Rede ParceriaBlog.

3 passos para o sucesso no seu Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento se tornou uma das principais estratégias do mercado contemporâneo. É através dele que diversas empresas se tornam bem-sucedidas no mercado, como a Coca-Cola, Nubank e muitas outras marcas.

Em resumo, cria-se relacionamento duradouro com cliente, de modo a fazer com que ele se identifique e confie na  sua marca. Neste conteúdo, vamos explicar como isso funciona em detalhes. Confira!

 

O poder do Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é muito poderoso por causa de três benefícios característicos de suas estratégias, que estão explicados em detalhes a seguir:

Aumento do LTV

A sigla LTV significa Life Time Value, que representa o valor de cada cliente ao longo do tempo. Ou seja, um cliente que compra apenas uma vez,  não tem um bom LTV; outro que é seu cliente há 4 anos, por exemplo, tem um bom LTV.

O Marketing de Relacionamento, por aproximar marcas e consumidores, permite que um mesmo cliente compre  por muito tempo, aumentando seu LTV e, consequentemente, os retornos que a empresa obtém.

Expansão orgânica da marca

Outro poder da fidelização é a expansão orgânica da marca. De fato, como clientes fidelizados indicam sua marca, ela ganha espaço no mercado sem a necessidade de grandes investimentos em marketing de outra natureza.

Além disso, vale lembrar que a indicação de um amigo é muito mais forte que um comercial. Isso se baseia na natureza humana, que necessita de validação social para tomar decisões.

Estabilidade de vendas

Outra vantagem indiscutível da fidelização é a estabilidade de vendas. 

Em resumo, clientes fidelizados pensam primeiro em sua marca antes de ir aos concorrentes. Eles sabem que sua marca entrega resultados e que é atenciosa para com os consumidores.

Portanto, conforme a quantidade de clientes fidelizados aumenta, um padrão de consumo recorrente começa a se formar na empresa.

Principais ações do Marketing de Relacionamento

Antes de mais nada, devemos entender que Marketing de Relacionamento significa aproximar uma marca de seus clientes. Ou seja, quanto mais a marca aparecer para o cliente, maiores as chances de sucesso.

Dito isso, veja as principais ações de fidelização nas próximas seções:

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é muito poderosa quando falamos em gerar relacionamento. Materiais úteis podem ajudar clientes a usarem seus produtos, assim como apresentar formas de melhor aproveitá-los.

Sua marca pode produzir materiais tanto para o blog pessoal quanto para as redes sociais. Ambos são estratégias eficientes, dado que o blog ajuda com o SEO e as redes sociais melhoram o engajamento.

Clube de Vantagens

O Clube de Vantagens é peça central em uma estratégia de desenvolvimento de programas de fidelidade no Marketing de Relacionamento. É através desse programa que sua empresa agrega valor para o cliente, recompensando-o por ser fiel à sua marca.

Mais adiante, vamos entender como a Affix utilizou o Clube de Vantagens para conseguir excelentes resultados!

Uso de softwares de gestão omnichannel

O omnichannel é de suma importância para as empresas, tanto no aspecto logístico quanto para a comunicação. Essas ferramentas permitem integrar as conversas de todos os meios de comunicação da empresa, agilizando o atendimento e melhorando os tempos de respostas.

Passos para criar estratégias de fidelização de sucesso

Agora que você entende um pouco mais sobre Marketing de Relacionamento, vamos apresentar alguns passos para ter sucesso em suas estratégias.

1. Mantenha sua lista de clientes atualizada

O primeiro passo é manter sua lista de clientes atualizada. Isso tem dois papéis importantes: facilitar o contato com o cliente e acompanhar a trajetória dele como consumidor de seus produtos.

Fora os dados pessoais, vale a pena atualizar o perfil de cada cliente individualmente com base no consumo, pois essas informações podem ser empregadas no futuro. 

2. Programas de fidelização são importantes

Os programas de fidelização, como através de Clubes de Vantagens, promoções e sorteios, representam boa parte do marketing de relacionamento – mas ele não se limita a isso.

É importante premiar os clientes engajados com sua marca, de modo a estreitar a relação entre empresa e cliente. A personalização de ofertas é um artifício muito poderoso, pois demonstra apreço pelo cliente e ainda apresenta produtos realmente interessantes para ele.

3. Tenha uma equipe focada em Marketing de Relacionamento

Ter uma equipe apenas para o Marketing de Relacionamento é um grande passo para sua empresa – se ela já não tiver uma, naturalmente. 

Essa equipe vai se concentrar em responder dúvidas, realizar tarefas de suporte e elaborar materiais interessantes para os clientes engajados. O atendimento em múltiplas plataformas também é desejável, seguindo a linha do omnichannel.

Caso de sucesso da Affix

A Affix é uma das 5 maiores empresas de administração de benefícios do país, cujo atendimento ao consumidor foi indicado diversas vezes como um dos melhores no Reclame Aqui.

Seu foco são planos de saúde coletivos por adesão, tanto para o setor público quanto privado. Vamos analisar seu sucesso!

Programa Affix Sou

A Affix contou com o Clube de Vantagens do Rede Parcerias para elaborar diversas estratégias de fidelização de corretores. Assim, os corretores de seguros sentiam-se mais motivados para continuar expandindo suas vendas, tendo um impacto positivo para a Affix.

As principais campanhas da empresa foram sazonais, como Dia das Mães e Dia dos Pais, seguindo o modelo de distribuição de cartões-presentes para seus corretores.

Campanhas promocionais

As campanhas promocionais da Affix foram um verdadeiro sucesso. No Dia dos Pais, a empresa chegou a sortear um Xbox Série S para seus corretores, um dos consoles mais desejados do mercado.

Além disso, diversos vouchers foram entregues, incluindo casos que chegavam a valores como R$ 200 e R$ 500. Alguns eram destinados a aplicativos de delivery, outros a lojas de departamentos.

Resultados do Programa de Benefícios Affix Sou após adesão ao Clube de Vantagens 

Os principais resultados foram:

  • Aumento de 220% no número de cadastros do programa em 7 meses.
  • Mais presença nas redes sociais.
  • Expansão de sua rede de corretores.
  • Melhores resultados através de e-mail marketing.
  • Corretores engajados com a empresa.
  • Maior presença no WhatsApp.

Todos esses benefícios só foram possíveis graças à infraestrutura do Clube de Vantagens do Rede Parcerias, que facilitou a distribuição dos vouchers e a realização dos sorteios.

Quer aumentar os resultados de sua empresa? Veja os benefícios de ter um Clube de Vantagens do Rede Parcerias em seu negócio!

banner blog conheca o Rede Parcerias

Faça o download desde post inserindo seu e-mail abaixo.