As 12 principais ferramentas de marketing para o seu negócio

O Marketing Digital é uma das áreas mais promissoras da atualidade e isso não aconteceu à toa. Afinal, com o boom do consumo pela internet, cada vez mais empresas passaram a levar o seu negócio físico para o âmbito online, o qual gera grandes resultados para quem atua com boas ferramentas de marketing.

Se você é ou conhece alguém do ramo de marketing, sabe que administrar todas as demandas é uma tarefa muito difícil, tendo em vista que, para manter um site otimizado, por exemplo, existem diversas estratégias eficazes, porém, se mal administradas, não garantem nenhum resultado para o empreendedor.

Por esse motivo, a equipe do Rede Parcerias desenvolveu um conteúdo completo com as principais ferramentas de marketing que devem ser utilizadas para otimizar os processos e a aumentar a eficiência do seu negócio, como também para te ajudar a desenvolver estratégias assertivas a fim de atrair e fidelizar clientes. Confira!

As principais ferramentas de marketing para cada área do negócio 

Quem trabalha com o comércio digital pode concordar com a importância de uma expressão famosa de origem do físico Benjamin Franklin: “tempo é dinheiro”. Pois sabendo que a cada ano novas empresas são abertas e que acabam ocupando o espaço dos concorrentes, administrar o próprio negócio com eficiência muda tudo!

Dessa forma, se você também acredita que o tempo é o bem mais precioso que temos, deve implementar a partir de hoje as principais ferramentas de marketing no seu negócio e otimizar em até 100% o tempo de produção, além de colher insights para desenvolver novas estratégias de atração de clientes

Para te auxiliar a compreender as funcionalidades das principais ferramentas, nós as separamos em setores diferentes, como marketing digital, gestão de conteúdo e marketing estratégico. Tudo isso para que você compreenda de forma clara para o que elas realmente servem. Primeiramente, começaremos com o marketing digital. Confira!

Ferramentas para marketing digital

clientes interagindo com comunicações

Google Analytics

Para ter um negócio bem sucedido digitalmente é necessário ter muito mais do que ótimos produtos e serviços, afinal, sem conseguir medir os resultados, é impossível compreender se suas estratégias estão te trazendo lucro. Por isso, o Google Analytics é essencial para a sua empresa. 

Sendo a maior ferramenta de monitoramento de métricas do mercado, ela permite a integração com sites, blogs, redes sociais e diversas outras opções de automação de marketing. Ao usar o Analytics, que é gratuito, você é capaz de criar indicadores e fazer o acompanhamento por meio de um dashboard intuitivo. 

Google Keyword Tool (gratuito)

A produção de conteúdo é essencial para que o seu site seja encontrado na primeira página do Google quando o usuário busca por um produto. Afinal, sem a descrição do que é oferecido pela sua loja, fica praticamente impossível garantir que as pessoas confiem e comprem com você.

No entanto, criar conteúdo não deve ser feito de qualquer maneira. Com a ferramenta gratuita Google Keyword Tool você encontra as palavras-chave mais relevantes para determinado âmbito. Assim, é possível criar uma descrição mais assertiva a fim de responder às dúvidas dos usuários e, por fim, gerar sua conversão! 

Redes sociais

Indispensáveis para presença e visibilidade no online, as redes sociais são um canal de contato tanto com leads, quanto quão os clientes. Por sua diversidade de formatos (vídeos, lives, carrossel de fotos, compartilhamento de links…) elas permitem também trabalhar diferentes gatilhos do marketing. 

Outro ponto importante, é entender que existem diferentes redes sociais, e que algumas podem funcionar melhor para o seu nicho de atuação. Assim, tenha uma excelente gestão de mídias sociais e faça uma boa pesquisa do público e interesse do usuário de cada rede antes de começar a sua estratégia.

Plataformas de anúncios

Uma forma de potencializar o alcance dos seus canais (redes sociais, site) é por meio de publicidade paga em plataformas de anúncios. Empresas como Google, Meta e Microsoft, têm espaços para criar e monitorar esses anúncios.

Com isso, você consegue fazer segmentação e impactar exatamente o seu público-alvo, aumentando o seu número de leads, acessos e conversões. Com isso, um anúncio criativo e que chame a atenção, contribui para melhorar os resultados da sua marca. 

  • Aprenda mais sobre esse assunto através do nosso artigo sobre tráfego pago

Ferramentas para Gestão de Conteúdo 

equipe-reunida-no-escritório

Criar conteúdo para a internet é super importante para que você possa se destacar dos concorrentes. Hoje existem ferramentas capazes de te ajudar a criar e a disponibilizar as suas produções da melhor forma possível, assim, você tem a garantia de originalidade e autoridade no seu ramo. 

Wordpress

Se você está iniciando no comércio digital, precisa de um site, blog e até mesmo portfólio para que os seus produtos sejam encontrados pelos usuários. Uma ferramenta gratuita capaz de te auxiliar nesta tarefa é o WordPress, que conta com um painel muito simples de ser usado e pode ser integrado em várias ferramentas de gestão.

