Marketing de causa: o que é e como aplicar?

O Marketing de Causa é uma estratégia de engajamento de público e fidelização de consumidores, afinal, o impacto social envolvido em uma campanha desse porte é gigantesco.

Isso acontece porque as causas sociais são dores muito presentes na sociedade, onde surge a oportunidade de uma empresa – através do marketing – dar a voz a um grupo ou realizar campanhas visando abrir espaço para diferentes experiências.

Além disso, o estudo da Cone Communications comprova que os consumidores trocariam uma marca por outra que possui engajamento e apoia causas sociais, e vale ressaltar que foram 91% dos respondentes que relataram. Tem dúvidas que a estratégia é eficiente? Continue a leitura para entender melhor como aplicá-la.

Aprenda a usar a estratégia corretamente com 4 conceitos

O marketing de causa é uma estratégia de grande responsabilidade social e companheira da humanização de marcas, já que abrange os pilares do marketing humanizado: ética, empatia e emoção. Aprenda, com alguns conceitos básicos, a melhor forma de aplicar essa estratégia na sua marca.

1. Alinhe os valores empresariais com as causas sociais

Para iniciar uma campanha de causa social, você precisa conhecer os valores empresariais que guiam sua marca para que eles estejam alinhados com as comunicações que serão feitas.  Existem inúmeras causas sociais que sua empresa pode atuar em diferentes áreas como:

– Educação: promova aulas e disponibilize cursos;

– Fome: arrecade e distribua alimentos para áreas carentes;

– Pobreza: auxilie na construção de casas dignas, faça doação de roupas – principalmente no inverno;

– Catástrofes: contribua com abrigo, remédios no geral, dê suporte quando acontece algum deslizamento de terra, enchentes, tempestades;

– Saúde: financie o tratamento e o bem-estar de pacientes doentes ou doe vacinas;

– Idosos: promova atividades recreativas de bem-estar para a terceira idade;

– Mulheres: incentive o empoderamento e lute pela equidade de direitos;

– LGBTQIA+: lute pelo respeito, liberdade e direito da comunidade.

Enfim, o importante é que sua empresa esteja alinhada com os objetivos da causa selecionada e colocá-las em prática. Além disso, também é preciso ressaltar que essas ações só terão impacto se a empresa for de fato envolvida com a causa, não basta querer passar uma imagem, se a companhia não está engajada no seu dia a dia com sua equipe e clientes.

Marketing Verde e ESG

Uma mão segura uma planta em referência ao marketing verde e ESG

Uma das tendências para 2023, que envolve marketing e causas sociais, é a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) que diz respeito às atitudes de responsabilidade de uma marca em questões sociais, governamentais e ambientais. Assim, é preciso que as empresas promovam também um impacto social positivo.  

Dentro dessa estratégia, uma que ganha cada vez mais destaque, é o Marketing Verde, que vai de encontro às ideias sustentáveis que produtos e serviços devem ter. Focada especialmente no impacto ambiental, ela visa criar comunicações que destaquem as ações positivas de uma marca em relação ao meio ambiente. 

Alguns exemplos são: destacar a ausência de substâncias tóxicas em produtos, ter parceiros ligados à causa ambiental e promover a reciclagem entre colaboradores e clientes.  

Confira como a Natura usa a pauta ambiental de forma conjunta com a divulgação dos produtos da marca:

YouTube video

2. Seja o exemplo para a sociedade

Após escolher a causa que vai ser defendida, é preciso mostrar que cumpre o que defende. Por exemplo, se sua empresa possui um quadro de funcionários em que as mulheres não ocupam nem 30% dos cargos, não faz sentido lutar pelo empoderamento feminino. Sua empresa precisa dar o exemplo, então, primeiro, você se adequa e depois luta. 

Assim como o marketing de causa pode elevar a visualização da sua empresa, falar sobre algo que não se reflete no dia a dia da instituição, pode ser fatal!

Alguns exemplos que valem a pena ser lembrados, por ter engajado vários grupos e empresas, são: #MeToo, quando trouxeram a público as denúncias de abuso que aconteciam no universo cinematográfico; #BlackLivesMatter, que ganhou muita notoriedade quando inúmeros ataques racistas aconteceram e, infelizmente, levaram à morte de pessoas pretas.

3. Engaje seus colaboradores na causa

Sua empresa não tem um quadro de funcionários miscigenado ou você nunca pensou em apoiar uma causa? Uma das atitudes mais nobres é reconhecer os erros e mudá-los de forma efetiva. Cabe ao departamento de recursos humanos avaliar a situação que a empresa se encontra, analisar as brechas deixadas e solucioná-las. Esse tipo de atitude pode, inclusive, se tornar um case de sucesso!

Esta também é uma oportunidade de trabalhar o endomarketing, uma vez que demonstra aos seus funcionários que a empresa é feita de seres humanos em constante aprendizado e procuram melhorar a cada passo. Com isso, é possível engajar seus colaboradores, consumidores e o público-alvo, criando um senso de comunidade e pertencimento.

4. Doações financeiras também ajudam

Os donativos em forma de dinheiro são uma forma de colaboração extremamente válida. Um exemplo dessa ação foi realizado durante a pandemia pelo Governo do Estado de São Paulo, no qual o órgão anunciou a conquista de fundos para o Instituto Butantan produzir vacinas apenas com a doação solidária e humanitária de 36 empresas. 

Obviamente que as empresas envolvidas nestas doações aumentaram seu reconhecimento público após a notícia, para citar algumas envolvidas: AmBev, B2W Digital, B3, iFood, Magalu, JBS, Santander e muitas outras.

