Rede ParceriaBlog.

Cobrar pela utilização do seu clube pode prejudicar seus resultados

cobrar-pela-utilizacao-do-seu-clube-pode-prejudicar-seus-resultados

Você já foi em uma loja e se sentiu satisfeito ao encontrar um potinho de biscoitos, balas ou café para se servir à vontade, sem ter que pagar por isso?

Agora imagine se ao lado houvesse uma tabela de preços, cobrando por cada um desses itens. Não seria tão confortável, não é mesmo? Seria quase como se a loja precisasse de um retorno financeiro em cima de todo agrado que vai lhe oferecer.

A mesma coisa acontece quando você cobra ao seu cliente pelo acesso ao seu clube de vantagens. Ao invés de ser um benefício adicional para o cliente, ele passa a ser apenas mais uma coisa à venda na sua empresa, mais um de seus produtos ou serviços.

Por mais que do ponto de vista da empresa esses agrados precisem gerar de fato retornos financeiros, é importante entender que o ganho pode ser muito maior quando nem todos os benefícios oferecidos aos clientes são cobrados.

Quer entender um pouco mais? Continue a leitura que a gente explica melhor.

Por que oferecer um clube de vantagens gratuito?

Ter um clube de vantagens significa oferecer uma série de benefícios para o seu cliente. Mas muitas empresas não veem vantagens em não cobrar pelo seu acesso.

Oferecer benefícios aos seus consumidores não necessariamente deve exigir retornos financeiros diretos ou a curto prazo. Quando usado de maneira estratégica, o oferecimento de serviços gratuitos pode gerar muito mais valor a longo prazo, tanto de percepção de marca quanto financeiro.

Ao oferecer o clube de vantagens como um extra para o seu cliente, a sua empresa gera uma percepção muito mais positiva do que quando cobra por isso. E não há nada melhor que uma empresa possa fazer por um cliente (e por ela mesma) do que gerar valor.

A percepção de valor é a forma como a sua marca é vista pelos seus clientes. É isso que faz com que as pessoas se encantem por determinadas marcas e paguem mais por umas do que por outras.

Quanto maior for o valor enxergado, maior será a sua reputação na cabeça dos consumidores. Uma boa reputação é o que garante a lealdade deles. E todo esse processo é uma conquista que a sua empresa vai conseguindo ao longo de diversas ações pensadas para trazer benefícios para os seus clientes, como quando disponibiliza uma plataforma gratuita que lhes oferece vantagens e descontos.

Diferencial da Empresa x Serviço Adicional

Um dos principais benefícios de ter um clube de vantagens é ter um diferencial diante dos seus concorrentes. Isso faz com que o seu cliente enxergue mais vantagens em fechar um negócio com você (e permanecer nele) do que com uma outra empresa do mesmo segmento.

O cliente percebe a preocupação da empresa em oferecer a ele o que há de melhor, entendendo o clube de vantagens como um benefício a mais do seu negócio – e não como mais uma tentativa de lhe vender algo.

Quando o clube é oferecido gratuitamente, ele passa a funcionar como ferramenta de comunicação e relacionamento. O uso dessa estratégia pode gerar um grande impacto positivo para o seu negócio, já que o custo de manter um cliente e garantir que ele permaneça utilizando seus serviços é sempre muito mais baixo do que o de prospectar um novo.

Já quando a sua empresa decide cobrar por esse acesso, o clube deixa de ser um diferencial e passa a ser apenas mais um produto a ser vendido.

Além de perder as vantagens de oferecer um serviço extra para o seu cliente, a cobrança por um clube de vantagens pode ser vista pelo consumidor como mais uma maneira de tirar dinheiro do seu bolso. Essa visão gera uma imagem negativa para o seu negócio, totalmente oposta à proporcionada pela oferta de benefícios como um diferencial.

Receber além do esperado sempre gera valor a mais. Ser cobrado por tudo, não.

Fidelização e Retenção de Clientes

Como falamos, uma maneira estratégica de usar um clube de vantagens é transformá-lo em uma ferramenta de comunicação e relacionamento com o seu cliente.

As parcerias e benefícios desse modelos fazem com que o usuário passe a enxergar mais valor no serviço contratado e no relacionamento que a empresa está construindo com ele. Isso faz com que a plataforma passe a ser uma forma eficaz e eficiente de fidelizar e reter os clientes.

Fidelização

Consiste em estreitar os laços entre a empresa e o cliente a ponto de obter a sua contínua satisfação. Ele não apenas utiliza o que a sua marca oferece, como também confia, fala bem e recomenda para amigos e família. Fidelizar não necessariamente implica no consumo constante de seus produtos ou serviços, mas significa conquistar o cliente para que ele volte a comprar de você sempre que uma nova demanda surgir.

Retenção de Clientes

Abrange ações para conter e reduzir a perda de consumidores. Um bom trabalho de retenção é resultado de consumidores satisfeitos e muitas vezes fiéis à marca. Isso implica diretamente na diminuição da saída de clientes.

Quando as empresas entendem que os resultados de oferecer um clube de vantagens gratuito são muito maiores do que os de se cobrar por ele, fica muito mais fácil fazer um trabalho de fidelização e retenção de clientes.

Afinal, é muito melhor voltar em uma loja que te deixe confortável e onde você se sinta acolhido – seja recebendo biscoitos, balas, cafezinho ou qualquer outro benefício – do que voltar naquela que apenas expõe seus produtos ou serviços, precificando absolutamente tudo o que pretende te oferecer.

Utilize essa estratégia na sua empresa!

São inúmeros os benefícios de oferecer um clube de vantagens na sua empresa.

O Rede de Parcerias tem todas as ferramentas para você fortalecer o relacionamento com o seu cliente. Você pode conhecer nossos planos ou personalizar o seu, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente.

Siga também o nosso Instagram e não perca nenhuma dica para o seu negócio!

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts