A melhor forma de conquistar parcerias corporativas para sua empresa

Segundo o dicionário, parceria pode ser sinônimo de companhia; sociedade; união entre um ou mais indivíduos, empresas, organizações com um objetivo em comum.

Existe fórmula garantida para conquistar ótimas parcerias corporativas para a sua empresa? Existe sim! Mas para que isso seja feito, primeiro é preciso que as parcerias sejam entendidas como parte fundamental da sua estratégia comercial.

Pensar estrategicamente nas parcerias empresariais perpassa o entendimento de que são necessárias algumas etapas e objetivos bem definidos para ter sucesso. Nem toda oportunidade de parceria é boa, mas ter parceiros corporativos é essencial.

Além disso, as parcerias são uma excelente forma de expandir a sua marca, pois com uma estratégia bem montada, elas podem contribuir com a valorização do seu negócio, o aumento na retenção dos seus clientes e no famoso marketing boca-a-boca.

Com tantas vantagens, preparamos um conteúdo completo para você ter os melhores parceiros na sua marca. Siga a leitura para conferir! 

O que são Parcerias Corporativas?

As parcerias corporativas são alianças comerciais entre duas ou mais empresas com objetivos específicos. Ou seja, uma parceria configura o interesse mútuo em alcançar determinada meta juntos que pode ser a mesma, ou não.

Benefícios das Parcerias Empresariais

Uma boa parceria corporativa TEM que ser benéfica para o seu negócio. Isso tem tudo a ver com o objetivo que você pretende alcançar com essa ação. 

No entanto, existem outros proveitos que você pode tirar de uma boa parceria e que podem te convencer que esse é o caminho ideal – se você ainda não estiver convencido.

Destacamos aqui dois dos principais motivos que tornam as parcerias corporativas benéficas para a sua empresa:

Maior credibilidade para a sua empresa

Ter parcerias com outras empresas pode ser um grande passo para aumentar a credibilidade do seu negócio, pois isso agrega valor à marca e para a percepção do cliente, o chamado valor percebido.

Lembre-se: é imprescindível ter cuidado e atenção na hora de fechar a parceria, mas é fato que ter bons parceiros melhora (e muito) a imagem da sua empresa para o seu cliente.

Vantagens para o seu público

Ao fechar uma parceria, ela deve oferecer vantagens tanto para a sua empresa quanto para a empresa parceira. Por isso, se uma boa parceria for fechada, ela vai oferecer grandes vantagens para o seu público.

Essa ação pode atrair mais pessoas para conhecerem o seu negócio, mas não apenas isso, a estratégia funciona também na hora de fidelizar e engajar quem já é seu cliente. Assim, você pode buscar condições especiais para o seu cliente e disponibilizar no seu clube de vantagens.

3 exemplos de Parcerias Corporativas que tiveram sucesso

Para entender como as parcerias corporativas funcionam na prática, separamos abaixo 3 exemplos de empresas que se juntaram em parcerias de sucesso. Confira!

Vivo e Spotify

A Vivo, tradicional operadora telefônica brasileira, se juntou em uma parceria exclusiva com o Spotify, serviço de streaming de músicas conhecido mundialmente, para uma ação simples e eficiente.

A parceria consistiu na venda do Spotify Premium pela operadora, em que novos clientes ganhavam 3 meses grátis e as cobranças posteriores feitas diretamente na fatura do plano de celular.

Nessa ação, tanto a Vivo quanto o Spotify conseguiam prospectar novos consumidores, além dos clientes Vivo garantirem um baita diferencial – que com certeza deve ter se refletido nas taxas de fidelização e retenção da empresa.

Ifood e Voltz

Em uma parceria super inovadora, o Ifood se juntou a Voltz para lançar motos elétricas pensadas especialmente para os seus entregadores de delivery. A ação surge com o intuito de motivar o uso de modais não poluentes nas entregas:

De acordo com as empresas, a iniciativa promete uma economia durante o cotidiano dos entregadores, reduzindo até 70% dos custos com combustível e manutenção na comparação com uma moto tradicional movida a gasolina ou a álcool. Tudo Celular

Dessa forma, a parceria beneficia as duas empresas promovendo o branding de marcas sustentáveis, além de aumentar a visibilidade da Voltz com a rede de entregadores do Ifood.

Magazine Luiza e Marisa

A Magazine Luiza e a Marisa também foram duas das empresas que se juntaram em uma parceria comercial extremamente bem pensada. Buscando atrair mais pessoas no comércio físico de vendas, o Magalu instalou diversos “quiosques” dentro de filiais da Marisa.

Dessa forma, clientes atraídos pelos produtos da Magalu compareciam às lojas físicas da Marisa e os clientes da Marisa acabavam sendo impactados pelos produtos da Magalu expostos nas lojas. 

Os ganhos? Promoção das marcas, maior credibilidade, expansão das vendas, maior fluxo de clientes nas lojas físicas e por aí vai!

Como conquistar parcerias corporativas em 4 etapas

Agora que você já entendeu o potencial dessa estratégia, confira algumas dicas para prospectar parceiros para sua marca:

1. Entenda as necessidades da sua empresa

O primeiro passo fundamental para fechar uma parceria corporativa, é saber quais são as necessidades da sua empresa. A partir do mapeamento de problemas e metas, será possível desenhar um objetivo e entender que tipo de parceria seu negócio precisa.

2. Liste possíveis parceiros 

Logo após esse primeiro mapeamento, é a vez de pensar em possíveis parceiros. Note que é fundamental ter ao menos o esboço de uma estratégia planejada, mesmo que seguindo outros caminhos após o fechamento da parceria.

3. Análise a visão e valores dos possíveis parceiros  

Tem um objetivo definido e possíveis parceiros pré-selecionados? 

Hora de entrar em contato com uma proposta. Mas antes, lembre-se de pesquisar bastante sobre a empresa com quem vai fazer parceria. É super importante que os seus negócios tenham algo em comum, começando pela visão de mercado.

4. Realize alinhamentos

Faça reuniões de alinhamento e tenha tudo muito bem estruturado, desde a duração da parceria até possíveis resultados que serão obtidos. Dessa forma, você conseguirá evitar dores de cabeça. 

Tendo esses quatro passos feitos de forma alinhada e bem planejada, será possível ter sucesso nas parcerias do seu negócio. 

A fórmula garantida para ter parceiros comerciais

Tem fórmula garantida para ter parceiros comerciais? Tem sim! Se a sua empresa oferece serviços recorrentes, o Clube de Vantagens do Rede Parcerias é a maneira certa de obter bons parceiros comerciais e ainda oferecer benefícios de forma exclusiva aos seus clientes.

Contamos com diversas marcas de destaque nacional, como Domino’s, Casas Bahia, Natura, Cinemark e Renner. Assim a sua marca pode se conectar com empresas já muito bem consolidadas no mercado, exigindo um esforço mínimo e ganhos garantidos.

Acesse o nosso clube demonstrativo e conte conosco para levar os melhores parceiros para sua empresa.