Além disso, é possível ainda contar com diversas opções de plugins, desde os gratuitos até os pagos, que cooperam com a melhor administração do dia a dia do profissional de marketing. Para aproveitar o WordPress não é necessário a atuação de um profissional de programação, tendo em vista que a interface é intuitiva e simples de usar

Canva

Tão importante quanto uma boa descrição de produtos, as imagens também são essenciais para que você possa fortalecer a identidade visual da sua empresa no âmbito digital. Por isso, indicamos a ferramenta de design Canva, que é paga, mas existe uma versão gratuita. Com essa ferramenta você pode criar imagens incríveis. 

Assim, você pode aproveitar toda a sua criatividade para desenvolver imagens originais, que sejam a cara do seu negócio. Crie mais uma oportunidade de conquistar os usuários da internet e garantir que eles se interessem pelos seus produtos. 

Trello

Como você já sabe, trabalhar com marketing digital exige o domínio de muitas tarefas. Por isso, para otimizar o seu tempo e o da sua equipe, vale a pena utilizar ferramentas capazes de organizar todas as demandas do dia. Assim, todo mundo consegue identificar o que é necessário realizar com prioridade.

O Trello é uma plataforma colaborativa – é paga, mas pode ser encontrada uma versão gratuita – que serve para delegar todas as atividades e ainda manter as informações necessárias para sua execução inteiramente disponíveis, independente do local que a pessoa faça o acesso. 

Editor de vídeo

Conteúdos em vídeo são umas das tendências do momento. Por isso, eles são essenciais para serem utilizados nos seus canais e estratégias de comunicação. 

Alguns dos editores profissionais disponíveis no mercado são: Adobe Premiere, HitFilm Express e Avid Media Composer. No entanto, você pode contar com aplicativos para edições simples, como é o caso do CapCut, que permite fazer cortes, inserir legendas, adicionar trilha sonora, dentre outras funcionalidades.

Ferramentas para Marketing estratégico

Equipe reunida para criar uma estratégia de marketing.

A cada passo que você dá com sua empresa deve haver estratégias bem fundamentadas. Afinal, para que o seu trabalho tenha o resultado esperado, é necessário pensar nos melhores caminhos a fim de evitar perda de tempo e de esforço.

Confira duas maneiras de implementar o marketing estratégico nos seus próximos passos. 

Benchmarking

Você está buscando criar novas estratégias para sua empresa mas não tem ideia por onde começar? Então conheça o Benchmarking, que nada mais é do que a análise do que os seus concorrentes estão fazendo e como você pode aproveitar os insights para aplicar no seu dia a dia. 

Essa ferramenta de gestão auxilia no aprimoramento de processos, como também de produtos e serviços, que acabam oferecendo maior produtividade para você e sua equipe e, consequentemente, mais lucro para o negócio. Com o Benchmarking você ainda consegue identificar como você está em relação aos seus concorrentes. 

CRM (Customer Relationship Management)

Conhecida como Customer Relationship Management (CRM), essa solução insere o seu cliente como o principal aspecto das estratégias de marketing. Para utilizá-lo, você deve implementar um software de CRM que possibilite o cadastro dos clientes e o registro das suas principais informações, que podem ser usados nas otimizações das próximas ações. 

O CRM te ajuda na gestão de leads e clientes e potencializa os resultados das suas campanhas de marketing. Ele é utilizado para automatizar a comunicação com seus leads, por exemplo, em campanhas de email marketing, ou em comunicação direta, sendo uma ótima estratégia de fundo de funil.

Um bom exemplo de CRM seria a Kommo. Uma plataforma extremamente expansiva, que compreende diversos dos principais requisitos de um bom sistema de Customer Relationship Manager, como integração com WhatsApp Business, Redes Sociais, formulários web, entre outros.

Capaz de se conectar com uma série de outros serviços de comunicação, automatizar etapas e refinar dados a respeito do marketing e do desempenho de campanhas, essa ferramenta de gestão pode ser um verdadeiro diferencial. Você pode solicitar um demo gratuito por 14 dias.

Excel/Sheets

O excel e sheets também podem ser uma ferramenta valiosa no campo do marketing . Eles são úteis para análise de dados, além de permitir que os profissionais organizem, filtrem e analisem informações essenciais, como métricas de desempenho de campanha, dados demográficos do público-alvo e orçamentos. 

Além disso, essa é uma ferramenta que também pode lhe ajudar a criar relatórios e gráficos visuais que facilitam a visualização e a apresentação de resultados. 

Clube de vantagens 

Nossa última sugestão de ferramenta, é o clube de vantagens, que permite trabalhar o marketing de relacionamento com os clientes, e que desempenha um papel essencial na estratégia de pós-venda das empresas.

Através do clube, é possível oferecer uma grande variedade de benefícios, como descontos, prêmios, sorteios e gratuidades. Com isso, é possível criar um relacionamento constante com o público da sua marca, contribuindo para a retenção e fidelização de clientes.

Dicas anotadas? Esperamos que, depois de conhecer as principais ferramentas de marketing para o seu negócio, você seja capaz de desenvolver o seu trabalho com muito mais assertividade e garanta lucros cada vez maiores! 

Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre ferramentas de integração e conhecer outras plataformas que irão ajudar no sucesso do seu marketing.