Rede ParceriaBlog.

Clube de Vantagens: uma nova estratégia de fidelização

Já não é de hoje que as pessoas detém uma série de informações sobre o seu negócio: serviços oferecidos, reputação da marca e benefícios exclusivos são alguns exemplos comuns. E quando se trata de quem já é cliente da sua empresa, ter um espaço capaz de reunir tudo isso tornou-se uma estratégia fundamental na busca por melhores resultados.

Esse espaço digital geralmente é reconhecido como um Clube de Vantagens, onde as empresas oferecem experiências únicas aos clientes mais aderentes ao seu negócio.

Mais do que uma rede de parcerias que oferece descontos e mimos aos clientes, o Clube de Vantagens representa um canal de comunicação poderoso: bem planejado e implantado no seu negócio, você certamente verá os índices de retenção e fidelização dos clientes crescerem.

Se você ainda não buscou essa nova estratégia de fidelização para o seu negócio (ou já implantou e quer conhecer melhor como ela funciona), acompanhe este post até o final!

Como o Clube de Vantagens funciona?

Por se tratar de uma experiência coletiva e de acesso irrestrito, o Clube de Vantagens é traduzido numa plataforma digital, cuja tecnologia pode ser desenvolvida tanto dentro da sua empresa como por uma solução parceira especializada na sua implantação.

É importante deixar claro que, apesar de funcionar digitalmente, o Clube de Vantagens oferece experiências no mundo físico — como ingressos para o cinema, atrações turísticas e descontos em produtos específicos.

Ou seja: na estratégia do clube, você precisa garantir que as empresas parceiras ofereçam exatamente a experiência disponibilizada na plataforma, de forma que o cliente não se sinta enganado ou lesado.

Afinal, ele lembrará que obteve o benefício na sua plataforma, e terá uma imagem negativa do seu clube, mesmo que a experiência seja do parceiro.

Um ótimo exemplo é o Meu Clube Unimed. Lançado no segundo semestre de 2019, a iniciativa aumentou em 15x o número de usuários engajados na plataforma, antes do final de 2019, o que certamente melhorou a percepção dos clientes sobre a marca e seu relacionamento positivo.

Qual o objetivo do Clube de Vantagens?

Dependendo do ramo de atuação da sua empresa e a estratégia traçada para alcançar os resultados, o Clube de Vantagens terá a oportunidade de atingir positivamente diversos objetivos do seu negócio. Alguns são bem comuns, como:

  • aumentar o índice de retenção dos clientes e, consequentemente, diminuir sua evasão (ou a taxa de churn, caso seu serviço seja um SaaS, por exemplo)
  • fidelizar os clientes mais engajados ou os “curiosos” de plantão (que ainda não reconhecem o potencial do seu serviço)
  • fortalecer a reputação da sua marca por meio de parcerias com outras empresas bem vistas no mercado
  • melhorar a comunicação e relacionamento com o cliente, inclusive em outros canais, como as redes sociais e o próprio site da empresa.

O ponto-chave na estratégia do seu Clube de Vantagens é garantir a convergência de todos os objetivos na rentabilidade do negócio e na percepção cada vez mais positiva da marca.

Como acompanhar a evolução do Clube de Vantagens?

Como pôde observar, o grande benefício de investir num Clube de Vantagens é a possibilidade de unir objetivos importantes do seu negócio num único espaço.

Tendo a tecnologia da plataforma bem implantada, você acompanhará informações em tempo real sobre:

  • quais benefícios e vantagens são mais buscados e, de fato, utilizados
  • como o usuário do clube explora a ferramenta, dando ideias de melhoria constante tanto para o clube quanto para a comunicação do negócio
  • em que momentos os clientes estão mais propícios a aproveitar suas vantagens (datas comemorativas, campanhas de email marketing da empresa, lançamento de um novo serviço)
  • o engajamento na plataforma (número de visitantes mensais, páginas/ofertas visualizadas, cadastros e descadastros, dentre outras métricas importantes).

Minha sugestão é que você (ou uma pessoa específica que cuide diariamente do clube) fique de olho nessas informações. Uma boa prática é criar mensalmente relatórios de performance, buscando entender o que pode ser ajustado e melhorado, tendo sempre em mente que o mais importante é a ótima experiência do cliente.

Dicas para quem deseja implantar um Clube de Vantagens

Pode parecer uma solução complexa e onerosa, mas a verdade é que muitas empresas já investem na prática dessa nova estratégia de fidelização — e vêm enxergando retornos importantes para o negócio.

Se você anda com dúvidas sobre a efetividade do Clube de Vantagens (e quer implantar um em breve), separei algumas dicas valiosas a seguir:

1. Conheça o limite das vantagens que pode oferecer

Num mundo ideal, todos nós gostaríamos de oferecer as melhores experiências possíveis, aquelas que indubitavelmente fariam os clientes nos amarem. Mas como disse anteriormente, o Clube de Vantagens não é apenas sobre descontos e regalias.

Procure entender exatamente o quanto de investimento é possível aplicar e quais parcerias sua empresa já têm, visto que é muito mais fácil negociar descontos e benefícios.

Crie um plano de ofertas bem estruturado, de forma que possa oferecer o que há de melhor nos momentos oportunos, como em campanhas de Marketing e novas parcerias.

2. Realize benchmark de clubes concorrentes

Seja curioso e acompanhe o que seus concorrentes andam praticando quando o assunto é Clube de Vantagens.

Busque opiniões dos clientes dessas empresas sobre o que lhes agrada e o que não, de forma a evitar os mesmos erros na hora de implantar o seu clube e, indo além, permitir que inove em seus benefícios e funcionalidades da plataforma em construção.

3. Busque parcerias inovadoras e novas no mercado

Nem sempre as empresas de marca mais conhecida no mercado oferecem o melhor custo-benefício em termos de parceria.

Há uma série de startups e negócios disruptivos, cujos produtos e serviços oferecidos são de extrema confiança e valor para o público. Buscar parcerias com empresas inovadoras pode ser uma aposta certeira, visto que elas também sairão ganhando em termos de visibilidade.

4. Contrate uma solução especializada no assunto

Por fim, vale a pena buscar empresas que oferecem uma solução inteligente e de fácil implantação na hora de colocar o Clube de Vantagens no ar.

O Rede Parcerias é justamente um exemplo: atua como um programa de clube de vantagens que potencializa o seu relacionamento com o cliente, indo além de boas parcerias e oferecendo uma plataforma online e personalizável.

E então, aprendeu tudo sobre a dinâmica de um Clube de Vantagens e os benefícios para o seu negócio? Espero que este conteúdo te ajude a escalar a fidelização dos clientes nos projetos em ação (e futuros, é claro!). Caso queira saber mais sobre o Rede Parcerias e como nossas soluções podem te ajudar, entre em contato conosco. Pode ser uma mensagem no WhatsApp (ícone no canto inferior direito da sua tela).

Clube de Vantagens: uma nova estratégia de fidelização

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts