua marca.

 

Quer saber mais sobre como conquistar clientes fiéis para seu negócio? Acesse o E-book do Rede Parcerias dicas de fidelização!

     

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.