As 4 melhores ações para o Dia do Cliente

Celebrado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente foi criado em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, com o objetivo de proporcionar uma homenagem e também estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.

A data se popularizou, e hoje é comemorada em várias cidades e estados do Brasil. Apesar de alguns desse grupo serem consumidores pontuais, o termo cliente, de forma geral, faz referência àquele que sempre busca pelas marcas com as quais já teve uma experiência positiva, foi bem atendido ou obteve alguma vantagem, (Gyra Mais). 

Ou seja, o cliente é aquele que seja por ter uma assinatura ou por preferência por serviço ou produto, sempre consume de uma determinada marca. Mas, como tornar consumidores em clientes ou garantir que eles não dêem churn de uma determinada assinatura?

Para isso, é essencial garantir diferenciais e oferecer benefícios que fidelizem esse grupo. Para lhe ajudar nesta tarefa, separamos quatro ações de engajamento que você pode oferecer nesta data e também no todo. Siga a leitura!

Sorteio

Uma das melhores formas de engajar os clientes, é por meio de sorteios. Diversos são os benefícios dessa prática, dentre eles: propaganda da marca, maior geração de valor para o público, maior alcance e captação de novos clientes, maior retenção, fidelização e muito mais.

O motivo para tantas vantagens, é que essa ação explora o gatilho da sorte. Ou seja, seu cliente além de tirar um número para concorrer, também acompanha a marca para torcer e descobrir o resultado. Algo que gera boas experiências.

Além disso, também é preciso considerar alguns pontos essenciais para o sucesso do seu sorteio. O primeiro deles, é a escolha do produto ou serviço que vai ser sorteado. Pense em algo que poderá ser agradável para qualquer um dos clientes e que também não seja oposto ao que é vendido por sua marca.

Não descarte nesta etapa, uma pesquisa sobre o seu público, buscando entender o que é interessante para eles receberem e que está dentro do seu orçamento para essa ação.

Após escolher o produto, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Tenha um objetivo (alguns exemplos são: engajar clientes fiéis e atrair atenção para a marca)
  • Estabeleça um regulamento;
  • Divulgue tanto o sorteio como o resultado. Comunicação é a chave do sucesso!

Em resumo, escolha um produto e um objetivo para o sorteio, como promover a marca; estabeleça um regulamento para demonstrar confiança ao seu cliente e divulgue o sorteio para aumentar o engajamento da ação.

Cartão Presente

cartão presente em cima de um notebook

Os vouchers ou cartão presente são espécies de gift-cards que fornecem um valor a ser gasto em uma marca escolhida pela empresa. Assim, é possível selecionar uma marca, valor e tempo disponível para utilização do valor.

Além de serem uma forma simples de presentear, eles também podem fazer parte de uma estratégia de gamificação, termo utilizado para definir a aplicação de estratégias de jogos de videogame em atividades diárias com o objetivo de engajar, facilitar o aprendizado e motivar comportamentos.

Com isso, você cria uma uma ação que diverte, engaja e ainda premia os clientes. Alguns dos objetivos que você pode usar como base para colocar essa ação em prática são:

  • Um quizz sobre a marca;
  • Trazer indicação de novos clientes;
  • Premiar clientes que fizerem determinada ação primeiro.

Confira o case de sucesso da Affix e como a marca conseguiu engajar os clientes por meio dessa estratégia.

Descontos

Uma das formas mais simples de engajar clientes, oferecer descontos é uma maneira de se diferenciar e também agregar valor ao seu negócio. Algumas estratégias podem ser usadas para oferecer o melhor deste benefício, dentre elas: oferecer descontos em grandes parceiros e trazer descontos personalizados.

Através de parcerias complementares a sua solução, é possível oferecer descontos em outras marcas e estabelecimentos para os seus clientes. Por exemplo, você pode fechar uma parceria com outras empresas locais para um cupom de desconto exclusivo entre as marcas. 

Com isso, tanto o parceiro ganha com as vendas, como sua empresa por ter clientes satisfeitos com o desconto exclusivo que receberam. Caso não queira buscar parceiros de forma manual, também é possível oferecê-los por meio de uma plataforma de descontos, como é o caso do clube de vantagens.
Por fim, também é possível criar um desconto personalizado no seu próprio serviço ou produto. Dessa maneira, é possível aproveitar tanto para atrair clientes, como estimular up selling e cross selling de clientes atuais.

Promova Concursos

Por fim, uma estratégia que tem um maior nível de engajamento. Os concursos levam um maior tempo, mas também servem para não apenas para engajar, mas entreter os seus clientes. Algumas das vantagens que os concursos podem oferecer são: criar publicidade viral, gerar emoções positivas e contribuir para a fidelização.

Para criar um concurso na sua empresa, leve em consideração as seguintes perguntas: 

  • Qual será o tema? Pense em algo que engaje e divirta o seu cliente;
  • Qual será a duração? O concurso precisa de um tempo suficiente para que o cliente realize a ação, mas também que não seja tão longo para ele ficar adiando a atividade;
  • Qual será o prêmio? Pense em algo que seja proporcional ao esforço que o vencedor precisou fazer ao longo do concurso.

Solte a sua criatividade para desenvolver o concurso e o seu cliente fará o mesmo!

Dia do Cliente com o Clube de Vantagens do Rede Parcerias

Empresa e clientes apertando as mãos

No Rede Parcerias, seu cliente tem acesso a ações como essas durante o ano todo, por meio do clube de vantagens totalmente personalizado com a sua marca e com destaque para categorias e parceiros de sua preferência. 

O clube é pensado como uma plataforma de fidelidade. Logo, são incluídas várias ações para engajar o seu cliente:

  • Descontos em centenas de parceiros nacionais;
  • Inclusão de descontos em parceiros locais de sua preferência;
  • Sorteios mensais;
  • Possibilidade de comprar e distribuir cartões-presente em  marcas selecionadas;
  • Jogos com prêmios, como jogo da memória e quebra-cabeça.

Agora que você já conhece as melhores ações para engajar o seu cliente, bem como o lugar em que pode encontrar todas elas, não deixe de acessar o nosso clube demonstrativo e conhecer todos os benefícios na prática

Em um fundo amarelo com uma imagem de um computador, há um botão para acessar o clube demonstrativo do Rede Parcerias