Só que o público consumidor que, provavelmente, começou a enxergá-las com outros olhos, não se atenta apenas para o dinheiro. Elas se tornaram marcas que deixam seu legado de preocupação, valorização e que promovem ações resolutivas para nossa realidade. Uma imagem bem marcante, não é mesmo?

Se você já quiser começar a se engajar em causas sociais e não sabe por onde, dê uma olhada em um dos maiores sites que promovem a arrecadação monetária, o Vakinha, lá você encontra campanhas de todas as causas possíveis e, sem dúvidas, pode impactar diretamente milhares de vidas.

Os desafios do marketing de causa

Para colocar o marketing de causa em prática, é preciso estar atento a dois desafios: o diálogo com diferentes gerações e o novo modelo de consumidor.

Conforme destacamos acima, a forma de consumir mudou. Por isso, os novos consumidores, definido por Kotler como a quinta geração desse grupo, são engajados em pautas sociais e prezam também pelas atitudes da marca.

No entanto, também é preciso considerar como fazer uma comunicação que dialoga bem com os diferentes públicos e gerações que sua marca pretende atingir. Assim, faça um mapeamento do seu público para garantir que os valores que a sua marca defende e os que aponta nas campanhas, estão alinhados. 

5 cases de sucesso para se inspirar

Antes de começar a fazer as suas campanhas, vale a pena ler, conhecer e entender sobre os cases que deram certo. Por isso, nós trouxemos exemplos de marketing de causa a serem seguidos, através de campanhas que – com maestria – defendem a causa. Confira!

1. Bradesco – #BrilheDoSeuJeito

A campanha #BrilheDoSeuJeito, traz o Vitinho e a Luna, um menino com síndrome de down e uma vagalume que não acende sua luzinha. Juntos, num ato heróico, eles salvam os vagalumes que foram pegos por um grupo de crianças. 

Com isso, a narrativa da campanha é uma celebração às diferenças, onde aborda a questão da inclusão de uma perspectiva especial. Assista e se emocione!

YouTube video

Causa abordada: síndrome de down e o capacitismo.

2. Bradesco – #FaçaAcontecer

Mais uma campanha do Bradesco, dessa vez com uma narrativa espetacular sobre valorizar todas as suas capacidades. Só que aqui, nós queremos chamar a atenção para um detalhe que vai muito além do marketing de causa.

Além da campanha feita e divulgada nos mais diversos canais de comunicação, a empresa também produziu um vídeo acessível, em que os fatos são narrados para que uma pessoa cega tenha noção do que se passa no vídeo. Logo, é uma forma de inclusão fenomenal que coloca em prática o marketing de causa.

YouTube video

Causa abordada: inclusão e acessibilidade.

3. Pedigree – Adotar é tudo de bom!

A marca já faz a há alguns anos a campanha para adoção de cães, tanto que muitos comerciais antigos feitos pela empresa já contam a narrativa na visão dos bichinhos abandonados. 

E aqui, nós trouxemos o vídeo onde a marca mostra os resultados das ações feitas durante o ano, é uma forma inteligente de expor o marketing de causa com uma perspectiva que demostra a importância desse tipo de engajamento!

YouTube video

Causa abordada: abandono e adoção de cães.

4. McDonalds – Mc Dia Feliz

mc dia feliz - um case de marketing de causa

A empresa conta com inúmeros cases de sucesso já que participa ativamente de inúmeras campanhas ao longo do ano. Agora, nós voltamos nossa atenção para o dia Mc Dia Feliz, cujo objetivo é direcionar todo o dinheiro das vendas de Big Mac para mais de 60 instituições que tratam o câncer infanto-juvenil.

Causa abordada: saúde e bem-estar infantil.

5. Globo – Criança Esperança

Para fechar a nossa lista, temos um case de sucesso na área da comunicação. Um dos programas sociais mais conhecidos do país, o Criança Esperança é desenvolvido pela Rede Globo e contribui com diversos projetos sociais ligados à educação e inclusão. 

Através dessa ação, a emissora consegue um diferencial da concorrência e reforça a sua estratégia de estar presente na vida dos brasileiros. 

YouTube video

Causa abordada: educação de crianças e adolescentes. 

Parcerias com marcas que promovem causas sociais 

Uma forma de garantir que o marketing de causa esteja presente na sua estratégia de relacionamento com os clientes, é ter parcerias que promovam causas sociais.

Aqui no Rede Parcerias, ter parceiros que irão causar um impacto positivo na sua marca e aumentar a sua credibilidade, é essencial. Por isso, reunimos no seu clube de vantagens, um curadoria de benefícios gratuitos que incentivam a educação e bem-estar do seu público.

Assim, contamos com: cursos gratuitos e acessíveis, e-books que incentivam a leitura, aulas de inglês, receitas saudáveis, aulas de yoga e muito mais. Cada um dos benefícios pode ser acessado com um único clique, tornando acessível conteúdos valiosos para o seu público.

Além disso, pensando na estratégia ESG que, como afirmamos acima, é uma tendência deste ano, contamos com uma categoria voltada, exclusivamente, para a sustentabilidade. Nela, reunimos marcas que visam conciliar o lucro com o impacto positivo no meio ambiente e sociedade.

Com todos esses parceiros, sua marca pode realizar comunicações e divulgar aos clientes os benefícios que estão ligados aos seus valores. Por meio disso, eles verão o seu cuidado para com pautas importantes e terão mais motivos para continuar consumindo os seus produtos ou serviços.

Quer aprender um pouco mais sobre Clube de Vantagens? Então, acesse os artigos disponíveis no nosso Blog.