Rede ParceriaBlog.

5 Dicas Para Conquistar Seu Cliente

Conquistar Seu Cliente

Estratégias para conquistar clientes são muito praticadas pelas marcas, tanto grandes quanto pequenas. Afinal, um cliente fidelizado, além de garantir vendas para a empresa, também ajuda na divulgação da marca.

Não é de hoje que as empresas perceberam o poder dos clientes em seus resultados. De fato, o famoso marketing “boca a boca” é aquele que mais traz resultados concretos para as marcas. Uma indicação de um amigo é mais poderosa que um comercial, na hora da decisão de compra.

Neste conteúdo, vamos explicar os porquês de conquistar seus clientes e como fazer isso. Leia tudo!

Dicas para conquistar seu cliente

 

O mercado é muito competitivo

A primeira coisa que todo empreendedor nota é a competitividade do mercado. No caso, a quantidade de empresas só tende a aumentar, o que significa mais concorrentes. Atualmente, clientes de alguns setores são altamente disputados, onde as empresas usam todos os recursos possíveis para atrair a atenção para si.

Um exemplo clássico disso é o setor financeiro. A disputa dos bancos é tão grande que diversas instituições oferecem recursos que extrapolam o setor financeiro, como promoções na compra de jogos e parcerias com lojistas para conseguir cashback.

É por isto que conquistar seu cliente é tão urgente: ao passar do tempo, eles vão se tornar escassos e difíceis de conquistar; quem trabalhar essa estratégia primeiro terá uma enorme vantagem no futuro.

Principais motivos para conquistar clientes

Agora que ficou claro como conquistar clientes é urgente para as marcas, vamos detalhar os motivos de investir nessas estratégias. Veja os principais a seguir:

Eles se tornam porta-vozes de sua marca

As ferramentas de marketing têm seu valor, mas raramente um comercial será tão efetivo quanto uma indicação de um conhecido – e isso é comprovado cientificamente.

Quando você consegue conquistar seu cliente, ele tende a indicar sua marca para conhecidos. Isso dispara um gatilho conhecido como “validação social”, que nada mais é do que uma pessoa confirmar a qualidade de um produto, aprovando-o.

Porém, vale lembrar que isso só é alcançado quando seus produtos são realmente bons, dignos de serem indicados. É por isso que, no mundo do marketing, fala-se que a melhor propaganda é um produto de qualidade. O cliente satisfeito sempre retorna.

É um fato que cliente satisfeito  sempre retorna a sua empresa. E ele faz isso por um bom motivo: seus produtos ultrapassaram as expectativas que tinha, fazendo com que o valor, do ponto de vista do cliente, fosse ótimo.

Quando falamos em exemplos do mercado, temos as operadoras de saúde e suas estratégias de relacionamento com cliente, como o caso da Unimed Espírito Santo. Ela inovou o relacionamento com seus clientes através de um Clube de Vantagens com diversos benefícios exclusivos à aos seus clientes, que visam aumentar o valor agregado do produto, superando as expectativas do consumidor.

Esse tipo de estratégia vem se tornando cada dia mais comum no mercado, inclusive em setores muito além da venda de veículos.

É possível conquistar segurança financeira

A depender do seu negócio e do consumo de seus produtos, conquistar seu cliente pode trazer algo muito almejado no mercado: segurança financeira. E isso é bastante visível quando pensamos em bens de consumo.

Vamos tomar como exemplo uma marmitaria que lucra R$10 por marmita vendida. Se ela conquistar 10 clientes, de modo que estes prefiram as marmitas ao invés de cozinhar durante a semana, seu lucro passa a ser 22 x 10 x 10 = R$ 2.200,00 por mês.

Esse valor representa o lucro garantido do negócio, sem contar as receitas variáveis que podem vir. Com o tempo e dedicação, a clientela tende a aumentar bastante, atingindo valores bastante atrativos.

Clientes fidelizados ajudam contra as crises 

Por fim, um ótimo motivo para conquistar seus clientes é o poder que eles têm de ajudar contra as crises. Afinal, ele vai divulgar seu negócio e retornar uma receita segura para a empresa, sem precisar de investimentos extras.

Vale lembrar que, quando enfrentamos crises, muitas vezes a melhor estratégia é focar nos clientes fidelizados ao invés de prospectar novos.

5 dicas para conquistar clientes

Nesta seção, vamos mostrar dicas poderosas para conquistar clientes. Veja!

1. Respeite o espaço do cliente

O respeito é a base dos bons relacionamentos, e no mundo dos negócios não é diferente. Nesse contexto, respeitar significa entender as necessidades do cliente e buscar saná-las da  melhor forma possível.

Além disso, é importante não transpassar limites, ainda mais quando o cliente não consentiu com certas aproximações. Enviar e-mails de promoções, por exemplo, é uma prática que precisa ser feita com cautela e tato.

2. Tenha um ótimo pós-venda

Se você quer ter clientes fiéis, o primeiro passo é investir em um ótimo pós-venda. Ou seja, você deve alimentar o relacionamento com o cliente de forma respeitosa e de maneira a agregar valor para ele.

Vale lembrar que faz parte do pós-venda resolver problemas com produtos e até a logística reversa. Facilite a vida de seus clientes e dê suporte em momentos difíceis, esse é o caminho para a fidelização.

3. Invista em atendimento personalizado

O atendimento personalizado é uma ferramenta poderosa de fidelização. Em resumo, significa levar em conta todas as particularidades do cliente, permitindo uma experiência maravilhosa.

Evite a todo o custo a “robotização” do relacionamento quando se trata de situações delicadas, pois isso tende a ser mais maléfico que benéfico para sua empresa.

4. Faça mais do que o esperado

Quando vemos um produto, nossa mente cria uma expectativa, que é colocada à prova quando efetivamente experimentamos o produto. Se a experimentação for melhor do que a imaginação, temos o efeito “UAU!”.

Isso significa que o alimento vendido por um restaurante, por exemplo, deve ser bonito aos olhos, de modo que sua imagem seja prazerosa. Mas, quando experimentado pelo paladar, o prazer da degustação deve desbancar aquele obtido pelos aspectos visuais, permitindo uma experiência incrível.

5. Ofereça benefícios para quem apoia sua empresa

Para encerrar este conteúdo, devemos lembrar do poder dos benefícios para clientes que apoiam sua empresa. E olha que eles não precisam ser algo surreal para seu negócio: uma oferta personalizada já está de bom tamanho.

Conquistar seu cliente leva tempo, mas, depois que você entende a dinâmica da fidelização, você consegue entrar no automático com facilidade. 

Gostou deste conteúdo? Temas mais materiais como este em nosso blog!

 

banner blog conheca o Rede Parcerias

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.