Rede ParceriaBlog.

Como implantar o Clube de Vantagens na sua estratégia de relacionamento

clube-de-vantagens-nas-estrategias-de-relacionamento

O que seu você tem praticado nos últimos meses para melhorar (ou expandir) o relacionamento com seus clientes?

Diante do cenário atual, grande parte do esforço de muitas empresas têm sido em reter o público de maior fidelidade, tanto em consumo como na defesa da marca.

Afinal, com exceção de alguns poucos setores — como o alimentício, saúde e serviços de entrega —, a receita caiu drasticamente ao lado da necessária redução de custos.

Com tanta gente recebendo menos ou simplesmente desempregada, o poder de consumo caiu, fato que impacta diretamente na sua estratégia de relacionamento.

E neste contexto, retornamos ao questionamento do início deste post — com um adendo: qual solução você acredita gerar resultados positivos neste período de quarentena?

Seja para fortalecer seu relacionamento, reter clientes importantes ou até mesmo adquirir alguns novos, o Clube de Vantagens é uma boa aposta. 

E você entenderá o porquê. Continue a leitura!

O diferencial do clube de vantagens nas principais estratégias de relacionamento 

Ter um site responsivo, presença nas redes sociais (Instagram e Facebook, principalmente) e uma base de contatos ativa são alguns passos que praticamente todas as empresas, independente do porte, investem para se relacionar e vender de forma escalável.

Acontece que outras técnicas, tão presentes e importantes nas empresas, exigem não só conhecimento e prática, como também uma ferramenta adequada para apoiar as ações — muitas capazes de automação hoje em dia, o que gera mais fluxo de comunicação e oportunidades.

Separamos a seguir as principais estratégias onde o clube de vantagens da Rede Parcerias atua como um diferencial nos objetivos do seu negócio.

Email Marketing

Por ser uma ferramenta renovada constantemente, sempre atenta às necessidades de nossos clientes e parceiros, uma importante parte dos seus esforços de Marketing e Relacionamento é atendida pelo clube de vantagens: o Email Marketing.

Por lá, você consegue criar peças de e-mail e dispará-las de acordo com o comportamento do seu público-alvo — que pode ser personalizado, seguindo o fluxo de comunicação desejado.

Existe toda uma estrutura para inserir arquivos da sua empresa (logo, banco de imagens, assinaturas) e até mesmo integrar com ferramentas que você já utiliza — como MailChimp e RD Station.

O impacto diferenciado do clube de vantagens é a compreensão imediata, através de indicadores em tempo real (vouchers e benefícios de maior utilização, usuários engajados, novos cadastros), de como você pode manter um relacionamento ativo com o público — montando um email de boas-vindas ou de parabenização ao usuário que economiza X reais em descontos no seu clube, por exemplo.

Régua de relacionamento

Você já deve ter escutado sobre (e até mesmo utilizado) o princípio de Pareto em suas estratégias de relacionamento. Basicamente, a técnica consiste em direcionar ações consistentes em 20% dos clientes — que em geral, representam 80% do faturamento da carteira de seus consultores.

Após isso, cria-se uma “régua” de ações, que vão desde oferecer um conteúdo rico e aumentar as oportunidades de venda até o call-center e as pesquisas de satisfação, para tais clientes.

Essa “régua” de relacionamento, como muitos preferem utilizar o termo, é extremamente importante para definir quais clientes exigem maior atenção e o quanto de esforço você pode alocar dos seus consultores, tanto para oferecer um produto/serviço novo ou acompanhar a utilização atual do cliente.

A questão é que, enquanto tal prática é comum no B2B e já conta com diversas ferramentas de apoio (em destaque, os CRM’s), outros setores do varejo, comércio e serviços locais dependem muito de parcerias e contratos pontuais para manter o negócio vivo ao longo da quarentena.

Justamente aí que entra o clube de vantagens: contando com dezenas de parceiros confiáveis pelo país, você pode adaptar sua régua de relacionamento ao plano de consumo e oferta dentro da plataforma, priorizando sua comunicação aos usuários mais engajados e aumentando as ações junto aos parceiros de maior procura.

Argumentos de venda

No que você e seus consultores comerciais focam ao oferecer um serviço? Custo-benefício e qualidade? Flexibilidade de uso e pagamento? Ou simplesmente confiam no valor da marca e na reputação do negócio?

Argumentar ao longo de uma venda sempre exigiu empatia e perceptividade — algo ainda mais visado neste período de isolamento social. 

Certamente o cliente irá valorizar muito sua solução ao saber que o clube de vantagens acompanha duas iniciativas sociais: o #TamoEmCasa e o #VamosJuntos (falamos melhor sobre elas neste post).

Além de atrair novos consumidores ao oferecer vantagens exclusivas na compra do seu produto/serviço, você aproveita o impacto social que as iniciativas de parceiros vêm causando. 

Indo além, até mesmo o futuro cliente pode virar um depoimento dentro do clube e em seus canais de comunicação, estreitando o relacionamento do público envolvido.

Valorização da marca

O clube de vantagens tem o potencial para ser aquele espaço em que sua marca, e tantas outras parceiras e conhecidas no mercado, convergem confiança e qualidade ao consumo esperado — e à indicação de novos clientes.

Um usuário pode compartilhar como foi a experiência de um parceiro do clube em suas redes sociais, diretamente após adquirir a oferta. E claro, quanto melhor ela for, mais sua marca será mencionada e creditada entre o público.

Enquanto os grandes eventos não retornam, há a possibilidade de investir em parceiros cuja gama de produtos esteja em alta — como materiais para treinos funcionais em casa, degustação de bebidas e alimentos 100% orgânicos e saudáveis. 

Todo esse esforço trará não só oportunidades dentro e fora do clube de vantagens, como fortalecerá a opção pela sua marca àqueles que ainda estão indecisos sobre comprar de você, agora e no futuro.

Retenção de clientes

Por fim, não menos importante nas sua estratégia de relacionamento, adotar o clube de vantagens tratá insights valiosos ao analisar como reter seus clientes — e por extensão, parceiros importantes.

Vejamos o seguinte cenário: se parte do seus clientes demonstra maior interesse por determinadas parcerias, por exemplo, Wine ou Cerveja Box, é possível desenvolver campanhas específicas para esse segmento e gerar mais engajamento entre o seu cliente e a sua marca.

Além disso, a segurança e conforto que o clube de vantagens garante aos usuários são fatores de retenção — visto que uma boa parte das pessoas está consciente da alta quantidade de golpes virtuais ao comprar online e, claro, quer evitar ser vítima optando por um espaço confiável.

Comece agora o seu clube de vantagens!

Então, viu os diferenciais que o clube de vantagens oferece à sua estratégia de relacionamento? Há alguma técnica que você utiliza e vem dando certo? Conte para a gente.

Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades das iniciativas #TamoEmCasa e #VamosJuntos. 

Ah, e se você é comerciante ou tem uma pequena/média empresa, fale com nossa equipe e veja como podemos te ajudar neste momento.
Conheça os planos existentes do nosso clube de vantagens (ou personalize o seu) e comece já sua história com a Rede Parcerias.

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.

Outros posts