Rede ParceriaBlog.

Aumente o engajamento de colaboradores com um Clube de Vantagens

Aumente o engajamento de colaboradores com um Clube de Vantagens

O engajamento de colaboradores é um desafio diário para os gestores focados em resultado e que buscam a evolução de sua empresa. 

Em resumo, engajamento de colaboradores significa o quanto estes vestem a camisa da empresa. 

No marketing digital, o engajamento é conquistado através de conteúdos inteligentes que visam encurtar a distância marca-cliente. Dentro da empresa, ele toma outra forma, sendo a soma de diversos fatores qualitativos do ponto de vista do colaborador. 

Neste conteúdo, vamos explicar como um Clube de Vantagens é uma estratégia interessante para engajar sua equipe. 

Engajamento de colaboradores

 

O que é um Clube de Vantagens?  

Muitas pessoas confundem Clube de Vantagens com programa de pontos, quando na verdade são coisas completamente diferentes. 

Um programa de pontos implica no acúmulo de pontos para conquistar um bem, que pode ser um produto ou serviço. Já o Clube de Vantagens não necessita desse acúmulo, ou seja, os participantes têm acesso aos benefícios apenas por estarem inscritos no clube. 

Essa diferença sutil permite que os participantes do clube se tornem embaixadores de sua marca, ou então a vejam de uma outra perspectiva. 

Agora que você sabe o que são Clubes de Vantagens, vamos apontar alguns dos principais benefícios dessa prática: 

Quais são os benefícios de oferecer um Clube de Vantagens para os colaboradores?  

Trabalhadores mais felizes 

O trabalho inevitavelmente se torna parte da rotina, e com o tempo fica parecido com uma operação mecânica. Para os colaboradores, isso gera um afastamento entre seus sonhos e o que realmente fazem no dia a dia – mesmo quando fazem o que sempre sonharam em fazer. 

O Clube de Benefícios permite adoçar a rotina dos colaboradores de modo a torná-la mais dinâmica e prazerosa. Além disso, ele fomenta um contato mais próximo entre empresa-trabalhador, ainda mais quando há vouchers envolvidos

Menor rotatividade de colaboradores 

Ao trabalhar com Clube de Vantagens, sua empresa adquire a capacidade de “segurar” os trabalhadores em seus postos, habilidade esta, muito importante quando falamos em talentos e engajamento de colaboradores.

Isso acontece por causa da soma de diversos fatores, onde o clube tem um espaço especial, como: ajudar o colaborador a fechar as contas do mês, permitir que ele consiga produtos antes inacessíveis, e demais coisas do gênero são algumas delas. 

Ajuda a atrair talentos 

Os colaboradores chamados de talentos são os mais demandados do mercado. Em geral, são pessoas com bastante conhecimento e habilidade técnica em um assunto, muitas vezes executando tarefas cruciais para as organizações. 

Em resumo, estamos falando de excelentes trabalhadores, os quais têm a Vantagens, sua empresa se destaca na hora de atrair um talento. 

Aumenta a produção de sua empresa 

O aumento de produção ocorre de maneira natural quando pensamos nos demais benefícios listados aqui. Afinal, colaboradores felizes, que ficam na empresa por anos e que são talentosos permitem destacar sua organização dos concorrentes. 

Embora o Clube de Vantagens, por si só, seja excelente para engajar seus colaboradores, você pode aliá-lo a uma campanha de engajamento, que será apresentada a seguir. 

Por onde começar uma campanha de engajamento de colaboradores? 

O engajamento permite alinhar os colaboradores em um objetivo comum: ajudar a empresa a crescer. Isso acontece porque eles deixam de enxergar uma separação entre a marca e eles mesmos, e passam a encarar o trabalho de outra forma. 

Nesta seção, vamos discutir alguns pontos importantes de uma campanha de engajamento. Confira: 

Escute sem julgar 

Uma postura importante dentro da empresa é escutar sem julgar. Isso torna os processos na organização mais inclusivos, permitindo que todos os colaboradores contribuam com a resolução de um problema. 

Vale lembrar que cada pessoa é única, com experiências e conhecimentos que só ela possui. Desse modo, permitir que os colaboradores atuem ativamente nos projetos é colocar essa pluralidade em movimento. 

Faça o planejamento das ações de engajamento 

Cada organização vive uma realidade. Em alguns casos, a empresa possui estratégias de engajamento para colaboradores, precisando apenas otimizá-las. Em outros, é a primeira vez que isso é implementado na empresa, requerendo cuidados adicionais. 

Nossa principal dica sobre o planejamento é: faça pequenas alterações e deixe os colaboradores se adaptarem. Acrescente mais vantagens quando houver uma boa adesão ao programa. 

Use a técnica “tentativa e erro” 

Assim como diversos processos dentro da empresa, é provável que você precise de algumas tentativas até alcançar sucesso em sua campanha de engajamento. O problema não é continuar a tentar, mas sim não estudar os motivos do insucesso anterior. 

A técnica “tentativa e erro” requer coleta de dados para funcionar, senão fica impossível saber o andamento da campanha. 

Mensure seus resultados 

Em linhas gerais, uma campanha de engajamento deve levar em conta períodos consideráveis. Ou seja, os resultados não vão aparecer rapidamente, inclusive alguns indicadores de sucesso só farão sentido com pelo menos 6 meses de campanha ativa. 

Uma ótima forma de mensurar seus resultados é escolher um desafio que está relacionado ao engajamento. A rotatividade de pessoal, por exemplo, é um caso típico de colaboradores desengajados; portanto, uma métrica pode ser a troca de colaboradores de um mesmo posto ao longo do semestre. 

Qual o momento certo para criar um Clube de Vantagens? 

O momento certo para criar um Clube de Vantagens é agora. Afinal, quanto antes você colocar suas estratégias de engajamento para funcionar, mais próximo estará de colher os frutos dessas ações. 

Quando falamos em indicadores, a rotatividade de pessoal, expressões de desânimo na empresa e falta de energia durante o trabalho são alguns deles. 

Como oferecer o Clube de Vantagens? 

Existem várias formas de oferecer o Clube de Vantagens, mas as mais atrativas para os colaboradores envolvem o menor esforço possível para usufruir delas. Um exemplo disso são os vouchers distribuídos para os colaboradores – e clientes, a depender da estratégia. 

Além disso, sorteios são eventos que engajam muito, principalmente de itens cobiçados como videogames de última geração e eletrodomésticos utilitários. 

Se você quer tudo isso e muitas outras funcionalidades, venha conhecer o Rede de Parcerias e descubra como um Clube de Vantagens pode transformar o engajamento de seus colaboradores

 

banner blog conheca o Rede Parcerias

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.