A experiência do usuário (UX) em Programas de Fidelidade

Qual é a satisfação do seu cliente quando ele entra no seu site? Como ele se sente ao navegar na plataforma? Se você nunca ouviu falar em Experiência do Usuário (UX), vamos te explicar um pouco sobre como funciona e a importância para o sucesso do seu negócio!

Você já percebeu que o mundo está cada dia mais tecnológico, não é? A revista Exame divulgou que, no final de 2021, o total de consumidores por e-commerce chegou a 15,4 milhões de pessoas no mundo.

Isso significa que cada dia mais pessoas buscam por sites na hora de consumir qualquer produto. Por isso, se torna mais urgente construir um ambiente online para seus clientes. 

O que é Experiência do Usuário (UX)?

experiência-do-usuário-ux

A sigla UX significa User Experience ou, em português, Experiência do Usuário e tem como ideia principal transformar a Experiência do Usuário através das plataformas digitais (site, aplicativo e afins) na melhor possível. 

O que seria a melhor experiência de navegação online possível? Tendo em vista o imediatismo dos consumidores e ao mesmo tempo a confiança que ele precisa sentir ao se conectar com a marca, as informações precisam estar claras, poucos cliques até a finalização da compra, cores fortes que destacam os principais elementos, entre outras funções aparentemente simples e outras bem mais complexas que fazem toda a diferença para o usuário. Afinal o objetivo é que ele entre, navegue e finalize na compra ou em um pedido de proposta. Como a sua empresa está investindo para se adequar ao melhor formato possível para o seu cliente? 

Existem 4 pontos que precisam ser levados em consideração quando o assunto é Experiência do Usuário:

  • Acessibilidade: fácil acesso a todo material disponibilizado no site
  • Utilidade: seu conteúdo precisa ser útil para atrair mais usuários
  • Usabilidade: navegar de forma simples em todos os dispositivos (smartphones, notebooks e computadores)
  • Funcionalidade: seu serviço ou produto oferece uma experiência única?

Se o primeiro contato com a sua empresa, marca ou serviço é o seu site, é fundamental uma boa primeira impressão.

Tendência de mercado

A revista exame entrevistou alguns dos profissionais de UXs das maiores empresas do Brasil e afirmou que a demanda por profissionais da área está em alta no país. Isso porque, na última década, o boom de aplicativos para smartphones transformou o mercado. 

Quantos serviços de entrega de comida ou pedido de transporte você conhece? Até mesmo ir ao banco ficou mais simples com um toque no seu celular, não é?

Com esse novo jeito de viver, ficou cada vez mais claro que a voz do cliente se destaca na busca por melhores soluções. 

Como a experiência do usuário (UX) influencia seu negócio?

Sabe quando você vai numa loja e o atendente te recebe, é atencioso e te faz se sentir especial? A primeira impressão é a que fica, certo? Até te dá vontade de voltar mais vezes. 

Um dos pontos principais do UX é justamente esse: a primeira impressão. Uma boa apresentação visual é necessária para ganhar seu cliente. Assim, o profissional de UX deve sempre focar em um design que traga conforto e ótima visualização. 

A funcionalidade também faz parte de uma ótima Experiência do Usuário. Entregar soluções para as necessidades e problemas do seu cliente vai trazer fidelidade, já que ele sabe que pode contar com a sua empresa em todos os momentos. 

Afinal, com uma experiência negativa, você precisa de mais 12 experiências boas para compensar a frustração e atrair novamente a atenção do seu cliente. 

Com relação a Experiência do Cliente, o CEO e Lead Computer Vision Researcher, da MoreThan Real, empresa no ramo de realidade aumentada, Marcos Trinca, afirma que o consumidor também usufrui dos benefícios dessa tecnologia: “Diversas pessoas já fazem uso de tecnologias como a realidade aumentada para testar e visualizar produtos de forma realista em suas casas”.

Programas de Fidelidade na versão UX

Grande aliado na busca por um melhor relacionamento com o cliente, o Programa de Fidelidade é essencial para gerar uma ótima Experiência do Usuário. A experiência emocional, inclusive, pode afetar diretamente na resposta da jornada do consumidor final. 

Clube de Benefícios Exclusivos,  é uma ótima estratégia para fidelizar seus clientes porque os fazem se sentirem especiais e valorizados. Um consumidor feliz e engajado vai indicar sua empresa e atrair novos clientes. 

Quer conhecer mais sobre o Clube de Benefícios que oferece centenas de parceiros reais e exclusivos, sorteios, vouchers e dezenas de outros benefícios para uma experiência única e completa? Clique no banner abaixo e conheça mais.