Ícone do site Rede Parcerias

3 estratégias de inovação de marketing que você deve utilizar

3 estrategias de inovacao de marketing que voce deve utilizar. rp 1

3 estrategias de inovacao de marketing que voce deve utilizar. rp 1

Não é novidade que, em tempos de internet, quem sabe usar as estratégias de Marketing da forma correta e inovar, sai na frente. Hoje em dia, essa diferença é crucial no sucesso ou fracasso do negócio, pois as redes sociais são aliadas para consolidar a marca e aumentar o alcance de campanhas. 

Assim, para estar junto à onda da inovação, é vital acompanhar as mais novas técnicas de propagar e vender produtos dentro da internet – como o comercial crm – , utilizando a dinâmica das redes sociais para promover seu negócio e consolidá-lo no espaço virtual. 

O que é inovação de marketing e qual o seu papel?

O marketing reúne um conjunto de estratégias e técnicas para promover determinados serviços ou produtos, de forma a impulsionar o aproveitamento das vendas da empresa. 

As técnicas são amplas e se adaptam a diferentes negócios, com objetivos e requisitos singulares. Nessas horas, quem domina o marketing é aquele que sai na frente. 

Contudo, nem só das estratégias tradicionais vive um negócio. Como já é implícito, essas técnicas são dominadas por grande parte dos concorrentes e acabam se tornando cotidianas e até esperadas. Nesse aspecto, entra em ação a corrente de inovação dentro do marketing.

O blog especializado Aevo define a inovação dentro do marketing como um método, criado especificamente com o objetivo de comercializar o que é produzido ou oferecido pela empresa, desde o conceito à embalagem e resultado visual final.

Nesse sentido, tudo que é estratégico e tem como propósito renovar, pode ser empreendido dentro da categoria de inovação no marketing. Dessa forma, o marketing torna-se relevante da competição diária pela posição de referência ocupada no nicho do mercado. Seu papel é diferenciar e destacar a empresa que mais se preocupa em se posicionar por meio da liderança – seja em novas práticas adotadas nas redes sociais ou campanhas estratégicas com uma nova visão. 

Vale ressaltar que toda essa energia e verba investida em marketing, de nada adianta se não forem voltadas para a experiência do cliente. É fundamental entender que hoje não se oferece apenas um produto ou serviço de qualidade e sim com as qualidades que serão ideais na utilização do consumidor. Nem precisamos mencionar o fato de que a entrega precisa estar de acordo com o que foi prometido, né?!

Assim como o uso de sistemas de crm gratuitos, a prática inovadora do marketing pode potencializar as vendas e tem o papel de destacar a empresa face a outros negócios do nicho. A chamada da campanha pode ser a chave para consolidar-se como marca conhecida, como já foi visto em muitos casos de grandes empreendimentos com estratégias fenomenais e à frente de seu tempo. 

“O desenho futurístico, “The Jetsons”, lançado em 1962, foi uma das produções responsáveis por introduzir, na imaginação das pessoas daquela época, como seria o futuro com carros voadores, automatizações, aparelhos de alta tecnologia, robôs e muito mais. Quem assistia ao desenho, jamais poderia imaginar que o autor Joseph Barbera (também criador de outros desenhos famosos, como Os Flintstones, Zé Colméia, Scooby-Doo, Tom e Jerry, dentre outros) já estava a anos luz com uma “premonição” de como seria o futuro.” – Ressalta Andressa Pessoa no artigo sobre Inovação Tecnológica e a Experiência do Cliente. 

É claro que o futuro não é exatamente igual ao que Joseph imaginou, mas chegamos a 2022 com tantas inovações que perdemos a conta. Muitas delas foram responsáveis por transformar a nossa geração, mas algumas marcaram nossas vidas, trazendo facilidade e agilidade. Confira algumas dicas para inovar no seu marketing!

3 dicas para iniciar sua inovação de marketing

Depois de analisar a importância de estar atualizado no contexto do marketing, cabe seguir as dicas que podem te ajudar a implantar uma cultura de inovação nas comunicações da marca, como a adoção de um plano crm gratis.

Como já dito, é um diferencial que destaca a empresa e não só atrai como fideliza novos clientes. Três das maneiras para a  inovação de marketing incluem:

1. Benchmarking

Nesse aspecto, é importante estar a par das novas tecnologias e estratégias de campanhas utilizadas pelos concorrentes dentro e fora do ramo.

A inovação em cadeia floresce com a inspiração de outras campanhas do mesmo e de diferentes negócios, mas que podem ser úteis na divulgação do seu empreendimento, como um app funil de vendasPor conta disso, é fundamental estar de olho no mercado e sempre inovar a partir de insights que estão em alta! 

2. Criatividade aliada à tecnologia

O ambiente trabalhado precisa ser instigante e aberto a novas ideias, por mais não tradicionais que pareçam. O marketing de inovação é construído na tentativa e erro, na criatividade e na ousadia da equipe que coordena a marca da empresa.

Cabe à ela repensar modelos e consolidar uma marca inovadora e forte no mercado. Além disso, deve-se ter acesso às mais novas tecnologias e estar em constante formação; sempre por meio da pesquisa e da educação continuada. Com as ferramentas certas, o marketing não tem barreiras e pode ser adaptável para qualquer negócio em qualquer lugar.

3. Antecipe seu público

Uma boa equipe de marketing que quer inovar precisa conhecer e antecipar seu público. Ela precisa estar à frente das tendências e ajudar a ditá-las por meio de campanhas interessantes, persuasivas e diferentes das tradicionais. 

Para isso, deve-se levar em conta o público, de quem depende o direcionamento, técnicas, plataformas e escala de inovação que pode ser aplicada. Tudo é moldável às necessidades da marca e do negócio. 

A equipe, portanto, deve sempre estar um passo à frente. Por meio de um crm plano, ela pode, para isso, organizar pesquisas de satisfação e levantamentos gerais para conhecer melhor seus clientes e, portanto, poder surpreender e conquista-los com maior efetividade. 

Tendo em vista todos os pontos discutidos, é imprescindível que uma empresa pense em estratégias inovadoras e torne sua implementação viável. O marketing é uma das formas de solidificar o espaço da empresa dentro do mercado, sendo uma ferramenta que certamente impulsiona a comunicação da marca com o cliente. Por conta disso, é essencial pensar em meios inteligentes e arriscar novas tecnologias para não só manter, como expandir o alcance do seu negócio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

 

Sair da versão mobile